VOCÊ TEM AMIGOS VERDADEIROS?

VOCÊ TEM AMIGOS VERDADEIROS?
Por: Rev Nelson França

“...também tu, volta após a tua cunhada. Disse porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti”. Rute 1:15-17.

Os amigos são algo de especial na vida de qualquer pessoa. Por vezes, os laços de amizade que nos une a eles, podem até ser mais fortes que os laços afetivos naturais.
Fato interessante sobre isto, é que, diferentemente dos laços afetivos naturais, que o homem possui por nascimento, os laços afetivos de amizade é ele próprio quem os escolhe.
Considere-se ainda, que nem sempre os laços consangüíneos ou de parentesco promovem amizade genuína entre as pessoas; e não são poucos os que têm encontrado o amparo que mais necessitam nos braços de amigos.
Certamente vem deste fato a afirmação do sábio: “... há amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv 18:24).
Com relação a este tema: “amizade”, Rute e Noemi podem ser apontadas como modelo de especial valor.
Primeiramente, como podemos observar no texto básico, pela intensidade da amizade entre elas. Para estar junto de Noemi, Rute estava disposta a: mudar o lugar de habitação; mudar de povo; adorar o Deus de Noemi; e, até a morrer e ser sepultada junto a ela.
O segundo ponto que nos chama a atenção era o tipo de ligação: sogra e nora. Ou seja, relacionamento do tipo mais conturbado na sociedade; até por vezes, motivo de diversas chacotas.
A relação de amizade entre elas, nos ensina a importância que os amigos podem exercer em nossa vida. Que sejam as horas boas ou mais difíceis, são eles que desejamos ter ao nosso lado; sorrindo ou mesmo chorando conosco.
Os amigos são importantes mesmo, quando tudo o que podem nos oferecer são os seus ouvidos ou poucas palavras. Jesus demonstrou isto, cf. João 15:15: “Já não vos chamo de servos... mas tenho-vos chamado amigos”.
Foi com eles; seus amigos, a quem escolhera que Jesus decidiu passar as horas mais alegres, e, também, as mais difíceis de seu ministério.
Acerca de Rute, as mulheres disseram para Noemi: “... ela te é melhor do que sete filhos”.
Finalmente. Que valor você dá aos seus amigos? Até que ponto eles podem contar com você? O que eles representam para você?
Afinal, você tem amigos verdadeiros?

Extraído do boletim semanal da IPPG - Igreja Presbiteriana de Praia Grande / SP - e publicado com permissão do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus