ANSIEDADES E PRIORIDADES – PARTE 2

ANSIEDADES E PRIORIDADES – PARTE 2
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 04.01.09

Texto básico: Mateus 6:25-34
com ênfase no vs. 33:
“...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
Este é o primeiro domingo do ano de 2009, e como vimos na primeira parte desse sermão, esse é um momento especial para avaliação e planejamento; momento de se avaliar vitórias e derrotas, analisar nossos limites, na dependência de Deus traçarmos planos e nos regozijarmos com as bênçãos e promessas recebidas dEle. Vimos também como lidar com a ansiedade, a inquietação e a preocupação excessiva, e que o Senhor nos ordena a não ficarmos ansiosos, e como devemos fazer para vencer e superar a ansiedade.

Nessa segunda parte veremos quais são as prioridades de vida que Deus nos ordena e qual o efeito, ou o resultado de obedecermos e seguirmos cuidadosamente essas orientações de nosso querido e amado Senhor.

Para servirmos verdadeiramente a Cristo e alcançarmos a verdadeira felicidade, precisamos seguir as PRIORIDADES de vida que Deus estabeleceu para nós.

EXPLICAÇÃO
“O Evangelho de Mateus foi escrito para judeus, visando responder às suas indagações sobre Jesus de Nazaré. Assim, neste Evangelho, Jesus é frequentemente chamado de ‘Filho de Davi’ e é apresentado como aquEle que cumpre as profecias messiânicas do Antigo Testamento. O Evangelho de Mateus tem 4 divisões importantes:
- A pessoa do Rei (capítulos 1–4);
- O Sermão do Monte (5-7);
- A pregação do Rei (8-12);
- As parábolas do reino (13); e
- O sermão profético (24-25).”
(BA).

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
No texto em destaque (Mt 6:33) encontramos algumas orientações de Deus para que as nossas PRIORIDADES sejam as corretas, as PRIORIDADES de Deus, e através de seu cumprimento O sirvamos da maneira correta e sejamos abençoados por Ele, do modo que Ele desejar.

1 - Primeira prioridade: BUSCAR o reino de Deus
A palavra “reino” basicamente significa “estado governado por um rei” (PEB), e aqui pode ser entendido também como “o governo soberano de Deus” (BG). Isso significa que quando nós BUSCARMOS o reino de Deus estaremos nos empenhando em fazer a vontade dEle em tudo de modo que Ele governe a nossa vida e através de nós o Seu reino cresça na face da Terra. Isso significa que para fazer parte desse reino é necessário primeiramente “crer e ser batizado” (Mt 28:18-20) é preciso ser salvo e assumir um compromisso sólido com o seu reinado.

Por isso que no capítulo 13 de Mateus temos as chamadas “Parábolas do Reino” onde o Senhor Jesus ensina várias lições em detalhes, que tem como ponto principal o governo eterno e soberano de Deus. É assim que:
- na Parábola do Semeador (13:1-22) Ele nos fala sobre a propagação do reino de Deus na face da Terra através da evangelização, mostrando que muitas sementes não produzem fruto e porque isso acontece, mas nos assegurando também que haverá o coração comparável o solo fértil, aquele que ouve e compreende conforme Mt 13:23.
- Na Parábola do Joio (13:24-30 e 36-43) Ele ensina que as sementes de joio do anti-reino são semeadas pelo inimigo no meio do trigo causando muitas vezes confusão, afinal quem é trigo e quem é joio? Na própria parábola Ele explica que o joio “parece mas não é”, ou seja, se parece trigo mas não é trigo, e Ele enfatiza que Deus no dia do juízo final separará para a eternidade os eleitos do ímpios.
- Na Parábola da Rede (13:47-50) também é enfatizada essa separação que vai ocorrer no Dia do Juízo quando Ele diz que a rede quando lançada ao mar recolhe peixes de toda espécie e os pescadores separam os bons dos ruins, e termina dizendo (13:49,50) que “sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa, ali haverá choro e ranger de dentes.”
- Na Parábola do Grão de Mostarda (13:31,32) Ele ensina que o reino de Deus é comparável ao grão de mostarda tão pequenino que é, mas uma vez plantado cresce e pode chegar até a 3 m de altura. “Naquele ponto da história o reino de Deus parecia ser nada se comparado a Roma, contudo ele provaria ser muito maior” (BG). Isso para mostrar como o poder de Deus pode age na vida e através do povo de Deus.
- Na Parábola do fermento (13:33) Ele compara o reino de Deus ao fermento que é colocado na farinha o qual mesmo sendo em pequena quantidade se comparado, leveda toda a massa, ou seja, o poder de influência que o reino de Deus tem é incomparavelmente maior, é transformador, multiplicador porque quem age gerando esse crescimento é o próprio Deus.
- Nas Parábolas do Tesouro Escondido e da Pérola (13:44-46) Jesus ensina que quando alguém encontra o reino de Deus, certamente irá abrir mão de qualquer coisa, pelo reino. Nesse ponto é preciso entender que esta pessoa na verdade foi encontrada pelo Senhor, o Senhor se deixou encontrar e escolheu tal pessoa para fazer parte de seu reino.

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...” Jo 15:16.

2 - Segunda prioridade: BUSCAR a justiça de Deus
Essa segunda prioridade está diretamente ligada à primeira, o texto diz “o seu reino e a sua justiça” demonstrando que as duas coisas estão interligadas. “O reino de Deus (seu soberano governo na salvação e julgamento) é definido por sua Justiça. Jesus ensina a perfeita justiça que Deus exige. Ele assegura também a justiça de Deus para os pecadores (impenitentes).Seu batismo aponta para a sua morte como um ‘resgate por muitos’ (20:28) e mostra a perfeita obediência na qual Ele cumpre toda a justiça (Jr 23:5,6). A remissão dos pecados e o dom da justiça são recebidos através da fé em Jesus (8:10; 23:23; cf. 21:32).” BG

O reino de Deus se manifesta e se estabelece na face da Terra através da justiça de Deus, justiça essa que Ele exerceu perfeitamente em Jesus quando este foi crucificado em nosso lugar. Portanto buscar a justiça de Deus significa buscar o cumprimento da vontade de Deus em todas as áreas da vida de modo a dar uma base sólida para a implantação de Seu reino através da pregação do evangelho.

Isso significa que muito mais que falar de Deus é necessário viver na justiça de Deus. O testemunho fala mais que palavras, nossas palavras falam, nosso testemunho grita.

Buscar a justiça de Deus significa também viver pela graça de Deus pois essa justiça Ele exerceu plenamente em Jesus quando O enviou para pagar o preço de nossos pecados. Quando os judeus quiseram apedrejar a mulher adúltera Jesus disse “quem não tem pecados atire a primeira pedra...”, isso significa que para Ele aqueles homens observadores da lei de Moisés não eram melhores do que ela. Não podemos jamais nos esquecer de que Deus pode fazer as pedras clamarem, Deus pode converter o mais perdido dos pecadores e transforma-lo em nova criatura, crês isto? Pois isto é justiça de Deus. Buscar a justiça de Deus significa perdoar como Deus perdoa, amar como Deus ama, viver a graça de Deus no dia a dia, “de graça recebestes de graça daí”, “perdoai e sereis perdoados”.

3 – Buscar o seu reino e a sua justiça em PRIMEIRO LUGAR em nossas vidas
O sentido de prioridade está na expressão “em primeiro lugar” onde fica muito claro que é da vontade do Senhor é que o seu reino tenha a prioridade máxima em nossas vidas. Isso significa que Ele quer ocupar o seu lugar de direito em nossas vidas, afinal não pertencemos a nós mesmos, pertencemos a Ele, fomos comprados por um preço (1 Co 6:20), “...já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” Gl 2:20. Portanto devemos dar toda a prioridade a Ele ESPONTANEAMENTE.

A razão de toda a ansiedade e insatisfação que ronda muitas vidas é justamente essa troca de prioridades:
- a obra de Deus não é mais importante que o Senhor da obra;
- a benção de Deus não é melhor que o Deus da benção;
- o mundo de Deus não pode ser adorado, Deus sim deve ser adorado;
- a vida que Deus dá não é mais importante que nosso relacionamento com Ele;
- nossos afazeres podem ser muito importantes para nós e necessitamos cumpri-los corretamente, mas lembremos sempre de colocá-Lo a frente de tudo, em oração e através de nossos atos, nosso testemunho;
- nossa família é tão amada por nós (e é necessário que seja assim), mas Ele deve ter a prioridade em nosso amor também, é o que lemos em Mateus 10:37 quando Jesus diz:
“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”

Infelizmente muitas vezes buscamos mais o reino desse mundo do que o reino de Deus, priorizamos mais as coisas desse mundo do que as coisas do reino de Deus, e isso causa-nos grande ansiedade, dor, sofrimento, angústia, insegurança, insatisfação, atitudes carnais e precipitadas, rancor, mágoa, dureza de coração, desânimo espiritual e contendas... Essa troca de prioridades coloca-nos em posição contrária aos planos eternos de Deus, e provém de nossa arrogância humana e carnal em cogitarmos viver de modo diferente daquele que Cristo planejou para nós.

Se estivermos agindo dessa maneira precisamos mudar, precisamos crer na soberania de Deus, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Precisamos dar a Ele o seu lugar de direito em nossas vidas no centro do nosso coração. Precisamos sair do trono do nosso coração e deixar que Ele reine em nós, reconhecendo-O como o nosso Senhor através de nossas ações. Buscando o reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas, mais e mais iremos crescer e nos desenvolver na fé e no conhecimento de Deus e de sua Palavra.

CONCLUSÃO
Qual a conseqüência, ou o resultado de dar ao reino de Deus e à sua justiça a prioridade em nossas vidas?

A promessa de Deus em Mateus 6:33 é que quando damos prioridade na busca de seu reino e sua justiça, tudo o mais Ele nos dará. Lembremos que no começo dessa mensagem o Senhor mandou “não andeis ansiosos” e aqui Ele diz porque os filhos de Deus não devem andar ansiosos: “TODAS ESSAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.” Sabemos que Deus é fiel e que Ele cumpre as suas promessas, se Ele disse que cuidará de nós então podemos investir a nossa vida, tudo que temos, tudo que somos firmes e certos de que Ele fará isso. Saúde, trabalho, tudo que necessitarmos, paz no lar, auto controle que é domínio próprio, amadurecimento na fé, amor, paciência, conhecimento, o fruto do Espírito, enfim, TODAS AS OUTRAS COISAS...

Mas para que essa promessa cumpra-se em nossas vidas necessitamos fazer a nossa parte que é BUSCAR EM PRIMEIRO LUGAR O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA!

Que Deus nos ajude a cumprir assim a Sua santa e bendita vontade. Quem em 2009 alcancemos essa tão maravilhosa graça.

S.D.G.!!!

Material de apoio:
BA – Bíblia Anotada
BG – Bíblia de Genebra
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica
BEA – Bíblia de Estudo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus