A RESTAURAÇÃO DE DEUS E SEUS EFEITOS


SALMOS 126 
1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.
4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.


A Bíblia nos revela que o nosso Deus É restaurador. É assim que desde o princípio observamos nas Sagradas Escrituras o agir de Deus na história de Seu povo, restaurando-o constantemente. Na vida da Igreja não é diferente; aprendemos desde o início de nossa carreira cristã que o Senhor é quem nos restaura. É Ele quem nos limpa e liberta do jugo do pecado, é Ele quem nos sara as feridas da alma, é Ele Quem nos fortalece e guarda e nos dá a fé para caminhar. Infelizmente com o passar do tempo estas coisas parecem ser tão normais para nós que nos acostumamos com elas. O perigo é cairmos no liberalismo e de tão fácil que é pedir perdão, por exemplo, minimizarmos o valor do perdão que só é possível graças ao sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. De tempos em tempo alguns crentes passam por uma grande restauração espiritual, muitos de forma dramática, mas não importa quão dramática ou quão simples (se é que podemos dizer) tenha sido a restauração de cada um, todos estamos em nível de igualdade perante Deus, pois sem a Sua graça operante na restauração, nenhum de nós chegaria aos Céus. 


EXPLICAÇÃO 

Este salmo está incluído no Livro IV do livro dos Salmos, e é parte dos Cânticos dos Degraus, das Subidas ou de Romagem que os peregrinos cantavam quando subiam para adorar a Deus no templo. O povo de Deus havia pecado, se desviaram do caminho reto do Senhor e adoraram deuses falsos; por causa disso o Senhor os castigou e eles foram levados cativos. Após 70 anos de cativeiro eles começaram a retornar para sua terra, e foi quando este salmo foi escrito. Nesse precioso Salmo encontramos algumas verdades eternas acerca da RESTAURAÇÃO DE DEUS E SEUS EFEITOS.

1 – DEUS É O AUTOR DE TODA RESTAURAÇÃO

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião” vs 1.
 

A restauração de vidas é uma obra que pertence exclusivamente ao Senhor Deus. Só Ele poderia libertar Israel e traze-los de volta a Sião, restaurando a sua sorte. Somente Ele é capaz de tirar alguém do cativeiro do pecado e trazer para a Sua maravilhosa Luz – Cl 1:13 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, no qual temos a remissão dos pecados”; 1 Pe 2:9 “...(Ele) vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa Luz”. Não depende de nós a restauração das pessoas, mas de Deus. Somente Ele tem poder para restaurar os corações partidos pelo pecado, pela culpa, pela tristeza. Por quê Ele faz isso? Porque Ele escolheu esse povo e tem um plano para ele. Sem Deus não há possibilidade de que alguém seja verdadeiramente restaurado (a). Neste momento há muitos perdidos e desviados do Caminho da Verdade, muitas lágrimas estão rolando por eles diante de Deus pedindo que lhes seja devolvida a consciência sã e é isso mesmo que devemos fazer pois a restauração vem do Senhor Deus. Podemos também estar dentro da casa de Deus necessitando ser tratados e restaurados por Sua graça, e é maravilhoso sabermos que esse é o lugar onde Ele nos traz para sermos restaurados. Um aviso: se não buscarmos a restauração do Senhor em diferentes áreas de nossas vidas as mesmas vão se deteriorar cada vez mais nos afastando mais e mais de Deus – pecados, relacionamentos, família, Igreja, etc. Mas se O buscarmos de todo nosso coração, certamente Ele nos restaurará por completo – Fp 3:12 “Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. Nesse aspecto somos abençoados e abençoadores, pois uma vez perdoados necessitamos perdoar também, uma vez libertos devemos ajudar aqueles que ainda não foram libertos, uma vez curados devemos nos compadecer dos feridos e aflitos – Mt 10:8 “...de graça recebestes, de graça daí”; Lc 6:37 “perdoai e sereis perdoados”. 

2 – A RESTAURAÇÃO DE DEUS TRAZ DE VOLTA A ALEGRIA PERDIDA – vs.1b,2a,3b.
 
O exílio fora um tempo de lágrimas e tristeza (Sl 137:1 “Às margens dos rios de Babilônia nos assentávamos e chorávamos nos lembrando de Sião”) mas agora há alegria (Is 61:3 “Óleo de alegria em vez de pranto”). Essa alegria que a restauração de Deus trouxe para o Seu povo é muito mais que sorrisos, muito mais que algo engraçado, é algo espiritual, provêm de Deus e nos dá uma perspectiva de vida em fé, otimismo e esperança. Gl 5:22 nos mostra que essa alegria é fruto do Espírito. Essa é uma alegria que não tem nada a ver com o mundo e o que há no mundo, é uma alegria espiritual. Sem dúvida quando Deus restaura nossas vidas recebemos uma alegria que provem dele mesmo.  


2.1 – Essa alegria requer santificaçãoFp 4:4 “alegrai-vos no Senhor”. Lembremos que o povo de Israel só foi para o cativeiro por causa de seus pecados. Vivemos e desfrutamos dessa alegria constantemente e muitas vezes nos esquecemos como ela é importante. Nos envolvemos com coisas do mundo e passamos a agir de modos que desagradam a Deus e entristecem o Espírito Santo (Ef 4:30 “não entristeçais o Espírito Santo). Conseqüentemente passamos a viver uma vida cristã triste diante de Deus. Tristeza que se verifica em nosso desânimo, enfraquecimento, desinteresse para com as coisas de Deus, essa tristeza produz morte espiritual (2 Co 7:10). Davi quando confessou seu pecado pediu que o Senhor restaurasse a alegria da salvação (Sl 51:12). (Exemplo da limpeza do escritório).
 
2b – Essa alegria é necessária para o bom desenvolvimento da obra de Deus - Sl 100:2 “servi ao Senhor com alegria”. Devemos buscar viver nessa alegria da restauração de Deus e seremos fortalecidos Ne 8:10b “a alegria do Senhor é a vossa força”.
O que nos deprime? O que nos paralisa? Se não há nada que possa nos tirar das mãos de Deus por que permitimos que a alegria se vá e em seu lugar fique a tristeza? Por que não damos valor a alegria do Senhor? Talvez essa seja umas das razões pelas quais o Senhor permita que haja filhos pródigos, porque quando eles são restaurados valorizam muito mais essa alegria cotidiana da casa paterna. O filho pródigo quando restaurado ficou diferente: humilde, agradecido, arrependido, transformado Lc 15:11-32. Enquanto isso observe as atitudes de seu irmão, quem é o MAIS pródigo???

3 – A RESTAURAÇÃO DE DEUS É COMPASSIVA

Vs.4 “torrentes do Neguebe”
 
Neste versículo o salmista suplica a Deus que os exilados que ainda estavam cativos para que voltassem à sua terra de origem. Havia na parte sul de Israel alguns leitos de rios que passavam uma parte do ano secos, quase sem água, porém quando chegava a estação de chuvas se transformavam em torrentes e ficavam assim por bom tempo, e traziam grande alegria para aqueles que passavam. Assim também, o salmista pede que o Senhor encha a nação com o retorno dos exilados que ainda não voltaram. Ele pede que o Senhor traga uma enchente de exilados. Essa deve ser a vontade do povo de Deus que não se contenta apenas em seu próprio regozijo mas que deseja que outros venham para a luz, seus parentes e amigos. Não podemos deixar que o individualismo nos alcance, estamos no mundo mas não somos do mundo, estamos no mundo com uma missão que é alcançar os perdidos com a mensagem do Evangelho de Jesus. Mas será que tem sido essa a nossa realidade? Temos de fato nos preocupado, nos compadecido para com aqueles que se encontram longe de Cristo? Que Deus nos ajude para que não sejamos demasiadamente críticos com relação àqueles que se encontram no “exílio” do pecado, longe de Cristo, mas que oremos, testemunhemos, e sempre que possível falemos. Isso é maravilhoso de ser feito pois sabemos que o Senhor já separou para Si todo aquele que vai ser salvo, nossa obrigação é testemunhar da graça de Deus a todos que estão em nosso derredor e o Senhor fará a Sua obra nos corações que Ele escolheu.

4 – A RESTAURAÇÃO DE DEUS TRAZ ESPERANÇA – vs.5,6.

 
O esforço dos exilados para restabelecer a nação foi em meio a grandes dificuldades, e eles sabiam que certamente acabariam por produzir resultados positivos, assim como acontece na agricultura. Esse mesmo princípio se aplica a vida cristã, pois a vida cristã tem seus momentos de dor e sofrimento, Jesus disse que nesse mundo teremos aflições (João 16:33 "no mundo passais por aflições mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo"), no entanto a certeza é que no final seremos abençoados pelo Senhor, a certeza é que nossos nomes estão arrolados nos Céus, a certeza é que Ele vem nos buscar, e quando partirmos habitaremos com Ele na eternidade. Vale a pena servir ao Senhor com amor, fé, alegria, santidade. Vale a pena ser cristão, mesmo em meio a dor, dificuldade, sofrimento, lutas, etc. O povo restaurado tem essa certeza: “com júbilo ceifarão”. Vivemos um tempo em que o povo evangélico em nosso derredor não está tanto na expectativa do reino futuro, mais parece que só querem ver a benção de Deus aqui e agora. É a chamada "teologia da prosperidade" tão difundida em nossos dias. Não podemos deixar que esses ensinamentos confusos entrem em nossos lares e mentes, devemos nos proteger com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO

 
Existe um personagem na Bíblia que foi grandemente restaurado, seu nome é Jó. Após tudo que passou, quando restaurado, disse: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora meu olhos Te vêem (de conTigo andar)”. Que possamos dizer como ele que conhecemos o Senhor de andar com Ele, que vemos o Senhor em nossa própria vida, e que isso seja fato através da:
- convicção que a salvação pertence à Ele;
- alegria que vem do Senhor;
- compaixão solidária pelos perdidos e desviados;
- esperança na vida eterna.


IPB do Parque das Bandeiras,São Vicente / SP - Culto de Louvor 18/11/07.
IPB de Belas Artes, Itanhaém / SP - Culto de Louvor 17/02/08.


SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus