O ANDAR DOS VENCEDORES

O ANDAR DOS VENCEDORES

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 01.03.09

TEXTO BÁSICO - COLOSSENSES 2:6,7
"(6) Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim ANDAI nEle, (7) NEle radicados (arraigados, enraizados) e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ação de graça."

EXÓRDIO
O verbo andar / caminhar é uma forte figura usada na Bíblia como modelo de vida. Jesus disse “Eu sou o caminho...”, Paulo “vede prudentemente como andais...” e assim por diante existem diversas lições na Palavra de Deus através dessa figura de linguagem. Em síntese, andar é viver. A pergunta que se faz é: como temos andado? Exemplos: criança / adulto, deficiente físico / saudável, bêbado / sóbrio, soldado / pacificador.

EXPLICAÇÃO
O Apóstolo Paulo escreveu essa carta aos Colossenses com objetivo de combater alguns erros que havia na igreja de Colossos: costumes judaizantes (2:11-16); adoração de anjos (2:18). Tais crenças tinham a influência dos judeus e dos gregos e afetava a vida da igreja Paulo enfatiza a pessoa e a obra de Cristo, Senhor da criação e cabeça da igreja, e a união do crente com Ele.

ARGUMENTAÇÃO
O vs. 6 nos exorta a andarmos no Senhor assim como o recebemos. O sentido aqui é o de permanecermos na mesma fé e alegria do primeiro amor, momento em que fomos convertidos de nossos pecados para o Senhor. O versículo termina dizendo “assim andai nEle.” Paulo vai falar em seguida no vs. 7 sobre COMO devemos andar nEle (em Cristo). ASSIM, isto é o que vai ser falado em seguida. Paulo usa duas figuras que ilustram nossa vida espiritual que está oculta em Deus e que reflete o conhecimento que temos de Deus – arraigados e edificados em Cristo; e termina usando duas expressões que falam sobre como essa vida será manifesta ao mundo: confirmados na fé e crescendo em ações de graças.

1 – NEle radicados (arraigados, enraizados).
Aqui, como em outros textos, somos comparados a plantas. A parte externa seria comparável à folhagem e aos frutos, e as raízes seriam comparáveis àquilo que não é visível em nós, nosso coração, mas que é o que nos dá subsistência, nos alimenta e nos mantém de pé. Precisamos estar com o nosso coração enraizado em Cristo. Para uma boa compreensão do que isso significa. Toda planta tem raízes, sem elas não haveria vida, pois são as raízes que captam a água e a umidade do solo. Existem diversos tipos de raízes, elas sempre estão escondidas debaixo da terra, onde não se vê.

Conforme Mateus 13:5,6 (Parábola do Semeador) pode haver planta com pouca raiz:
“E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.”
E nesse caso não permanecerá por muito tempo, conforme os vs. 20,21 dizem:
“O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende (escandaliza).”

Conforme Salmo 1:3 a árvore plantada junto às águas no devido tempo dá o seu fruto e a folhagem não murcha. Mas como isso acontece? Como vencer a sequidão do mundo, dos problemas, das dificuldades? A resposta está em viver-se junto à corrente de águas vivas e conforme Jr 17:8, através da raízes buscar o frescor da água que dá vida:
“Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”

Resta-nos avaliar nosso coração se o mesmo está arraigado em Cristo ou não, e se não estiver precisamos nos esforçar para que isso aconteça. Obs.: as raízes não surgem de um dia para o outro, mas levam um tempo para surgirem e se fortalecerem.

2 – NEle edificados.
Esta segunda expressão é usada com freqüência na Bíblia e nas igrejas de um modo geral para falar da nossa edificação espiritual. É feita uma comparação direta de nossa vida espiritual com a construção de uma casa, ou um edifício. A Bíblia é muito rica nesse aspecto. Por exemplo, em Mateus 7:24 o Senhor Jesus nos diz:
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”
Aqui constatamos que estar edificado em Cristo é ouvir a Sua palavra e praticá-la, esta pessoa é sábia, prudente. O oposto disso é aquele que ouve a Palavra de não a pratica, chamado aqui de insensato (vs. 26). Como todas as nossas ações e decisões têm conseqüências, o vs. 25 nos esclarece que essa atitude de fé em alicerçar e edificar a vida sobre a Palavra de Deus trará segurança, firmeza, paz e conforto no dia em que as tempestades vierem:
“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”
No entanto, o vs. 27 nos diz que aqueles que não edificaram suas vidas na rocha que é Jesus, sofrerão neste dia:
“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”

Um outro texto que nos chama a atenção sobre estarmos edificados em Cristo é Lucas 20:17b que nos diz:
“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.”
Esta expressão referindo-se a Cristo como pedra de esquina aparece em pelo menos outros 4 textos no Novo Testamento e outros no Velho Testamento. O que significa? Significa a pedra angular ou pedra fundamental de um edifício. Seria um tipo de comparação com o alicerce de uma construção moderna, porém naquele tipo de edificação a pedra angular era de extrema importância pois toda a edificação estaria apoiada nela. Obs.: notar a profundidade em que são colocados os fundamentos de algumas construções. Isso demanda esforço, determinação e estar resoluto em se alcançar este objetivo. Mas o texto diz que os construtores rejeitaram esta pedra angular (!!!). Certamente esta edificação não ofereceria nenhuma segurança sem a pedra angular. O sentido disso é que se a nossa vida não estiver edificada sobre Cristo ela não permanecerá, mas sucumbirá. Cabe a nós edificarmos nossa vida nEle.

Mas examinando Mateus 23:27 vemos que estarmos edificados nEle também tem a ver com o nosso interior:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.”
Os escribas e fariseus julgavam-se a nata dos espirituais, aqueles que conheciam bem a Palavra de Deus e que sabiam guardar todos os rituais e costumes judaicos. Mas Jesus disse claramente a que eles eram comparáveis: a sepulcros caiados que exteriormente eram belos, mas interiormente estavam cheios de podridão e morte. Toda aquela religiosidade estava alienada de uma vida de singelo amor e temor a Deus. Por isso que eles praticavam todo tipo de impiedade em nome de Deus e em seu exibicionismo não percebiam o quão longe estavam de Deus.
Precisamos avaliar se a nossa conduta é de fato espiritual ou se somos semelhantes àqueles fariseus que tinham apenas aparência, mas estavam corrompidos em seu interior.

CONCLUSÃO
Se assim procedessem aqueles irmãos, então Paulo diz que duas coisas estariam acontecendo com eles:

1 – Eles estariam sendo confirmados na fé (como fostes ensinados / instruídos), isto é tudo aquilo que ele havia ensinado a eles estaria surtindo efeito em suas vidas, haveria uma confirmação da fé que eles um dia haviam recebido.

2 – Estariam crescendo em ação de graças. Isto significa que o progresso espiritual deles se daria com base no que já chegaram a conhecer de Cristo, sua obediência agora estaria embasada em sua gratidão a Deus e não em culpa e frustração.

É importante notar que esses princípios tem mais a ver com a nossa responsabilidade diante de Deus do que com a Sua soberania. É somente através da soberana vontade e poder dEle que poderemos alcançar essas bênçãos, mas depende também de nos esforçarmos para as obtermos.

Vivemos em um mundo corrompido pelo pecado que está cada vez mais distante de Deus e de Seus preceitos, e fomos chamados para viver nesse mundo, nessa época da história, nesse país chamado Brasil, que é tão vasto, rico, belo, mas tem seus costumes e cultura tão mergulhados na idolatria, no pecado e na corrupção. Faz-se necessária uma análise de nosso andar, nosso viver. Que não sejamos influenciados, manipulados por essa cultura, mas que tenhamos raízes profundas em Cristo onde vamos encontrar forças não somente para sobreviver, mas teremos EM CRISTO uma vida radiante e vigorosa.

S.D.G.

Material de apoio:
Pequena Enciclopédia Bíblica
Bíblia de Estudo de Genebra
A Bíblia Anotada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus