MAIS QUE VENCEDORES (5) - SUPERABUNDOU A GRAÇA

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU / PR
Grupos Familiares de Oração e Crescimento
Série de Estudos: “Mais Que Vencedores”

5 – SUPERABUNDOU A GRAÇA
Texto básico: Romanos 5:1-21

“Onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Romanos 5:20.

CONCEITOS BÁSICOS
A graça de Deus é suficiente para qualquer necessidade.

ORAÇÃO INICIAL
(Depois da oração de abertura, dê oportunidade aos que desejarem compartilhar com o grupo os ensinos aprendidos durante o estudo até este ponto. Ou permita-lhes testificar do progresso feito na sua vida espiritual. Pause por um momento para oração silenciosa de agradecimento a Deus pela Sua revelação através da Palavra, e pela verdade que este estudo realçará).

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
Paulo mostrou que a lei tem o propósito de revelar a natureza pecaminosa do homem e tornar-nos cientes da necessidade de salvação pessoal. Em 3:25 o apóstolo declara que Jesus veio ao mundo com a missão de servir de propriciação pelos nossos pecados. E a fé tem por papel aplicar o sacrifício de Cristo aos nossos corações e, portanto, só eu posso exercer fé por mim mesmo.

Paulo continua a examinar mais profundamente a natureza da salvação que Deus nos concedeu. Ele vê em Adão e Cristo respectivamente os símbolos da nossa escravidão e libertação do pecado. O pecado de Adão foi a porta através da qual o pecado invadiu e conquistou as nossas vidas. A morte de Cristo, por sua vez, é a porta através da qual encontramos libertação.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
Será mais fácil compreendermos o capítulo 5 de Romanos se primeiro revermos dois conceitos importantes: graça e reconciliação.

No primeiro estudo dessa série aprendemos que “graça” é o favor imerecido de Deus. Inclui não só a Sua misericórdia no modo como somos tratados, como também a experiência do Seu poder em nossas vidas.

Quando nos é concedida a graça de Deus, não merecemos o que recebemos, e não recebemos o que merecemos.

Hoje em dia falamos de reconciliação quando duas pessoas que pensavam em divorciar-se decidem esquecer o que as separava e permanecer juntas. Esta é uma boa ilustração do significado bíblico. Deus e o homem estão alienados, mas através da morte de Cristo são reconciliados. O conflito é resolvido. Deus veio ao nosso encontro procurando nos reconciliar consigo mesmo, através de Cristo. Ele mesmo tomou a iniciativa, e a nós cabe a responsabilidade de lhe respondermos em fé (2 Coríntios 5:19).

EXPLORANDO A ESCRITURA (Incentivar a participação de todos).
Ler Romanos 5:1-11.
No cap. 5 de Romanos, Paulo enumera os vários benefícios desfrutados por aqueles que foram justificados por fé. (Peça a participação dos presentes descrevendo cada um desses benefícios em cada versículo e dê oportunidade a quem quiser testemunhar de que conscientemente desfruta de tais benefícios).
Vs. 1 – R: viver em paz com Deus;
Vs. 2 – R: estar firme na graça de Deus;
Vs. 2 – R: gloriar-se (regozijar-se, alegrar-se) na esperança da glória de Deus;
Vs. 3 – R: gloriar-se (regozijar-se, alegrar-se) até mesmo nas tribulações;
Vs. 3 – R: aprender a ter paciência;
Vs. 4 – R: adquirir experiência;
Vs. 4 – R: adquirir esperança;
Vs. 5 – R: receber o derramamento de amor do Espírito Santo em seu coração.

Um dos benefícios citados por Paulo é a “paz” (vs. 1). A que tipo de paz você acha que Paulo se refere? R: a paz que somente Cristo pode nos dar (Jo 14:27).

Um outro benefício mencionado é a alegria (gloriar-se = regozijar-se, alegrar-se). Conforme os vs. 2 e 3, cite três razões para o crente regozijar-se. R:
1 – o cristão foi salvo através da graça de Deus que opera por meio da fé.
2 – apesar das lutas e tribulações o cristão está firme em Deus.
3 – o cristão tem a esperança da vida eterna.

No vs. 6 Paulo diz que no passado éramos “fracos”. À luz do texto estudado, qual é o significado dessas palavras?
R: vs. 8 pecadores; vs. 10 inimigos; vs. 18 passíveis de condenação; vs. 19 desobedientes. Em resumo, ele se refere ao tempo antes da conversão.

Os vs. 12 e 15 falam de um homem pelo qual entrou o pecado no mundo e um outro homem pelo qual a graça de Deus abundou sobre muitos. Quem são esses homens? R: Adão e Jesus Cristo.

Conforme o vs. 16, qual é a diferença entre o dom gratuito de Deus e o resultado do pecado de Adão? R: O dom gratuito de Deus é a salvação pela fé em Cristo; o resultado do pecado de Adão é o juízo eterno de Deus sobre os pecadores.

Descreva a relação entre o nosso pecado e a graça de Deus (vs. 20, 21).

APLICANDO A VERDADE
Neste momento pergunte se os presentes se sentem como filhos de Adão, ou como filhos de Deus?

Deus requer que enfrentemos uma decisão. É necessário admitirmos o nosso pecado, que merecemos o julgamento de Deus, e que é impossível com as nossas próprias forças deixarmos de pecar. Porém Deus é fiel e poderoso para nos justificar e nos dar a vitória sobre o pecado através de Jesus Cristo.

Termine o estudo com algum tempo de oração. A aplicação da verdade de hoje constitui uma das decisões mais importantes da vida do crente. Para alguns, este será um tempo de orações de gratidão por tudo que Deus fez em suas vidas. Para outros talvez seja o momento de se decidirem por seguir a Cristo.

Extraído e ampliado de:
“Mais Que Vencedores – Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos – Romanos” de John M.Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus