O NATAL E A OBEDIÊNCIA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 21.12.08

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 20.12.09

Textos básicos: Lc 1:26-38; Mateus 1:18-2:12

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
O NATAL é uma importante data no calendário cristão, pois nesse dia comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, que encarnou-se com o objetivo de prover a salvação de todo aquele que nEle crer. Mas o que o NATAL significa de fato para nós? Qual é o verdadeiro sentido do NATAL? Sabemos que essa data é simbólica e não nos prendemos ao dia em si, mas ao seu significado. Vivemos em uma sociedade consumista e superficial que comemora o NATAL sem, no entanto, se render à vontade dAquele que nasceu nesse dia. São pessoas que até sabem da história do nascimento do Filho de Deus mas que não se importam com a Sua vontade, para eles Jesus não tem a importância que tem para o crente, por isso não O obedecem. Não podemos jamais nos esquecer do que o NATAL significa para nós, o povo de Deus. O verdadeiro significado do NATAL é o amor de Deus encarnado, Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar.

Qual é a nossa resposta ao tão grande amor de Deus? Certamente não há melhor resposta do que a nossa obediência irrestrita à Palavra de Deus e à Sua vontade.

EXPLICAÇÃO
Dos 4 Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) Mateus e Lucas são os que narram o nascimento de Jesus e os fatos ocorridos ali. No Evangelho de Marcos nada é mencionado e em João 1:14 é dito que “...o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.” ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
Nos textos lidos encontramos 3 exemplos de pessoas que ousaram obedecer. Pessoas que Deus usou para trazer o Seu Filho Jesus a este mundo e que através de seu exemplo nos ensinaram que obedecer é possível mesmo estando em situações extremas como as que eles passaram.

1 – OS MAGOS - Mt 2:2 “vimos e viemos”
Os magos são um mistério; quem são eles ou de onde vieram não nos é dito, apenas sabemos que eles não eram judeus, ou seja, eram gentios. O termo “mago” não tem o mesmo significado de hoje, “Os magos não eram reis, porém sacerdotes ou conselheiros de corte, tais como José e Daniel. Eram, provavelmente, da Mesopotâmia, ou de outros lugares da Palestina. Existem vários registros de astrólogos interpretando fenômenos astronômicos.” (BG).
A estrela também é outro mistério, não sabemos se era “uma conjunção planetária, uma super-nova ou algo simplesmente sobrenatural. Qualquer que tenha sido o caso alude à estrela de Jacó (Nm 24:17),que foi profetizada por outro gentio, Balaão.” (BG).
Nota-se aqui a soberania de Deus que usa quem Ele quer, na hora e do modo que ele quiser. Estes homens não sabiam que estavam diante do Filho de Deus, para eles o menino Jesus era um rei como outro qualquer (vs. 2), mas Deus em Sua grandeza e soberania os usou e eles entregaram-lhes os seus presentes: “ouro, incenso e mirra” vs. 11.

A obediência deles é exemplar para nós, pois aprendemos que:
- quando Deus quer até quem não é crente obedece a Ele;
- muitas vezes teremos que obedecer a Deus sem saber muitos detalhes do que Deus está fazendo;
- obediência requer esforço (a viagem) e pode trazer alguns riscos (Herodes).

2 – JOSÉ – Mt 1:20-25
O exemplo de José é mais precioso pois ele viveu uma crise pessoal quando soube que Maria estava grávida, pois “a infidelidade durante o noivado tornava o divórcio quase obrigatório” (BG), no caso o rompimento do noivado. E ele “ponderava nessas coisas” (vs. 20a), talvez deitado em seu leito, quando um anjo lhe apareceu em sonho e lhe falou aquelas palavras (vs. 20-23), citando Isaías 7:14.
Agora José sabia que o fruto do ventre de Maria, havia sido “concebido por obra e graça do Espírito Santo, sendo Maria ainda virgem. Sua concepção foi sobrenatural, não de semente humana, mas divina.” (BVN).
Creio que José teve um grande alívio quando ouviu as palavras do anjo, mas agora ele tinha diante de si uma grande responsabilidade. O que ele iria fazer? Ele poderia fugir como fez Jonas, ou reclamar e dizer que não tinha capacidade como fez Moisés, no entanto o texto diz que José obedeceu (vs. 24,25).

A obediência dele é exemplar para nós, pois aprendemos que:
- obedecer a Deus é um ato de fé e coragem (ver os covardes de Ap 21:8);
- obedecer é assumir compromissos e responsabilidades, José deveria assumir a paternidade de Jesus;
- obedecer é trabalhar e se esforçar por uma causa abrindo mão até de alguns direitos nossos, humanamente falando, ele poderia relutar e tentar fugir, mas obedeceu;
- obediência requer esforço e pode trazer alguns riscos: a perseguição de Herodes, a fuga para o Egito, etc.

3 - MARIA – Lc 1:26-38
O exemplo de Maria talvez seja o mais traumático, pois ela foi a mulher escolhida por Deus para trazer o Filho de Deus à existência humana, encarnado, Deus vestiu-se de carne e pele para nos salvar. Os vs 29 e 34 mostram que ela ficou perturbada e confusa com as palavras do anjo Gabriel, pois ela ainda não era casada e segundo as leis judaicas a infidelidade seria passível de pena de morte (Dt 22:23,24). Mas como isso iria ocorrer? A resposta veio no vs. 35 “descerá sobre ti o Espírito Santo”. Creio que Maria estava perplexa e assustada mas ela simplesmente disse “aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra” vs. 38. Sem questionamentos, reclamações ou perguntas, ela simplesmente obedeceu.

A obediência dele é exemplar para nós, pois aprendemos que, além de tudo que já foi dito até aqui:
- obedecer a Deus é um ato de fé e coragem, Maria poderia correr o risco de ser injuriada e até morta;
- obedecer é assumir compromissos e responsabilidades, ela iria não somente gerar, mas cuidar e criar o Filho de Deus;
- obedecer é trabalhar e se esforçar por uma causa abrindo mão até de alguns direitos nossos, humanamente falando, ela não disse NÃO, mas sim a vontade de Deus;
- obediência requer esforço e pode trazer alguns riscos: a perseguição de Herodes, a fuga para o Egito, etc.
- obedecer é dispor tudo que temos e somos para o serviço de Deus. Maria dispôs aquilo que ela possuía que era o seu próprio corpo; como agimos quando se trata do nosso corpo? Olhos, ouvidos, pés, mãos... Vaidade, obesidade, pensamentos, pecados... Todo tipo de pecado para nos atingir precisa passar por nosso corpo.

CONCLUSÃO
Qual é o verdadeiro significado do NATAL? O verdadeiro significado do NATAL é o amor de Deus encarnado, Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar.
Qual é a nossa resposta ao tão grande amor de Deus? Certamente não há melhor resposta do que a nossa obediência irrestrita à Palavra de Deus e à Sua vontade.
Não adianta nada comemorarmos o NATAL se não obedecermos à vontade de Deus.
Que possamos aprender com estes exemplos o grande valor que a obediência tem no cumprimento da vontade de Deus e de Seus planos eternos. Que sejamos servos obedientes e dispostos a cumprir a Sua santa e bendita vontade.

SDG!!!

Material de apoio:
BG - Bíblia de Genebra
BVN - Bíblia Vida Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus