“Se o nosso Deus, a quem servimos quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.” Daniel 3:17

Por: Rev Nelson França

Para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não havia nenhuma sombra de dúvidas: Deus poderia livrá-los daquela situação. Bastava apenas que Ele assim o quisesse.

Considerando esta passagem concordamos que confiar no poder de Deus é algo fantástico; crer que o nosso Deus pode todas as coisas é confortador.

Tanto é que, por vezes os cristãos declaram esta confiança. Às vezes, é verdade, procurando assegurar para si mesmos que isto é verdade. Ou até, quem sabe, pelo fato de pensar que por declarar tal confiança, Deus se sentirá no dever de dar a resposta ou solução que desejam.

Mas, a realidade é que na maioria das vezes ao darmos algum passo de fé, geralmente o fazemos considerando as possibilidades de que tudo terminará bem; contamos com esta ou aquela saída.

Entretanto, como podemos ver no “todo” da passagem, a disposição do coração daqueles jovens era bem diferente. Ainda que soubessem que Deus poderia verdadeiramente livrá-los da fornalha; eles aceitavam, se rendiam ao fato de que esta poderia não ser a Sua vontade.

Além disso, avaliando humanamente a situação, que chances poderiam ter os três, sendo estrangeiros naquele reino, objetos de inveja por parte do povo, e ousaram resistir ao poderoso rei Nabucodonosor?

O que fica claro é que eles colocaram a sua fidelidade em Deus acima do resultado final daquela crise. Isto pode ser observado no verso seguinte: “Se não, fica sabendo, ó rei, não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”.

Eles ficaram firmes; mas, muitos, em tempos de provação, se desesperam e deixam de crer nas possibilidades de solução antes mesmo do fim.

Outros, até parecem dispostos a confiar até ao fim, mas, somente num Deus que fatalmente os livrará; não estão preparados e nem dispostos a se render aos desígnios de Deus, incondicionalmente.

Contudo, embora parecesse impossível haver qualquer possibilidade de livramento para aqueles homens, conforme o texto, eles em momento algum deixaram de contemplar esta possibilidade. Porém, não fundamentaram nela a sua declaração de confiança. Antes se entregam plenamente à vontade de Deus.

Finalmente, esta era a hora e a vez daqueles homens. O que estava em jogo não era a fidelidade de Daniel; mas, a fidelidade de Sadraque Mesaque e Abede-Nego. Assim também nós poderemos ter o nosso momento.

Situações em que o que estará em jogo não é a fidelidade de meu pai, de minha mãe, de meu filho ou mesmo do pastor da igreja; mas a minha fidelidade.

Que o Senhor nosso Deus nos ajude a sermos fiéis em todo o tempo.

Publicado com autorização do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus