CONHECENDO JESUS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Belas Artes - Itanhaém / SP - Culto Vespertino 21.09.08
IPB de Porecatu / PR - Culto Vespertino 12.10.08
IPB de Porecatu / PR - Culto vespertino 22.02.09

TEXTO BÍBLICO - João 11:1-45

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
Quanto tempo é necessário para se conhecer bem uma pessoa? Um antigo ditado dizia que é necessário comer um saco de sal junto com a pessoa para que a conheçamos. Na verdade nem nos conhecemos, pois pensamos que somos e estamos de tal modo seguros nas mãos do Senhor mas quando algum incidente acontece nos abalamos. Na verdade o Senhor que nos conhece sempre tem compaixão de nós. Conhecendo mais e melhor o Senhor Jesus certamente encontraremos mais confiança no dia da angústia.

EXPLICAÇÃO
No texto lido encontramos quatro atributos do Senhor Jesus que provam a Sua divindade e soberania. É importante observarmos que os discípulos e a família enlutada faziam parte daquele grupo de pessoas mais achegadas de Jesus mas que, fica claro que ainda não O conheciam completamente. Todos nós somos medidos e provados em nossa fé e nosso conhecimento da pessoa do Senhor Jesus Cristo através dos eventos pelos quais passamos e como reagimos a eles.

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES

1 - Jesus é Onisciente - João 11:1-15
O texto de João inicia nos dizendo que Lázaro estava enfermo e que quando essa notícia chegou a Jesus ele de imediato disse que a enfermidade não era para morte mas para a glória de Deus (vs 4). Nesse mesmo dia Lázaro morreu, e propositadamente Jesus ficou naquele lugar ainda mais dois dias com seus discípulos quando então ele disse no vs 7: "vamos para a Judéia". Jesus sabia da morte de Lázaro e isso fica muito claro nos versículos lidos, e o Seu desejo era que os discípulos cressem (Jo 11:15).É muito confortante saber que o Senhor sabe tudo que se passa conosco, maravilhoso é descansarmos na certeza de que nosso Mestre não ignora nossas lutas, mas sabe de nossa dor, nosso sofrimento, nossas lágrimas, e em tudo Ele tem um propósito para no nosso bem e a glória de Deus. Nossa insegurança reside em nosso medo de sermos rejeitados, abandonados, esquecidos; e nosso medo provém da nossa falta de fé. Deus não nos rejeita, não nos ignora jamais. Se verdadeiramente estivermos cientes disso, poderemos descansar na certeza de que Ele está cuidando de nós - Mateus 6:8b "porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais". Para alguns discípulos isso ainda não estava muito claro (Jo 11:8,16) dada a insegurança demonstrada em retornar à Judéia. Parece que para eles Jesus não sabia o que estava fazendo. Mas Jesus é oniciente, Ele jamais seria pego de surpresa. Alguns exemplos da onisciência de Jesus:Mc 14:30 "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes". Mc 14:42 "Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima".João 10:18 (A vida) "Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou".

2 - Jesus é Compassivo
João 11:5 "Ora, amava Jesus..."
João 11:33,35 "Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se (...) Jesus chorou".

No texto lido vemos o choro, a agitação e a comoção de Jesus. Seria um erro pensarmos que Ele reagiu assim à morte de Lázaro pois como já vimos no ponto anterior Ele não somente sabia de sua morte há quatro dias antes como programou essa viagem com o intuito de ressuscitá-lo (vs 11).

JESUS CHOROU - Não há dúvidas que Jesus comoveu-se por ver a dor daqueles que Ele amava, Ele se compadece de nós também, quando sofremos Ele está ao nosso lado nos consolando e fortalecendo. Mas o que fica implícito no texto lido é que existe uma outra explicação para as suas lágrimas: Jesus comoveu-se também por causa da reação de seus seguidores que aparentemente não criam em Sua divindade, até aquele momento questionavam a Sua ausência no momento da morte de Lázaro, não aceitavam o fato de sua morte, e parece que não acreditavam, ou sequer cogitavam que Ele fosse capaz de ressuscitá-lo. Todo esse despreparo, essa situação constrangedora, essa cobrança, mostram que eles estavam muito angustiados diante de algo tão previsível como a morte. E pior, tais reações provam que eles não acreditavam na divindade do Senhor Jesus, apesar de tantos e tantos sinais eles ainda duvidavam de Sua divindade e Seu senhorio.Não encontramos no texto pedidos que Jesus lhes aliviasse a dor do sofrimento ou mesmo que se Ele quisesse poderia ressuscitar Lázaro, mas encontramos muita cobrança e dúvidas, em todo o texto. São sete demonstrações de dúvida e desconfiança nEle:

Jo 11:8 "Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?";
Jo 11:16 "Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele";
Jo 11:21 "Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão";
Jo 11:32 "Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido";
Jo 11:36,37 "Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava. Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?";
Jo 11:39 "Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias";
Jo 11:46 "Outros, porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara".

Certamente o Senhor que os conhecia mas como deve ter sido difícil para Ele saber que apesar de tantos sinais maravilhosos que operara ainda havia dúvidas naqueles corações. Mesmo assim nós O vemos se compadecendo de seus seguidores, chorando, agitando-se, comovendo-se, mas não os abandonou em suas fraquezas, amou-os até o fim com um amor inabalável.

3 - Jesus é Onipotente, Soberano
João 11:25,26 "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"

3.1 - Poder sobre a morte espiritual - com essas palavras o Senhor nos dá a resposta acerca da vida e da morte eterna. O problema em questão naquela circunstância não é somente se Lázaro ia ou não ser ressuscitado, isso o Senhor já tinha por decidido (vs 11,15), a questão da qual Ele está falando é da eternidade. Ora se Marta cria em Suas palavras então por que todo aquele desespero? Notemos que a resposta dela no vs 27 foi evaziva, ou seja, ela não respondeu aquilo que o Senhor lhe perguntou: "Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo". Notemos também o que ela disse no vs 39 quando Jesus mandou que retirassem a pedra: "Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias" era como se ela dissesse: "não tem mais jeito". Mas o Senhor também não a condenou por isso, como vimos no ponto anterior Ele é compassivo. No entanto Ele expressou aqui verbalmente a Sua onipotência pois quem é que tem poder sobre a própria morte senão o próprio Deus? Observemos a Sua onipotência também no fato de que Ele ainda não havia morrido e ressuscitado e no entanto afirma categoricamente acerca de Sua vitória sobre a morte e de todo aquele que vive e crê nEle - "não morrerá eternamente". Talvez fosse o momento de todos ali celebrarem a vida eterna em louvores a Jesus, no entanto como já vimos tudo que fizeram foi questioná-Lo.

3.2 - Poder sobre a morte física - essas manifestações de incredulidade não O impediu de ressuscitar Lázaro conforme Ele mesmo tinha planejado. Nada pode deter os planos do Senhor. Vivemos dias em que o homem está cada vez mais sendo elevado a uma posição que ele não tem. A maioria das igrejas dá um enfoque exagerado na fé como um pré-requisito indispensável à ação de Deus e ignoram o fato de que o nosso Deus é soberano, ou seja, Ele faz o que Ele quiser e do jeito que Ele quiser e nada nem ninguém pode detê-Lo. Devemos crer sim, mas não no intuito de cobrar ou querer exigir algo de Deus e sim para permanecermos fiéis a Ele em toda e qualquer situação, mesmo que a Sua resposta não seja exatamente o que estamos esperando. Do mesmo modo que Jesus ressuscitou Lázaro poderia não tê-lo feito e não deixaria de ser quem Ele é. Jesus não curou todas as pessoas, não ressuscitou todas as pessoas... É um terrível erro pensar que Deus só age através da fé e quando ela se manifesta. A prova está exatamente aqui, quando ninguém mais acreditava o Senhor Jesus ressuscitou Lázaro já apodrecido.

4 - Jesus é o Senhor - por isso exige a nossa responsabilidade
Jo 11:39 "Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra";
Jo 11:44 "Desatai-o e deixai-o ir";
Jo 11:40 "Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?".

Como Senhor que Ele é tem poder para fazer o que desejar, no entanto sabemos que Ele nos designou responsabilidades e não podemos fugir delas pois um dia vamos ter que prestar contas a Ele (Mt 25:26,27). Destaco no texto duas áreas em que fica clara a nossa responsabilidade como servos dEle.

4.1 - No crer - Ele ressuscitou Lázaro mesmo sem demonstração de fé dos presentes, no entanto coloca sobre nós a responsabilidade de acreditar nEle se desejamos ver a vida eterna. De nada vale nossa religiosidade, emoções, etc. se não vivermos literalmente pela fé. Afinal a fé deverá ser provada, demonstrada, vivida em todas essas circunstâncias. Mas a fé da qual Ele fala aqui é a fé que nos levará ao Céu - "se creres verás a glória de Deus".

4.2 - No obedecer - A fé produz ação, obediência. Jesus poderia com uma simples palavra fazer com que a pedra fosse removida e as ataduras retiradas, no entanto ele ordenou que removessem a pedra e desatassem Lázaro. Podemos estar muito envolvidos com a obra de Deus (ativismo) no entanto sempre seremos provados em nosso obedecer. Sempre existirão coisas a serem feitas que o Senhor não vai fazer por nós pois é nossa responsabilidade de não somente fazer, mas fazer obedientemente, de coração. Precisamos ser zelosos quanto a isso pois de nada vale dizer que cremos nEle se não lhe obedecemos e cumprimos aquilo que Ele requer de nós.

CONCLUSÃO
Devemos nos preparar para enfrentar as tempestades que virão, isso sempre será uma realidade em nossas vidas. Não compreendemos como e por que muitas coisas acontecem conosco, nem sempre teremos uma explicação racional para tudo que nos acontece, nem sempre teremos uma resposta do tipo "causa e efeito", mas de uma coisa temos certeza: elas virão. E só saberemos qual será a nossa reação quando tais fatos ocorrerem.

O conhecimento de QUEM É Jesus Cristo e Seus atributos fortalece a nossa fé, e esta mensagem deve nos edificar no conhecimento desses atributos. Na certeza da realidade de Sua presença em nosso meio lembremos sempre que:

- Ele é onisciente, isto significa que Ele sabe tudo que se passa conosco, por maior que seja a nossa dor, por mais pesada que pareça nossa provação.
- Ele se compadece de nós não porque mereçamos isso, mas porque nos ama, e Ele nunca vai deixar de nos amar.
- Ele pode resolver qualquer questão, não importa o tamanho, a gravidade, etc, o Senhor é infinitamente maior e mais poderoso e pode resolver qualquer coisa.

Se assim cremos e se essas verdades forem relevantes para nós nossa vida demostrará em pelo menos três áreas:

1 - Agiremos com mais temor pois Ele é onisciente, sabe todas as coisas e até o oculto e o escondido estão-Lhe descobertos, ai de nós se tentarmos esconder alguma coisa dEle pois Ele trará a lume tudo que estiver oculto. Lucas 12:2 "Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido".

2 - Viveremos com mais paz interior, pois aconteça o que acontecer o Senhor nos ama e Seu amor por nós é inabalável, independente do que estivermos passando essa paz vai nos constranger a andar cada vez mais perto dEle, Seu amor nos atrairá para Si, e Ele fará a Sua obra em nós. Jeremias 31:3 "Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí".

3 - Demonstraremos maior segurança no dia da tempestade e da angústia pois o Senhor é onipotente, e isso significa que Ele é poderoso para resolver qualquer situação, Ele é infinitamente maior que o meu problema, e se Ele assim quiser e se for para a Sua glória Ele intervirá e transformará a situação que for necessária. Lucas 18:27 "Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus".
Que nosso temor seja revelado em nossas atitudes.
Que nossa convicção no amor de Deus se fortaleça.
Que nossa fé uma vez provada diante das circunstâncias pelas quais passamos, cresça.
Que sejamos edificados no conhecimento dEle, crendo e glorificando o Seu precioso nome.

Material de apoio:
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999.
CAMPOS, Heber Carlos de. O Ser de Deus e Seus Atributos. São Paulo: Cultura Cristã, 2002. 3ª edição
.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus