SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA

SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA
Salmo 100:2

Rev. Nelson França
Igreja Presbiteriana de Praia Grande

Creio que esta deve ser uma disposição natural no coração de todo cristão. Entretanto, no verso em questão, o verbo servir está no imperativo; e isto significa que servir ao Senhor com alegria é uma ordem.

Aparentemente, esta seria uma ordem simples de obedecer. Porém, quando descobrirmos que serviço a Deus implica em possíveis dificuldades com os homens e enfrentar obstáculos inesperados, percebemos que as coisas não são tão simples como parecem.

Mas a ordem não muda, e as implicações em questão nem de longe são consideradas pelo escritor bíblico ao expor as verdadeiras razões para servirmos a Deus com alegria.

Além disso, à luz da experiência, aqueles que têm no favorecimento das circunstâncias ou dos homens, a base para servirem a Deus com alegria, acabam por desanimar-se; param por tempo indeterminado a carreira mais importante de suas vidas, e ainda responsabilizam isto ou aquilo, aquele ou aquela por terem desistido.

Isto deve nos levar a considerar as motivações apontadas pelo próprio salmista, pelas quais devemos servir a Deus.

Primeiramente, porque “o Senhor é Deus” vs 3.
Isto por si só deveria ser razão suficiente. Em Colossenses 3:23-24, o apóstolo Paulo escreve: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração... A Cristo, o Senhor, é que estais servindo...”.

Em segundo lugar, porque “foi ele quem nos fez e dele somos”.
Isto significa que ele tem todo o direito e autoridade sobre as nossas vidas. E assim, se nos ordena que o sirvamos e com alegria, quem somos nós para fazer diferente ou mesmo deliberar sobre a continuidade ou não desse serviço?

Em terceiro lugar, “somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio”.
Ou seja, pertencemos a Ele; temos a Sua proteção, somos assistidos por Ele o Pastor. Logo são imensos os nossos privilégios.

Portanto, segundo o salmista, estas razões eram suficientes como motivações para cumprirmos as palavras do verso 2.

As questões que os versos nos conduz a levantar são:
- Temos uma vida de serviço a Deus?
- Temos servido a Deus com alegria?
- Temos o favor dos homens e ausência de dificuldades como base para servir a Deus com alegria?
- Ou temos nos deixado desanimar pela presença de quaisquer obstáculos?
Afinal, qual tem sido a sua grande motivação em servir a Deus?

Entendemos que somente com a motivação correta, seremos conduzidos a experimentar a real alegria que o servir a Deus pode oferecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus