ENCONTRANDO FORÇAS EM MEIO ÀS DIFICULDADES

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB Filadélfia - Dourados / MS
Escola Dominical 17.08.08

Congreg.Presbiterial Maanaim - Apucarana / PR
Culto vespertino 30.08.08

3ª IPB de Barretos - Culto Vespertino
14.02.10 itens 1 e 2
21.02.10 itens 3 a 5
28.02.10 itens 6 e 7

TEXTO BÁSICO: Salmos 56

INTRODUÇÃO
Todos nós teremos momentos difíceis na caminhada cristã. Momentos nos quais nossa fé será posta a prova. A questão não é SE vamos passar por tais situações, a questão é COMO vamos reagir diante delas. Quando a enfermidade e o desemprego baterem à nossa porta, os problemas surgirem e formos perseguidos por inimigos invisíveis que tentarem nos convencer de que Deus não tem cuidado de nós suficientemente; quando nossas forças se esvairem diante das tentações e lutas, e de súbito nos vermos em situações difíceis; quando nos sentirmos fracos e tentados, etc., nestes momentos, justamente na hora difícil é que temos que permanecer firmes na posição que o Senhor nos colocou, pois adorar a Deus quando está tudo bem é fácil, normal, até simples... Mas nas horas difíceis é que prestaremos a Ele nosso sacrifício de adoração. Nessas horas precisamos encontrar forças, forças em meio às crises e dificuldades da vida, pois nessas horas é que ficamos mais vulneráveis. Certamente Deus não perdeu o controle e nem se esqueceu de nós, Ele está permitindo isso tudo porque tem um propósito: nosso crescimento e amadurecimento na fé. O crente amadurecido não pergunta a Deus "por quê" mas "para quê" Ele está permitindo que ele passe por tudo isso, o que ele precisamos fazer para se amoldar à Sua santa vontade e descobrir qual é o Seu propósito em tais e tais circunstâncias. E para cumprir Seus propósitos o Pai eterno não somente permite mas até cria situações para passarmos, e é justamente nessas horas que precisamos encontrar forças não em nós mesmos ou em homens, mas nEle. O ouro não tem nenhuma beleza antes de passar pelo fogo depurador, o diamante também não é belo e se antes não for lapidado.

EXPLICAÇÃO
Este é um dos salmos de súplicas onde Davi expõe diante de Deus toda dor, sofrimento, aflição e angústia do momento pelo qual passava, preso pelos filisteus em Gate (1 Sm 21:10-15).

"Este salmo contém uma súplica de ajuda (vs 1-6), uma petição de vingança (7-11), e uma promessa de pagar os votos de louvor (12-13)". Comentário da "Bíblia Anotada".

ARGUMENTAÇÃO
Realmente esse foi um momento muito difícil na vida de Davi, e que serve de lição para nós. Ele não era melhor do que nós, nem mais santo, forte ou bom, mas foi um instrumento nas mãos de Deus, e tudo que ele passou foi permitido por Deus para ensinar a ele e a nós tais lições.

Nesse salmo encontramos recursos que nos fortalecerão para vencer as crises, dificuldades, tentações, e situações limite. O que ele fez para encontrar forças em Deus nesses momentos?


Destaco aqui 7 elementos na vida e palavras inspiradas do rei Davi que servem de lição para nós também em nossas lutas.

1 - Expor, abrir o coração a Deus em oração sincera - 1, 2, 3a, 5, 6 e 7
A primeira coisa que precisamos fazer nessas horas é orar intensamente a Deus, expondo completamente tudo aquilo que se passa dentro de nós. Observemos as expressões nos vs 1, 2, 5, 6 e 7 onde Davi fala sobre tudo o que ele estava passando, e expõe de modo claro a angustia do momento. Ele derrama verdadeiramente seu coração diante de Deus. Precisamos deixar de lado as meias palavras, as meias verdades, os jargões, o farisaísmo, as orações prontas, os modelos de oração copiadas, e abrir nosso coração diante de Deus. Abrir o coração é falar a Deus com franqueza sobre o que estamos passando e como estamos reagindo a tudo isso. Não adianta tentar ser super-crentes, melhor é sermos quem somos e buscarmos em Deus as transformações necessárias através da oração.

2 - Ter fé, confiar em Deus - 3b, 4, 9b, 11
Nessas horas que a nossa fé é provada é que vamos dar sinais se confiamos ou não em Deus. Certamente é fácil ir à igreja, orar e cantar louvores se ninguém está enfermo em nossa casa, se temos dinheiro no banco e se andamos de carro novo. Mas se o desemprego e a enfermidade baterem à nossa porta então certamente essa é a hora de confiarmos mais ainda em Deus. Esse é o momento da guerra que precede a vitória, o momento da tristeza e do choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã (Sl 30:5). Confiemos em Deus pois Ele tem o melhor para nós. Ainda que a enfermidade esteja presente, ainda que olhando para a situação vemos que ainda não chegou a vitória, ainda que Deus pareça demorado em nos responder, precisamos ter fé e confiança em Deus. E Davi declara isso a Deus de modo claro em sua oração. Naquela situação de vida ou morte ele promete que confiaria em Deus, em prantos e lágrimas ele declarava isso a Deus (vs 8). Que possamos dizer como Davi, mesmo em meio às lágrimas, que confiamos em Deus, que não duvidamos de Seu amor, que cremos que Ele está no comando, e que pode nos libertar de qualquer dificuldade.

3 - Clamar, invocar a Deus - 9a
Em sinal de fé e confiança precisamos permanecer firmes na oração. Davi tinha muitos defeitos mas também tinha muitas qualidades, e uma delas era a oração. Davi orava, invocava, clamava a Deus. Mesmo passando por essa crise ele declara sua confiança no livramento do Senhor. Podemos imaginar uma cena como essa? Davi prisioneiro dos filisteus e dizendo: "olha Senhor de uma coisa eu tenho certeza, vou clamar a Ti e Tu podes me libertar". Ele poderia ser morto a qualquer momento, estava nas mãos de inimigos mortais e cruéis, mas ainda assim ele clama e invoca a Deus pois somente Deus poderia libertá-lo. Davi sabia disso pois no passado Deus já lhe havia dado a vitória sobre o filisteu Golias, e Davi sabia que ele poderia passar mas Deus jamais passa. Nossos problemas podem ser diferentes dos problemas de Davi, mas o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Servimos ao Deus todo-poderoso, criador dos céus e da terra. Clamemos e invoquemos o nome dEle, pois Ele pode todas as coisas e se Ele quiser nos livrará.

4 - Não esquecer o que Deus fez e faz por nós - 3, 4, 7, 8, 9, 11, 13
Um grande problema que pode ocorrer nos momentos difíceis é ficarmos entorpecidos pela dor, angústia, sofrimento e ansiedade e perdermos de vista tudo que Deus tem feito por nós. Davi não era assim, como vimos anteriormente ele demonstra confiança em Deus e clama a Deus com fé. Ele estava ciente de que passava por perigo de vida (vs 1, 2, 5, 6) mas mesmo assim está sempre falando daquilo que Deus já fizera e ainda iria fazer.
4.1 Deus nos dá vitória sobre o medo - vs 3, 4, 11
4.2 Deus julga nossos inimigos - vs 7
4.3 Deus está ciente de nosso sofrimento e de nossas lágrimas - vs 8
4.4 Deus é poderoso para nos libertar de nossos inimigos - vs 9a
4.5 Deus é por nós, em qualquer situação - vs 9b
4.6 Deus livra nossa alma da morte para andarmos na luz da vida - vs 13.
Portanto o que o homem mortal poderia fazer com ele? (vs 4, 11). Matá-lo não seria o seu fim, pois ele já alcançara a vida eterna.

5 - Louvar, amar a Palavra de Deus - 4a, 10
A Palavra de Deus é o nosso alimento todos os dias. Se não nos alimentarmos dela nos enfraqueceremos. Não podemos imaginar a Bíblia como um livro mágico, mas certamente é um livro sobrenatural, pois contém a Palavra do Senhor Deus, criador dos céus e da terra. Nos momentos difíceis é nela que encontramos respostas para nossas indagações. Nada nesse mundo é mais valioso do que a Palavra de Deus. Davi usa a expressão "louvar" a Palavra, e precisamos entender que não se trata de idolatrar o livro, o papel, mas o conteúdo é que deve ser honrado e elogiado através da nossa humilde, sincera e reverente obediência. Louvar é expressão de amor e de fé. Louvar a Palavra de Deus é acreditar nela como PALAVRA DE DEUS, é valorizá-la, colocá-la no mais alto nível, conhecê-la, honrá-la, falar bem dela, torná-la conhecida por onde passamos, e acima de tudo, vivenciá-la, obedecê-la, cumpri-la.

6 - Cumprir os votos, ser fiel - 12a, 13b
Nos momentos de crise e tribulação somos tentados a abrir mão de nossos mais caros valôres. Nosso inimigo certamente vai questionar o amor de Deus por nós e por que Ele não vem nesse exato momento ao nosso encontro e resolve tudo. Nesses momentos difíceis é que mostramos quem somos de fato interiormente, o que vai em nosso coração, agora é a hora de andar na presença de Deus. É nessas horas que tudo que foi dito até aqui vai colaborar em favor da nossa fidelidade a Deus. Interessante que as pessoas que estão de fora, os amigos e parentes, em especial os não crentes, muitas vezes servem de fiscais e críticos de nossa vida espiritual. Muitas vezes são eles que nos cobram as atitudes corretas de fidelidade. A Palavra de Deus diz que "o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" 1 Co 4:2 . Fidelidade é pré-requisito, é autenticação, é o que se vê externamente. Davi fala que iria cumprir, manter os votos que fizera. Esse é um bom momento para retificarmos nossos votos a Deus e não desertarmos de tudo que prometemos. "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue" Hb 12:4.

7 - Agradecer sempre, mesmo não compreendendo tudo - 12b
Mesmo nas tempestades nós devemos agradecer, pois até nessa hora somos alvo do amor e da misericórdia de Deus, do contrário já estaríamos eliminados e lançados no fogo do inferno. Vejamos algumas razões para agradecermos a Deus mesmo nas horas amargas.
6.1 - Podemos não entender os "porquês" de tudo que se passa naquele momento, mas sabemos que Deus é digno de gratidão e louvor em qualquer situação porque Ele é um Deus de graça, amor e bondade e se não fosse sua graça jamais seríamos salvos.
6.2 - Agradecer a Deus é sinal de fé e temor. Jó disse: "temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios" Jó 2:10b.
6.3 - Ao agradecer estamos declarando nossa fé em Deus que irá mudar essa situação e transformará o caos em benção.
6.3 - Agradecendo estamos reconhecendo e louvando a presença de Deus que está conosco no meio da tempestade - vs 8, 13a.

CONCLUSÃO
Certa vez uma família presbiteriana teve um esfriamento espiritual. Aqueles irmãos já não iam à igreja com a frequência de outrora, logo o mundanismo entrou em suas vidas e eles se esfriaram na fé. Então um dia aconteceu algo que mudou a vida deles: uma serpente picou uma das crianças daquela família que ficou entre a vida e a morte. Eles começaram a buscar a Deus em favor da vida daquela criança, eles choraram e pediram perdão a Deus por seus pecados, e o Senhor em sua infinita graça fez com que os medicamentos surtissem efeito e a criança foi curada. Então eles prestaram a Deus um culto de ações de graça pela benção alcançada. Na oração o pastor disse: "Senhor obrigado pela cobra, envia outras Senhor".
Acredito firmemente que se não fossem as dificultades nós não cresceríamos, seríamos raquíticos espiritualmente e frios na fé. Os problemas não são um sinal de que Deus nos abandou, mas provam justamente o contrário: seu cuidado, sua presença conosco mesmo no vendaval, e é lá mesmo que nós seremos fortalecidos pelo Senhor.
Cientes dessas verdades temos o dever de agir de conformidade com o que aprendemos hoje. Não precisamos esperar o caos acontecer em nossa casa para demonstrarmos temor, contrição, arrependimento, humildade, fidelidade, gratidão, etc. Essa é a hora de crescermos e amadurecermos na fé, crendo, encontrando forças em meio as dificuldades e tribulações da vida. Essa é a hora, esse é o momento. Deus está atento a cada detalhe de nossas vidas, e Ele é bom, fiel e todo-poderoso para nos socorrer. O que havemos de temer?
Que possamos nos lembrar sempre de:
1 - Expor, abrir o coração a Deus numa oração sincera - 1, 2, 3a, 5, 6 e 7
2 - Ter fé, confiar em Deus - 3b, 4, 9b, 11
3 - Clamar, invocar a Deus - 9a
4 - Louvar, amar a Palavra de Deus - 10
5 - Cumprir os votos, ser fiel - 12a, 13b
6 - Agradecer sempre - 12b.







SDG!!!

Comentários

  1. Graça e paz Rev. Paulo Sergio

    Muito obrigada por compartilhar conosco esta mensagem tão linda e abençoada q o Senhor Jesus colocou em teu coração, e agradeço muito ao Senhor Jesus por me fortalecer através desta lição, pois no momento estou passando por vales e tudo q preciso é me fortalecer no Senhor e confiar nEle de todo coraçao e orar, abrir meu coração para Ele, e louvar pela benção da palavra de Deus, enfim era tudo q eu precisava ouvir, louvado e engrandecido seja Nosso Deus que eu possa ve-lo e bendize-lo enquanto eu viver, que meu coração seja todo do Senhor Jesus.
    Me ajude Rev.Paulo Sergio, ore por mim, preciso muito, quero viver para JESUS e obedece-lo, quero cantar o que vivo e viver o que canto, para sempre. Louvores ao Senhor JESUS.
    Que JESUS te ilumine e abençoe cada vez mais. Que vc continue a brilhar para glória do Senhor JESUS.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi irmãzinha, graça e paz!
    Obrigado pelo carinho, Deus é misericordioso para conosco. Estarei orando por você, espero que em breve o Senhor lhe responda conforme a Sua santa vontade. Faça a sua parte, vigie, ore, consagre-se. Onde vc estiver seja o seu púlpito, onde vc for viva o que canta, cante o que vive, louvores ao Senhor Jesus. Deus te abençoe. Conte conosco, em Cristo,
    Rev Paulo Sergio da Silva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus