NA AFLIÇÃO

Salmo 119:65-72
"65 Tens feito bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.
66 Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.
67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.
68 Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.
69 Os soberbos têm forjado mentiras contra mim; não obstante, eu guardo de todo o coração os teus preceitos.
70 Tornou-se-lhes o coração insensível, como se fosse de sebo; mas eu me comprazo na tua lei.
71 Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.
72 Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata".

"Aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição Ele lhes fala." Jó 36:15.
"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:20b.

É através das dificuldades que temos as maiores oportunidades de chegar mais perto de Deus. Quando tudo parece perdido, nossa fé é despertada, pois sabemos que nada mais pode nos ajudar a não ser a bondade do Senhor. Na hora da dor depositamos no Senhor totalmente nossa esperança.

O sofrimento acaba com nosso orgulho e vaidade. Encaramos a realidade da vida. Passamos a pensar nas coisas lá do alto, dando menor valor às coisas desta terra. Conversamos mais com Deus. Desejamos estar com o Senhor. Lembramo-nos das suas promessas sobre termos um lugar no Céu preparado para nós, onde não haverá mais sofrimento, nem lágrima, nem dor.

Aproximamo-nos mais de Deus quando estamos passando por dificuldades, pois somos confrontados com nossos pecados. Nossa mente passa a esquadrinhar cada canto de nossa vida. Arrependidos, confessamo-nos a Deus e alcançamos seu perdão.

O grande perigo está em não se aproveitar essa oportunidade. Muitos se tornam piores do que antes depois de passar por algum sofrimento. Isso ocorre geralmente porque não dão continuidade à ação iniciada no período do sofrimento. Enquanto estão em dificuldades, correm para Deus, mas quando a dor cessa afastam-se do Senhor. Neste caso, então, o sofrimento não ajuda em nada.

É preciso lembrar que a comunhão com Deus iniciada no momento do sofrimento só continuará se depois da dificuldade ainda depositarmos a nossa fé no Senhor. É preciso manter nossa humildade, reconhecer nosso pecado e nos afastar dele, pensando sempre nas coisas de Deus. Não podemos pensar que só por passarmos por um sofrimento já estamos maduros e alcançamos uma garantia de santidade.

O autor do salmo 119 disse que antes da aflição ele andava errado e depois dela passou a andar de forma correta, não apenas por ter passado pela aflição, mas por ter na aflição aprendido a guardar a palavra de Deus.

HSG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus