Ministério Pastoral - 30/11/2008 - Um Dia Muito Especial




"LICENCIADO PAULO SERGIO DA SILVA - É com muita alegria que informamos que o irmão Paulo Sergio foi reintegrado ao ministério pastoral. Portanto o Presbitério de Santos marcou um culto especial para o dia 30/11/08 às 18:30hs aqui na igreja (IPB de Praia Grande - Rua Jundiaí, nº 59 - Boqueirão). Agende esta data. Após este importante evento o então Rev. Paulo Sergio e sua família estarão partindo em dezembro para a Igreja Presbiteriana de Porecatu, Presbitério Norte Novo Paraná. Queremos dizer aos irmãos que estamos alegres e tristes ao mesmo tempo com sua partida, mas que continuaremos orando por suas vidas e pelo Ministério. Que vocês continuem a ser benção onde estiverem. Contem sempre com esta igreja. Amamos vocês!" 
(Texto extraído do Boletim da IPPG - Igreja Presbiteriana de Praia Grande / SP).

"Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha." Salmos 126:1.

Como é bom vermos a mão de Deus agir em nossas vidas, confirmando orações e guiando nossos passos! O comunicado acima foi publicado neste último final de semana, no boletim semanal da IPB de Praia Grande, onde sou membro. Trata-se da minha reintegração ao Ministério Pastoral, após 4 longos anos de espera. É importante dizer que o PRST - Presbitério de Santos, não facilitou mas foi austero, firme e trabalhou a questão dentro da Constituição da IPB, com amor e graça, como deve ser todo Presbitério e toda Igreja que leva a Palavra de Deus a sério.

Para a glorificação do nome do Senhor e para que fique bem claro que essa obra é dEle, quero registrar aqui meu testemunho. Devo dizer que orei e esperei o tempo oportuno para falar sobre a minha experiência, e faço isso na certeza que fortalecerá a muitos.

Tive a honra e o privilégio de nascer e crescer num lar cristão, presbiteriano. Nasci em 1965 na cidade de Santo André / SP, éramos membros da IPB de Santo André onde o pastor era o Rev. Oscar Chaves. Com o falecimento de meu pai, minha família retornou para Barretos / SP, de onde era oriunda. Ali cresci, estudei, trabalhei, me casei e vivi a maior parte de minha vida. Eu e minha esposa, Marlene, nos casamos em março de 1988, na IPB Central de Barretos. Em 1989 aos 24 anos de idade, fui enviado por minha Igreja e pelo PARQ - Presbitério de Araraquara, ao SPS - Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Nossos filhos nasceram durante este período de seminário, o Jonatas em 1989 e a Jéssyca em 1991. Tive o prazer de me formar em Teologia no ano de 1993, e fui ordenado ao Sagrado Ministério neste mesmo ano.

No ano seguinte (1994), iniciei a minha carreira ministerial como pastor auxiliar da 1ª IPB de Guarulhos, onde já trabalhava como seminarista, e ali permaneci por dois anos. Nesse período trabalhei no Parque Continetal 2, Jardim São Domingos, e na igreja sede, como Pastor Auxiliar do Rev. Israel Sifoleli. Em 1996, convidado pelo Conselho, assumi o pastorado da IPB de Belas Artes em Itanhaém. Esse foi um tempo de muitas alegrias e muitas bençãos no ministério, onde presenciamos a bênção de Deus na vida daquela amada Igreja. O espaço físico já era pequeno, devido a tantas famílias que chegavam, e passamos a ter dois cultos aos domingos. Em breve foi iniciada a construção do novo templo com capacidade para mais de 300 pessoas bem acomodadas. Quantas lembranças maravilhosas, porém, em minha busca pelo poder de Deus, perdi de vista o lastro da Palavra de Deus, afundando-me nas doutrinas do neo-pentecostalismo. Em 2001, devido a essa situação me desliguei da IPB, pois não me sentia digno de ser mantido por essa tão respeitada Igreja, uma vez que não abraçava de coração a sua doutrina. Com a minha saída da IPB, juntamente com um grupo de irmãos (cerca de 100 pessoas) iniciamos um trabalho na cidade de Itanhaém. Porém, após cerca de um ano, ao tentar reconduzir o rebanho à sã doutrina, o trabalho se findou. Em consequência disso, entrei em uma terrível crise, a "crise da vocação". Tal como Elias, após um tempo de muitas vitórias veio um tempo de muitas lutas e as dúvidas quanto ao meu chamado começaram a surgir em minha mente. Assim como na Bíblia encontramos o relato de vários homens de Deus que também tiveram seu momento de crise e pensaram em desistir da obra do Senhor, e foram tratados por Deus (Hb 12:5-7). Hoje vejo que eu poderia e deveria ter agido de outro modo, com mais sabedoria, calma, temor e humildade. O deserto veio, e só quem passa por isso sabe o quanto é amargo afastar-se do chamado de Deus e Sua vocação. O que Elias passou no deserto e na caverna, mesmo após grandes vitórias; o que Jonas passou no ventre do grande peixe, ao recusar obedecer ao chamado do Senhor; o que Pedro passou após negar a Cristo... Mas em todos esses exemplos bíblicos vemos que Deus Se compadeceu deles, e isso para que toda a glória seja dada somente a Deus e não a eles. O Senhor ouviu as suas orações, e no Seu tempo os buscou onde estavam, estendendo as Suas mãos poderosas os resgatando e ajudou a retornarem para a posição que lhes havia designado (Salmo 40). Foi o que o Senhor fez em minha vida, me restaurando a sanidade espiritual, fazendo-me retornar às minhas raízes, na convicção de minha eleição e vocação, cônscio de meu chamado e da grandiosa responsabilidade diante dEle, com temor e tremor.

Após 4 anos afastado do Ministério, com o sofrimento (Jn 1:17) e temor da situação (Mt 25:24-30), finalmente percebi que estava lutando contra Deus, que ter abandonado o meu chamado fora um erro e que a única maneira de me adequar aos planos divinos novamente, era a reparação desse erro. Foi assim que em 2005, por Sua infinita graça e misericórdia, o Senhor nos conduziu a um longo caminho de retorno ao Ministério Pastoral, através da IPB de Praia Grande / SP (Ap 2:5), pois devido ao trabalho que exercia na época residia com minha família nessa cidade. Após 6 mêses de frequência assídua e exame do Conselho, em 14 agosto de 2005, fui novamente recebido como membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, era o Dia dos Pais. Nos dois anos seguintes eu pude novamente exercer o ensino da Palavra de Deus como professor de Escola Dominical, e pude pregar esporadicamente sempre que tinha oportunidade (ver Histórico Consciência Cativa onde tenho um registro dessas mensagens). Foi um tempo de deleite no estudo da Bíblia e preparo de mensagens, estudos bíblicos e sermões. Foi um tempo também para continuar sendo tratado por Deus, e a IPB de Praia Grande exerceu um papel fundamental para que isso fosse possível. Conheci o amor e o carinho desses irmãos amados, fruto do trabalho e visão pastoral, e do Conselho local. Não há como expressar totalmente em palavras o sentimento de gratidão que sinto pelo Rev. Nelson França e por essa Igreja, por tudo que ele fez por mim nesses anos, sua humildade, mansidão, sabedoria, amor pastoral, paciência, bondade, amizade, coleguismo, biblicidade, firmeza doutrinária, dedicação e esforço, enfim, um verdadeiro servo. Certamente ele se tornou um modelo o qual pretendo seguir por toda a minha vida, para a glória de Deus.

Então, em 4 de outubro de 2007, atendendo a um pedido formal do Rev. Nelson França, o PRST - Presbitério de Santos, deu início ao meu processo de restauração ao ministério pastoral, concedendo-me licença para pregar a Palavra de Deus nas igrejas com vistas à reintegração pastoral. Quanta alegria quando chegou o comunicado do PRST, eu recebi naquela ocasião o título de "Licenciado" (confira aqui o registro das mensagens elaboradas nesse período e licenciatura). Durante o ano de 2008, por não haver campo disponível no Presbitério de Santos, e a minha restauração ser condicionada ao surgimento de um campo onde o Senhor me designasse para servi-Lo, o Senhor está nos enviando para a IPB de Porecatu, pertencente ao PNNP - Presbitério Norte Novo Paraná. O Senhor mesmo nos tem conduzido a essa amada Igreja, para o exercício do Ministério Pastoral em 2009.

O PRST, reunido na IPB Jardim de Oração no dia 12/11/08, resolveu reintegrar-me e transferir-me para o PNNP - Presbitério Norte Novo Paraná. O culto público da minha reintegração ao ministério aconteceu no dia 30/11/08 na IPB de Praia Grande, onde sou membro desde 2005. Nessa ocasião estiveram presentes o Rev. Milton Ribeiro, Presidente do PRST, e o Pb. José Roberto Chiarela, Secretário Executivo do PRST. No ato da reintegração foi-me entregue a tão querida Carteira de Ministro Presbiteriano, com as devidas anotações. Quanta felicidade, poder receber de volta, das mãos bondosas do próprio Senhor, o tão amado Ministéro Pastoral. Deus seja louvado!!!

Registro aqui meus sinceros agradecimentos especiais:

- Acima de tudo e de todos agradeço ao Senhor imortal, invisível mas real, único e verdadeiro, alfa e ômega, princípio e fim, Deus de misericórdia e bondade, Deus de poder e glória, que me salvou e chamou para o ministério pastoral, e que mesmo em face da minha dúvida e fraqueza não me rejeitou, mas me tratou, disciplinou, curou, e me deu uma nova chance reintegrando-me ao ministério para o qual fui designado.

- A esta tão amada igreja - IPB de Praia Grande - que nos acolheu com tanto amor e carinho, que jamais trepudiou diante da situação pela qual passava, mas estendeu as mãos e me ajudou a chegar até aqui.

- Ao Rev. Nelson, meu Pastor, que me ouviu, aconselhou, exortou, etc, enfim me ajudou com muita paciência e tem me mostrado nesses 4 anos, pelo seu testemunho de vida, o que é ser um pastor de almas. A nossa amizade tem crescido a cada ano, o estimo de coração. Eu e a minha casa o temos como nosso Pastor pessoal.

- À IECC - Igreja Evangélica Congregacional de Camilópolis - que nos acolheu de junho de 2003 a dezembro de 2004, período em que residimos em Santo André, e onde o Senhor começou a me fazer compreender e acreditar novamente em meu chamado.

- Ao Rev. Josué Cordeiro, na época Pastor da IECC, hoje servindo ao Senhor no Rio de Janeiro. Meu querido Pastor e amigo, Pastor de Pastôres, que me visitou, aconselhou, exortou, orou comigo e me orientou em momentos tão difíceis e amargos que passei, ajudando-me a encontrar a paz em meu coração, me estendendo as mãos e me ajudando a me sentir novamente amado e valorizado como servo de Deus, de Pastor para Pastor ele me ajudou a crer e a viver o amor e o poder de Deus. Somente pela graça e pela bondade do Senhor Deus podemos continuar caminhando, e é o Senhor quem nos direciona a servos como o Rev. Josué para que possamos encontrar o manancial de águas vivas, águas que curam e que restauram o coração ferido. Encontrei nesse homem de Deus um verdadeiro amigo que muito me ajudou, por isso sou-lhe eternamente grato.

- Aos primos Ricardo e Riberto e familiares, ambos membros da IECC, que tão gentilmente nos emprestaram o apartamento em Camilópolis e me fortaleceram na fé através de suas orações, amor, carinho, palavras de ânimo e encorajamento. Eles mostraram em minha vida que o amor é muito mais que palavras. Que Deus os abençoe, muito obrigado!

- Aos primos Renata e Paulo Juhas que sempre demonstraram amor para comigo, sempre me incentivaram a batalhar e jamais desistir, sempre estenderem suas mãos para me ajudar e em momentos de crise sempre me acolheram em seu lar e sempre tiveram uma palavra amiga, uma palavra de fé, uma oração. Que Deus os abençoe meus queridos, muito obrigado.

- À IPB de Belas Artes em Itanhaém, igreja que pastoreei de 1996 a 2001 e que apesar de todas as crises que passei não hesitou em me estender a destra de amor quando naquele início de 2004 tive a oportunidade de retratar-me perante os irmãos. Igreja em que sempre tenho tido oportunidade de pregar e ensinar a Palavra de Deus, que sempre me recebeu com amor, carinho e respeito.

- Ao Rev. Emanuel, pastor da IPB de Belas Artes, homem de Deus que tem sido vaso nas mãos de Deus e que também tem me ajudado a me reencontrar com o meu chamado. Ele que num momento tão difícil que passei, mesmo sem me conhecer muito bem, prontamente me atendeu, ouviu, aconselhou e orou por mim. Foi um dos primeiros que Deus preparou para me animar e crer que seria possível retornar, e em todos esses anos por incontáveis vezes estendeu suas mãos e tem me ajudado a caminhar. Sou-lhe muito grato Rev. Emanuel.

- À todas as igrejas que oraram por nós, além da IPB de Praia Grande, Igreja Evangélica Congregacional de Camilópolis, IPB de Belas Artes em Itanhaém, 1ª e 3ª IPB de Barretos (nossas igrejas de origem).

- Aos irmãos Carlo e Dileisa Bonvenuto que me acolheram em seu lar juntamente com minha família, e sempre me trataram como o "Pastor Paulo" não somente no título mas no respeito e no amor. Irmãos que demonstraram um temor de Deus tão grande ao ponto de me ajudarem como se eu fosse de sua própria família. Me lembro dos momentos especiais onde sempre oramos juntos: os lanches, os jantares, as orações, o passeio na praia, a vigília na 1ª IPB de Santos... Momentos preciosos de uma reconstrução na qual eles tiveram um papel especial da parte de Deus, e por isso lhes sou eternamente grato.

- Ao Pb. Daniel, da 1ª IPB de Santos, que me aconselhou, andou comigo, orou por mim e foi um grande instrumento de Deus quando me estendeu a mão e me incentivou a ir falar com o Rev. David Cestavo, restabelecendo assim o meu elo de amor fraternal com a IPB. O Pb. Daniel provou ser mais que um Presbítero da área administrativa, mas um servo de Deus revestido de autoridade, poder, humildade e muito amor provindo dos mais altos Céus.

- Ao Rev. David Cestavo que sempre foi tão sábio, gentil e amoroso, especialmente quando o visitei numa noite, no Instituto Willys Banks, e tantas outras vezes na 1ª IPB de Santos, em reuniões de oração, estudos bíblicos e vigílias. Até hoje o tenho como Pastor, amigo, companheiro e conselheiro. Aquele nosso primeiro encontro foi o recomeço desse caminhar saudável que perdura até hoje e que permanecerá até o fim de nossas vidas.

- Ao PRST de um modo geral, que quando soube de minhas intenções de retornar ao ministério sempre me incentivou deixando sempre uma porta aberta.

- Ao Rev. Milton que não recusou ajudar o colega arrependido, mas que apesar de querer ajudar o colega arrependido não abriu mão da austeridade e firmeza necessárias na condução do processo, e que sempre soube ouvir e aconselhar esse irmão, quantas vezes ao telefone, por e-mail e em seu gabinete. Aprendi com esse servo de Deus que amar é jamais abrir mão dos valôres e das doutrinas da Palavra de Deus. Que disciplinar requer amor e respeito, e que a austeridade é fruto do nosso temor a Deus.

- Ao Rev. Dom João Varella, colega de turma do seminário que sempre me incentivou a esperar no Senhor, ter paciência e fé, pois no devido tempo Deus, se assim fosse de Sua vontade, proveria um campo. Sou grato também por me indicar a concorrer ao pastorado da IPB de Porecatu. Sou muito grato a ti irmão e colega de seminário e de ministério. Os amigos são aqueles que estendem a mão e nos ajudam a caminhar. Muito obrigado meu irmão, que Deus te abençoe muito!!!

- À IPB de Porecatu e ao seu Conselho, que me deu essa chance, confiou em mim e tão amavelmente convidou-me para ser o seu pastor em 2009. Irmãos que o Senhor colocou em meu caminho e já colocou amor mútuo em nossos corações. Desejo ser o pastor segundo o coração de Deus amados. Quero fazer o melhor e exercer o pastorado com todo amor, dedicação, fé, santidade, temor, esforço e lealdade. Quero retribuir com minha vida tudo aquilo que tenho recebido de Deus e de todos vocês, amados irmãos.

- Ao PNNP - Presbitério Norte Novo Paraná - que tem me abraçado e me apoiado nessa fase tão importante de minha carreira. Irmãos pastôres e presbíteros que me estenderam a destra de amor, confiança, companheirismo e amizade, irmãos que jamais irei decepcionar mas que enquanto Deus me conservar com vida quero retribuir toda essa confiança, amor, companheirismo e amizade.

- À 1ª e à 3ª IPB de Barretos, minhas igrejas de origem, minhas igrejas mães, que acreditaram em mim ao me enviar ao SPS em 1989, e que jamais deixaram de orar por mim, me respeitar e me amar.

- À minha família - mãe, irmãos e familiares - que sempre me fortaleceram com suas orações e palavras de exortação e encorajamento. Em especial a minha querida mãezinha, e a minha irmã mais velha, Ana Rosa. Nem sei dizer o quanto são especiais para mim, não tenho palavras para lhes agradecer pois sempre me encorajaram não negando jamais os valores intrínsecos da Palavra de Deus. Também ao meu irmão Eli Daniel, que também tem sido um grande amigo, mais que irmão, que apesar de tantas coisas que ocorreram nesse tempo, jamais me negou a mão, o amor, o respeito e o perdão. Agradeço também às minhas queridas irmãs: Ida Miriam e Vera Marta, que sempre oraram por mim e demonstraram carinho e afeto me aconselhando e fortalecendo, e sempre me incentivando a retornar ao Sagrado Ministério.

- À Marlene, esposa amiga, companheira de verdade, que para mim é o maior presente que recebi de Deus abaixo da minha salvação, Deus sabe o quanto ela é importante para a minha vida e ministério. A melhor amiga que já tive, a esposa que Deus me concedeu para passar a vida inteira juntos, até quando Ele nos permitir, e que não somente suportou as tribulações que eu passei, mas passou junto comigo, não negou-me jamais o carinho, o amor, a presença, a fé. Mulher abençoada, forte, cristã verdadeira que eu amo de todo o meu coração.

- E aos meus filhos, herança do Senhor, jóias preciosas, e que são verdadeiros amigos, Jonatas e Jéssyca. Vocês, juntamente com a mãe, foram os que mais me incentivaram e ajudaram nos momentos mais críticos que passei, muito obrigado, devo tudo a vocês. Lembro-me das lágrimas, dos risos, da infância de vocês e agora são jovens e jovens abençoados, jovens de Cristo, servos dEle que tem sido benção em minha vida. Vocês são minhas primeiras ovelhas, e tem me ajudado a ser pastor. Talvez eu não consiga dizer em palavras o quanto vocês são importantes para mim, eu amo vocês filhos, vocês são tudo para mim.

Não quero cometer o erro de esquecer-me de alguém, foram tantas situações e pessoas que não haveria espaço para citar todos os nomes, por isso quero expressar minha gratidão a todos, especialmente aqueles que oraram por minha vida, família e ministério. Graças a Deus suas orações foram ouvidas. Muito obrigado meus irmãos, que Deus abençoe a todos.


ABAIXO, FOTOS DO CULTO DE MINHA REINTEGRAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL, NA IGREJA PRESBITERIANA DE PRAIA GRANDE, EM 30/11/2008.

Acima: Rev. Milton Ribeiro, Presidente do PRST - Presbitério de Santos.


Da esquerda para a direita: Pb. José Roberto Chiarella (Secretáro Executivo do PRST - Presbitério de Santos); eu e Marlene, minha esposa; e Rev Nelson França (pastor da IPB de Praia Grande e Presidente do PRSV - Presbitério de São Vicente).





No final desse culto solene, a minha Carteira de Ministro me foi entregue e fui declarado oficialmente reintegrado ao Ministério Pastoral. Em seguida partimos fui transferido para o PNNP - Presbitério Norte Novo Paraná, onde assumi o pastorado da IPB de Porecatu.

Obrigado Senhor por Sua infinita graça e misericórdia. DEUS SEJA LOUVADO!!! ALELUIA!!!


Minha história resumida


Compartilho abaixo algumas fotos que marcaram fases importantíssimas de minha vida e Ministério Pastoral.


Meus pais se casaram em Barretos / SP, onde foram membros fundadores da Terceira IPB de Barretos, na época chamada de Igreja Presbiteriana do Bairro Frigorífico. Ele aparecem nessa foto, onde minha mãezinha, Dna. Hilda Visotcky da Silva, é a terceira da esquerda para a direita, ao lado do homem de chapéu, que é meu avô Oscar Visotcky, e meu pai, Pb. Sebastião Morais da Silva, ao seu lado.


Nasci em Santo André / SP em 23 de abril de 1965, e fui batizado pelo Rev. Oscar Chaves na IPB de Santo André. Meu primeiro Pastor, minha primeira Igreja. No ano seguinte meu querido pai, Pb. Sebastião Morais da Silva, foi recolhido aos Céus, e minha família retornou para Barretos / SP, onde eu cresci.


Com um ano de idade já era membro da 3ª IPB de Barretos, onde aprendi as Sagradas Letras. Aqui fiz a minha Pública Profissão de Fé aos 12 anos, em 1977. Tive o privilégio de servir a Cristo nessa amada igreja, como secretário da EBD e professor da EBD. Foi aqui também que dei meus primeiros passos rumo ao Ministério Pastoral. Bons tempos aqueles.



Em 1989, aos 23 anos, fui enviado pelo PARQ (Presbitério de Araraquara / SP) ao SPS (Seminário Presbiteriano do Sul) em Campinas / SP. Terminei o Curso de Bacharel em Teologia em 1993. Durante o período de seminário trabalhei como Seminarista nos seguintes campos, e auxiliando os respectivos pastores: Ponto de Pregação do Parque Fazendinha - Campinas, Rev. Naor Villas Boas; IPB do Piracicamirim - Piracicaba, Rev. Astrogildo Godoy; e Ponto de Pregação do Parque Continental 2 - Guarulhos, Rev. Daniel Mariano da Silveira e Rev. Israel Sifoleli.


Iniciei meu Ministério Pastoral na 1ª IPB de Guarulhos / SP, como pastor auxiliar do Rev Israel Sifoleli, em 1994 e 1995. Nesse período servi ao Senhor na Congregação do Jardim São Domingos, hoje a 6ª IPB de Guarulhos.



Em 1996 assumi o pastorado da IPB de Belas Artes, Itanhaém / SP. Aqui foi meu primeiro campo como Pastor Titular, onde trabalhei até 2000.


No final do ano 2000, devido a uma crise da vocação causada por conflitos doutrinários me ausentei do Ministério Pastoral. Aprendi a duras penas, que os excessos não são saudáveis, e que podemos (e devemos) desejar ardentemente a plenitude do Espírito Santo, porém não podemos confundir emocionalismo com plenitude... Os resultados dessa inversão doutrinária foi desastroso, e cheguei a duvidar do meu chamado. Mas, após um longo período de lágrimas, reflexão, oração e busca, Deus restaurou meu chamado. "Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres." (Salmos 124:6-7). Louvado seja o glorioso nome do Senhor!!!


Em 2003 e 2004, graças ao amor e carinho dos primos Ricardo e Riberto Visotcky, eu e minha família residimos em Santo André e frequentamos a Igreja Evangélica Congregacional de Camilópolis. Fomos acolhido com muito amor e carinho pelo Pastor Josué e toda IECC. Que irmãos amados, somos eternamente grato a todos! Aqui foi o recomeço de tudo!!!


No final de 2004, por razões profissionais, nos mudamos para Praia Grande / SP, passamos a frequentar a IPB de Praia Grande, onde fomos acolhidos com muito amor por toda a Igreja. Fui recebido formalmente como membro no dia 14 de agosto de 2005, era o Dia dos Pais. Fomos membros dessa amada Igreja até o final de 2008, quando nos mudamos para Porecatu / PR. A imagem acima é do antigo templo da Igreja. Foi aqui que se completou todo o processo de restauração e cura que o Senhor Deus efetuou em minha vida e de minha família. Um caminho longo e árduo, como certa vez me disse o Rev. Milton Ribeiro, porém cheio da graça e da bondade do Senhor. Eterna gratidão a todos os irmãos, ao Conselho, e em especial ao Rev. Nelson França, Pastor dessa amada Igreja. Que privilégio foi ter adentrado essas portas... Me recordo como se fosse hoje a sensação maravilhosa que sentimos e vivenciamos.


Este é o novo templo da IPB de Praia Grande, resultado de muita oração e fé, ousadia e intrepidez da liderança e de toda Igreja. Parabéns IPPG!!!




30/11/2008 na IPB de Praia Grande foi o dia da minha reintegração ao Ministério Pastoral. Após o período de um ano de licenciatura, onde meu Tutor Eclesiástico foi o Rev. Nelson França, com todas as confirmações de meu chamado, o Presbitério de Santos resolveu restaurar-me ao Sagrado Ministério. 

Datas significativas demais para mim e minha família:
Final de 2004 - passei a frequentar a IPB de Praia Grande.
Agosto de 2005 - após cerca de um ano de frequência assídua, fui restaurado como membro da IPB.
Final de 2007 - o Presbitério de Santos recebeu documento do Rev. Nelson França, através do qual fui examinado pelo plenário, e após deliberação, o PRST resolveu dar início ao meu processo de reintegração ao Ministério Pastoral. Nesse período tive a honra de ser "Licenciado" e autorizado a pregar novamente a Palavra de Deus em qualquer IPB. O Rev. Nelson foi nomeado meu Tutor Eclesiástico.
30/11/2008 - após quatro anos sendo acompanhado pelo Rev. Nelson França, e um ano de licenciatura formalizada pelo PRST, fui reintegrado ao Sagrado Ministério.

Sem dúvida este foi um dos momentos mais significativos da minha vida. Na imagem acima o momento da exortação pastoral e entrega da Carteira de Ministro. Da esquerda para a direita: Rev. Nelson França, Pastor da IPB de Praia Grande e Presidente do PRSV - Presbitério de São Vicente; e a Comissão Executiva do PRST - Presbitério de Santos: Pb. José Roberto Chiarella, Secretário Executivo do PRST; e Rev. Milton Ribeiro, Presidente do PRST, e Presidente do Sínodo Litoral Sul Paulista.


IPB de Porecatu / PR, amada Igreja que tive o privilégio pastorear no ano de 2009. Uma igreja acolhedora, amorosa e fiel, que confiou em nosso chamado ministerial e nos estendeu braços de amor, através do qual pude reiniciar o meu ministério. As boas lembranças jamais nos deixarão... Sou eternamente gratos a Deus pelo privilégio de pastorear esse povo tão amado, que nos recebeu com tamanho amor. Quanta saudade desses irmãos!!!


Após 20 anos, desde que fomos para o SPS, o Senhor nos concedeu a benção de retornar para Barretos no ano de 2010, onde pastoreei a 3ª IPB de Barretos nos anos de 2010 e 2011. Essa é a nossa igreja de origem, igreja onde meus avós, Oscar e Ana Visotcky, foram membros fundadores. Igreja onde meus pais se conheceram e se casaram, Igreja que nos viu crescer e que nos enviou ao seminário. Que privilégio foi pastorear essa Igreja que é tão querida de toda minha família... Muito obrigado Senhor!

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade." (Lamentações 3:22-23). "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." (João 3:8). 

Deus envia os seus servos para onde Ele quer. 
"Como é bom Te servir, Senhor!"




O Senhor, que está no controle de todas as coisas, Ele É Onipotente, tem tudo sob o Seu poder, pode todas as coisas, basta uma Palavra Sua e os montes se movem. Ele É Onisciente, nos conhece mais que nos mesmos e sabe de cada uma de nossas necessidades, pensamentos, anseios, sonhos e planos, especialmente na área ministerial. Ele É Onipresente, ou seja, está sempre ao nosso lado, jamais nos desampara, e nos ama! Louvado seja o Seu Santo Nome!!!

Como diz o antigo hino:

Onde quer que seja com Jesus irei
Ele É meu bendito Salvador e Rei
Tenha de ir à guerra para batalhar
Ou para as campinas o pão semear
Onde quer, onde quer
Que Deus me mandar
Junto a Ti, meu Salvador
Eu quero estar...

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

  1. Boa notícia! Deus abençõe seu ministério!

    ResponderExcluir
  2. Brimo! Sabes o quanto orei a Deus para que seu ministério fosse restaurado, não? Fico muito feliz que esse dia chegou e louvo ao Altíssimo por ter te separado para ajuntar Suas ovelhas. Agora, o que tenho a desejar é que seu pastorado esteja "24x7" nas mãos do Senhor.
    Ganhe almas para o nosso Deus e não deixes que as que estão em perigo se percam!

    E sem hipocrisia, faço coro com nosso irmão Charles, acima: "Deus abençõe seu ministério!"

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito grato Charles e Henrique, foi um bom tempo de espera... 4 anos... Tudo que fizermos terá um efeito posterior na vida. Agradeço de coração e conto com vossas orações. Abraços, REV.(agora sou!rsrsrs) Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Rev.Paulo Sergio,bênçãos em minha vida e sobre a vida da minha família em Cristo foram alcançadas por ouvir atravéz de sua boca as palavras do Senhor Jesus...Que Deus continue a te abençoar para que possa nessa sua jornada,arrebanhar aqueles que ainda falta,mesmo estando eles tão longe lá no Paraná...Fica na Paz do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
  5. Claudio, fico até "sem graça" de ler este seu comentário. Na verdade, vc sabe, toda honra pertence a Jesus. Mas sinto-me honrado por ter sido usado por Ele. Que Ele vos abençoe cada dia mais meu irmão! Grande abraço a toda família. Fiquem na paz do Senhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus