AMAR SEM MEDO

1 Jo 4:16-21
"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor." 1 Jo 4:18

O amor é talvez, o mais almejado sentimento de toda a humanidade, sendo também o que traz mais insegurança. Do ponto de vista humano, amor e medo caminham juntos. Amar e receber amor é bom, mas... E se eu não satisfizer as expectativas de quem me ama? E se eu decepcionar quem me ama? E se eu lhe trair a confiança? E se eu deixar de ser amado? Assim, as mais belas histórias de amor podem, de uma hora para outra, sucumbir no vazio da ausência.

Deus não nos ama assim! Seu amor por nós é divinamente diferente. O amor de Deus é perfeito. Ele ama porque é o próprio amor. Ele ama porque sabe que precisamos do seu amor. Ele tomou a iniciativa em nos amar. Ele nos ama apesar de sermos quem somos. Ele não espera nossa conversão a Ele para nos amar. Ele simplesmente nos ama. Ama porque é Deus - e Deus é amor.

Portanto, amor e Deus caminham juntos. Não é possível ter um relacionamento saudável com Deus com base em outro fundamento que não seja o amor. Sem amor não há relacionamento verdadeiro com Ele; há fardo, há peso, há religiosidade, há prisão, há medo - e o nosso padrão humano de amor considera o medo. Assim, importamos este padrão para o nosso relacionamento com Deus. E se eu pecar? E se eu decepcionar a Deus? E o meu sentimento de culpa quando o desagrado? E se Ele se encher de mim? E se Ele me abandonar e não mais me perdoar ou não mais quiser me abençoar? Isso é medo! E quem se relaciona com Deus baseado no medo não está maduro no seu amor.

O amor de Deus e por Deus é aquele que flui. Flui livre, flui autêntico: sem medo. O amor de Deus revelado em Cristo nos toca, nos modifica, nos perdoa, nos refaz. Não há como retribuir o amor de Deus por nós, nem aumentar, nem diminuí-lo. Seu amor não muda, não cessa. Mesmo se O deixarmos, Ele estará lá, à espera de nossa volta, arrependidos. Deus nos quer para si por amor e não coagidos. Será possível não amar um Deus assim?

O primeiro passo de uma nova vida é responder ao amor de Deus.

WMJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus