A AUTO-ANÁLISE DO APÓSTOLO PAULO –

A AUTO-ANÁLISE DO APÓSTOLO PAULO –
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
IPB de Belas Artes – 24.02.08
Culto vespertino

TEXTO BÍBLICO – FILIPENSES 3:12-14
12 Não que eu o tenha já recebido, ou tenha obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

EXÓRDIO
O que é a vida? O que é o tempo? Quando pensamos na vida muitas vezes não compreendemos muitas coisas. Já vivemos muitas situações, outras estamos vivendo agora e tantas outras ainda virão. Como reagimos diante dos desafios que se nos apresentam? E quais serão esses desafios no futuro? Quais foram nossas vitórias? Quais serão nossas derrotas? Quais são as nossas atitudes diante das circunstâncias da vida? Deus fez a vida e fez o tempo também. Podemos não saber muitas coisas acerca da vida, mas sabemos com certeza o que já vivemos no passado, o que estamos vivendo no presente e não sabemos por certo muitas coisas concernentes ao nosso futuro, mas temos planos e sonhos... Paulo olhava para sua vida não na perspectiva humana, mas com a perspectiva de Deus.

EXPLICAÇÃO
Estranhamente esta carta é conhecida como a carta da alegria, pois o Apóstolo Paulo estava preso quando ela foi escrita. Muito provavelmente em Roma por volta do ano 60 A.D. Ver 1:13 guarda pretoriana que era uma tropa destacada especialmente para o imperador em Roma. Paulo estava com sua vida em jogo, ele seria julgado perante César 1:20,21. Como estava a mente do apóstolo Paulo diante daquela circunstância terrível pela qual ele passava? Como ele encarava a sua vida e a sua possível morte? Quais eram as suas perspectivas de vida e sua provável morte? Quais eram suas perspectivas? É nesse contexto que o Apóstolo Paulo fez uma auto-análise de sua vida – presente, passado e futuro. Vejamos mais de perto como ele fez essa auto-análise.

ARGUMENTAÇÃO
1 – Com respeito ao passado – ESQUECER – vs 13a
Precisamos saber lidar com nosso passado. Ele pode nos trazer prazer ou amargura, pode nos fortalecer ou nos enfraquecer. Paulo poderia sentir-se muito culpado devido aos seus erros At 7:58; 8:1. Poderia também orgulhar-se de seus acertos e experiências. Em ambas as situações ele estaria sendo destruído, por isso que ele diz que se esquecia das coisas do passado. É claro que não se trata de lavagem cerebral mas trata-se de superação de traumas, culpas, dores, sofrimentos, mágoas, etc. Trata-se também de manter sempre a humildade quanto a tudo de bom que produzimos, sabendo que Deus é o único merecedor de glórias. Deus quer que nosso passado seja nosso professor, nosso mestre, e não nosso coveiro ou nosso carrasco. Precisamos ser curados, libertos de nosso passado para vivermos uma vida cristã frutífera. Precisamos recorrer a Jesus o médico de almas, o médico dos médicos pedindo perdão por nossos erros e seremos curados. MAS COMO ISSO SERÁ POSSÍVEL? Através da conversão recebemos o perdão dos nossos pecados, e o Senhor implanta em nós um novo coração que é transformado pelo Espírito Santo, e cura das nossas feridas e culpas. (O exemplo de Pedro e Judas).

2 – Com respeito ao presente – AVANÇAR – vs 13b
Significa não se acovardar diante dos desafios que se nos apresentam HOJE, mas encarar de frente. O que Paulo tinha diante de si? A própria morte. É nessa condição que ele diz que avançava para o que estava diante dele. Significa que ele não se acovardou naquela situação difícil pela qual passava. O apóstolo Paulo só podia dizer essas palavras diante da própria morte que o aguardava porque Deus estava em sua vida desde aquele dia no caminho de Damasco quando Cristo entrou em seu coração.
Nota-se que a sua atitude no presente é fruto de sua visão do passado, se ele vivesse cheio de culpas e traumas e culpas certamente não teria essa atitude. O que está diante de nós? Qual é o nosso desafio hoje? Seja qual for para avançar é preciso ter fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus, e essa fé vai gerar:
- coragem – não fugir nem retroceder
- determinação – ir até o fim
- responsabilidade – cumprir seus votos e deveres
- humildade – toda a glória é do Senhor
- compaixão – o amor ao próximo é fundamental
- alegria – uma razão para viver e viver bem em qualquer circunstância
Dons e talentos a serviço do Senhor, vida de oração, santidade, trabalho com fé, dedicação e amor. Uma vida com sentido, com real valor. Não uma vida firmada em falsas alegrias e falsos valores, mas uma vida firmada em Deus que é o autor e mantenedor da vida. Quando vivemos assim podemos avançar com fé para as coisas que estão diante de nós porque confiamos em um Deus que se faz presente.
Para muitas pessoas no mundo a vida perdeu o sentido, viver torna-se um fardo. Muitos estão procurando uma razão para suas vidas e vivem infelizes, pois deixaram de considerar a melhor forma de se viver a vida, que é viver tendo Deus como o centro de sua vida. MAS COMO ISSO SERÁ POSSÍVEL? Através do novo nascimento recebemos força para viver, a vida ganha o seu verdadeiro sentido e somos capacitados para enfrentarmos os desafios que surgem e a certeza de que Ele é fiel para nos guardar e proteger e que não seremos provados além do que poderemos suportar 1 Co 10:13.

3 – Com respeito ao futuro – PROSSEGUIR PARA O ALVO – vs 14
Não podemos viver sem um alvo, uma meta a ser alcançada. Qual é o nosso alvo? Qual a nossa meta? O que Paulo tinha em mente quando disse “prossigo para o alvo”? O céu, conhecer Jesus 3:10 “O conhecer”. Paulo passou pela conversão no caminho de Damasco quando Cristo entrou em seu coração, mas esse conhecimento ainda era limitado, assim como o é para nós. Paulo fala aqui do maior presente que o ser humano pode receber, a coisa mais importante de todo o universo: conhecer o Senhor de um modo tão pessoal, direto e elevado que está reservado somente para aqueles que adentrarem a glória celestial. E Jesus é a expressão exata do ser de Deus, conforme Hebreus 1:3. E esse deve ser o alvo de todo cristão: encontrar-se com Cristo na glória celestial. Para nós nada é mais importante do que isso. A melhor maneira de esperar esse grande dia, é prosseguir para o alvo servindo ao Senhor de todo o nosso coração – 1 Co 9:24-27. (Quem tem o céu como meta deseja ver aqui na Terra a vontade de Deus se cumprindo 1 Co 7:19; Ap 2:10b). MAS COMO SERÁ ISSO POSSÍVEL? Através da salvação no Senhor Jesus recebemos de Deus a certeza da vida eterna e que temos um tesouro imensurável guardado por Deus, e que ainda que a nossa vida aqui na Terra tenha seus momentos difíceis nós podemos dizer como Jó 19:25 “Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus”; e como o próprio Paulo em 1 Timóteo 1:12b “porque eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”.


CONCLUSÃO

Como encaramos nosso passado, presente e futuro?

1 - Hoje estamos construindo nosso futuro, e quando o futuro chegar nos recordaremos de nosso hoje que lá será o passado. Somos o fruto de nosso passado e queiramos ou não estamos participando da construção de nosso futuro. O que estamos vivendo em conseqüência de nosso passado? Como estamos trabalhando em prol de nosso futuro? Trabalho, estudos, reputação, dignidade, nome... Tudo que o homem semear isso também ceifará – Gálatas 6:7.

2 - Através da salvação em Cristo Jesus toda nossa perspectiva de vida muda.
- o passado ao invés de frustrações e culpas traz aprendizado;
- o presente ao invés de medo e tristezas é vivido com coragem e fé
- o futuro ao invés de incerteza e insegurança traz certeza da vida eterna e a paz que excede a todo entendimento.

3 - Pela salvação Deus opera mudanças tremendas em nossa existência:
- nosso passado foi perdoado
- nosso presente faz sentido
- nosso futuro é seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus