LIDANDO COM A MORTE, O DIFÍCIL RECOMEÇO

LIDANDO COM A MORTE, O DIFÍCIL RECOMEÇO



"Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Amós 4:12.


"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis". Efésios 6:13.


Dia 11/04/08 faleceu uma cunhada nossa muito querida, seu nome é Luciana, partiu para a glória celestial depois de cerca de uma semana em coma, resultado de um derrame cerebral, uma situação que a todos surpreendeu. Meu cunhado Luiz Carlos fez de tudo para saber o que era aquela dor de cabeça que ela sentia. Chegaram a gastar um bom dinheiro com exames e médicos mas nada foi detectado. Me lembro quando ela voltou a trabalhar talvez achando que era só uma gripe, como o médico tinha dito. Apareceu no skype: oi cunhado, tudo bem? Percebi que ela tinha ido trabalhar pois sempre nos comunicamos através do computador durante o expediente... E depois de um tempo ela disse: vou almoçar, até mais... Foi nosso último contato. Naquela semana ela foi internada com fortes dores de cabeça e não voltou mais pra casa. Agora eles terão que recomeçar a vida sem ela, quão difícil deve ser isso. Somente quem perdeu um pai, mãe, esposa, marido, irmão, irmã, etc, sabe como essa experiência é dolorosa.


Nós estaríamos muito tristes se ela não fosse uma serva de Deus, mas o que nos conforta os corações é saber que ela está com Jesus nesse exato momento. Porém apesar disso lidamos com a dor da separação e o vazio que fica em nossos corações somente Deus pode preencher e curar, afinal não fomos feitos para morrer, mas a morte entrou na humanidade em consequência do pecado Rm 6:23. Mas o Senhor venceu a morte ao enviar o Seu filho, Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou, vencendo a morte. E através de seu sangue todo aquele que nEle crê tem a vida eterna.


Esse inesperado acontecimento me fez pensar em como precisamos nos preparar para lidar com a morte, a nossa própria e a de nossos familiares, pois é mais que certo que cedo ou tarde iremos nos deparar com essa situação. Quanto à nossa própria morte sabemos o quanto é importante estarmos preparados para aquele dia, o dia em que seremos chamados para comparecermos na presença do Todo Poderoso, e para nós será o mais lindo dia, o dia mais especial, esperado, desejado... Porém quando se trata da morte de nossos entes queridos é diferente pois nós ficamos sentindo a falta, a saudade... Precisamos estar preparados para esse dia também. Mas será que estamos? Certamente por mais firmes na fé que alguém possa ser, a morte de uma pessoa tão querida nos causa muita dor e sofrimento. E a certeza de que esse "mal" cedo ou tarde nos alcançará pode ser algo apavorante. Por isso que muitos tem "medo" da morte. Na verdade não é o medo da morte em si mas o sentimento que vem quando a pessoa tão querida parte dessa vida. "Como vou fazer agora sem minha esposa? Como faço para viver sem meu pai? Meus filhos?" são perguntas que fazemos nos momentos de angústia e tribulação, diante da morte.


Para todas essas questões a Bíblia tem respostas. No texto citado acima o profeta Amós faz uma alerta ao povo de Deus: "prepara-te para te encontrares com o teu Deus", ressaltando a necessidade do povo de Deus preparar-se, pois um dia deverá prestar contas a Deus que é o Juíz Eterno.


E o apóstolo Paulo em Efésios 6:13 nos fala do dia mau, alertando-nos do perigo de nos abalarmos nesse dia. Ele não fala do dia mau como uma possibilidade pela qual podemos passar, mas nos fala desse dia com a certeza de que ele virá. E o dia mau vem para todos, a diferença não é o que ele representa mas como passaremos por esse dia. Glorificando e exaltando o nome do Senhor nosso Deus? Ou blasfemando e murmurando? A nossa atitude diante de situação tão medonha, tão terrível e amarga quanto a morte, é que vai determinar se estamos vencendo tudo e se estamos permanecendo inabaláveis.


Resta-nos apenas buscar o antídoto, o remédio para essa tristeza, que nos enxugue as lágrimas dos olhos, que nos cure a tristeza da alma e nos dê alento para recomeçar a caminhada, agora sem a presença daquela pessoa tão amada e que partiu para um lugar tão distante e que faz tanta falta. A Bíblia tem esse antídoto, esse remédio, essa cura. Segundo a Palavra de Deus nos ensina em João 14:16,26 o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre a igreja e nela permanece. Ele é o nosso Consolador (parácleto) e é Ele quem fortalece os nossos corações nesses momentos tão difíceis.


É Ele também quem nos transmite graça e força para nos curar as dores da alma e retomarmos a caminhada, prosseguindo e acreditando que podemos e devemos continuar crendo:
- nas promessas de Deus que são inabaláveis,
- que Ele é um Deus presente em nosso meio, que passar por sofrimentos não significa que Ele nos abandonou, mas está junto dos seus mesmo no vale da sombra da morte (Sl 23:4),
- que o seu amor por nós é real, mesmo que tenhamos que ser provados,
- que Ele é soberano para resolver qualquer situação, inclusive aquelas que estão dentro de nós,
- e que muito em breve nós também subiremos e iremos habitar aquele lugar santo e maravilhoso que o Senhor Jesus nos foi preparar. Lá não haverá morte, luto, pranto ou dor... E Ele nos enxugará dos olhos toda lágrima.


"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".
Apocalipse 21:4





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus