O ANDAR DO CRISTÃO

O ANDAR DO CRISTÃO
IPB de Praia Grande – SP
Culto matutino - 03.02.08

Obs: devido ao tempo do culto matutino ser menor, foi possível desenvolver apenas o primeiro ponto deste sermão. Pretendo desenvolver os demais pontos em outras oportunidades, se Deus assim permitir.

TEXTO: COLOSSENSES 2:6,7
6 Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle, 7 NEle radicados (arraigados) e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ação de graça.

EXÓRDIO
O verbo andar / caminhar é uma forte figura usada na Bíblia como modelo de vida. Jesus disse “Eu sou o caminho...” João 14:6, Paulo “vede prudentemente como andais...” Efésios 5:15, e assim por diante existem diversas lições na Palavra de Deus através dessa figura de linguagem. Em síntese, andar é viver. A pergunta que se faz é: como temos andado? Exemplos: criança / adulto, deficiente físico / saudável, bêbado / sóbrio, soldado / pacificador.

EXPLICAÇÃO
O Apóstolo Paulo escreveu essa carta aos Colossenses com objetivo de combater alguns erros que havia na igreja de Colossos: costumes judaizantes (2:11-16); adoração de anjos (2:18). Tais crenças tinham a influência dos judeus e dos gregos e afetava a vida da igreja Paulo enfatiza a pessoa e a obra de Cristo, Senhor da criação e cabeça da igreja, e a união do crente com Ele.

ARGUMENTAÇÃO
“... assim andai nEle” - como devemos andar?
1 - Arraigados (radicados)
Precisamos estar enraizados em Cristo. Para uma boa compreensão do que isso significa.
Toda planta tem raízes, sem elas não há como ter vida pois são as raízes que captam a água do solo.
Existem diversos tipos de raízes, elas sempre estão escondidas debaixo da terra, onde não se vê.
Conforme Mateus 13:5,6 pode haver planta com pouca raiz, e nesse caso não permanecerá por muito tempo – vs. 20,21.
Conforme Salmo 1:3 a árvore plantada junto às águas, mas como isso acontece? Como vencer a sequidão do mundo, dos problemas, das dificuldades? A resposta está em Jr 17:8.

2 - Edificados
3 - Confirmados na fé (como fostes ensinados / instruídos)
4 - Crescendo em ação de graças


CONCLUSÃO
Vivemos em um mundo corrompido pelo pecado que está cada vez mais distante de Deus e de Seus preceitos, e fomos chamados para viver nesse mundo, nessa época da história, nesse país chamado Brasil, que é tão vasto, rico, belo, mas tem seus costumes e cultura tão mergulhados na idolatria, no pecado e na corrupção. Faz-se necessária uma análise de nosso andar, nosso viver. Que não sejamos influenciados, manipulados por essa cultura, mas que tenhamos raízes profundas em Cristo onde vamos encontrar forças não somente para sobreviver, mas teremos EM CRISTO uma vida radiante e vigorosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus