EDIFICANDO O SEU MINISTÉRIO

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU / PR
Ministério Kerigma de Louvor e Adoração
Primeira Reunião de Discipulado 04.03.09 - item 1

EDIFICANDO O SEU MINISTÉRIO
"Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo 4:6,7.

O apóstolo Paulo, depois de completar o seu ministério fala de sua partida (morte) deste mundo. Paulo guardou a fé em dois sentidos: foi obediente a ela, e a transmitiu da maneira como a havia recebido. Paulo perseverou na obra do Senhor mesmo em meio a muitas tribulações (2 Co 11:16-33).

Muitos dos que estão no ministério desistem quando aparecem as tribulações, lutas e dificuldades, mas devemos saber que a questão não é começar a obra e sim terminá-la, completar a carreira.

Paulo exorta o seu discípulo Timóteo em suas cartas, sobre alguns perigos no ministério. Entre tantos ensinamentos podemos destacar alguns que são totalmente pertinentes a nós.

Perigos ao ministério de louvor
O ministério de louvor corre perigo quando ministramos mecanicamente, sem lágrimas, com fé fingida e sem o dom de Deus. Em 2 Tm 1:1-14, Paulo fala sobre estes três aspectos.

1) Sem lágrimas, sem quebrantamento de coração – 2 Tm 1:4
Quando foi a última vez que fomos quebrantados e choramos diante de Deus? Quando foi a última vez que choramos pelos perdidos? O nosso ministério deve ser caracterizado por um coração quebrantado! Quebrantamento não é algo externo e aparente, não é um sentimento ou emoção, mas uma decisão! Adoração significa: prostração, rosto no chão, coração quebrantado (Sl 51:17; Lm 3:29). O exemplo de Ana em 1 Sm 1:10-20. Isso é algo que pode ocorrer a qualquer momento, no entanto melhor será em nosso momento secreto com Deus, conforme Mt 6:1-5; Ez 28:14-18.

2) Fé fingida – 2 Tm 1:5
Devemos ter fé e boa consciência naquilo que fazemos (1 Tim 1:19-20). Fé fingida significa pregar aquilo que não se crê. O Senhor sempre fala conosco, mas quanto menos dermos atenção à sua voz menos Ele falará, até chegar ao ponto de não escutarmos mais a Sua voz. Então, perderemos a fé, e como resultado, não iremos mais crer naquilo que pregamos (1 Tim 3:9). Ter boa consciência significa fazer o que é correto aos olhos do Senhor. A boa consciência deve ser avaliada mediante a Palavra de Deus e não apenas na nossa consciência humana (voz interior do coração). Nem sempre a nossa consciência nos acusa, mas isto não significa que estamos 100% corretos.

3) Sem dom – entusiasmo, alegria, poder, unção de Deus – 2 Tm 1:6,7; 1 Tm 4:14
Ministrar sem fogo é quando não existe mais brilho, entusiasmo, unção e paixão pelos perdidos. Acontece quando se cai na rotina do dia a dia. É preciso tomar cuidado com a indiferença (2 Tm 1:7; 4:1-5). Quando isso ocorre surge a vergonha e a timidez (2 Tm 1:8); o pecado (2 Tm 2:22); o desprezo pela Palavra de Deus (2 Tm 1:13); o entristecer ao Espírito Santo (2 Tm 1:14; Ef 4:30).
É preciso que se entenda que quando se fala de entusiasmo, unção e poder de Deus, não se trata de um mero emocionalismo (“oba-oba”), mas de um tipo de alegria responsável que se manifesta em atitudes positivas e construtivas não somente nos momentos de louvor e no culto, mas na vida de cada um, diante de Deus e dos homens.

CONCLUSÃO
Como temos exercido nosso ministério? Com “profissionalismo”? Mecanicamente? Com uma fé irreal? Teatral? Tristes e abatidos? Sem entusiasmo? Sem unção?

Que possamos “construir” nosso ministério de acordo com estas instruções da Palavra de Deus, buscando um coração quebrantado diante de Deus, vivendo uma fé verdadeira, sem fingimento, e no exercício do dom que cada um recebeu de Deus, com entusiasmo, alegria e poder.

E não há outro caminho a não ser através da busca do próprio Deus, pois só Ele pode nos capacitar para o exercício pleno do ministério que nos outorgou.

- Separe um tempo para estar a sós com Deus diariamente em oração;
- Faça um voto de ler a Bíblia pelo menos uma vez ao ano;
- Aprenda a viver em comunhão com Deus em todos os momentos do dia;
- Apesar de fraquezas e dificuldades busque a santificação mais que ouro e riquezas;
- Valorize o seu testemunho de vida dentro e fora da igreja;
- Não se veja como menino (a), mas como homens e mulheres de Deus;
- Cuidado com o diabo, ele é astuto e sabe como destruir seu ministério, ele já foi ministro de louvor;
- Entenda qualidade x quantidade;
- Leve a sério seu compromisso com Deus;
- Regozije-se por ser um escolhido de Deus.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus