O CONVITE DA GRAÇA DE CRISTO




“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.

O nosso Deus é um Deus de amor, graça e justiça. Ele não pode suportar o pecado, mas também não tem prazer na morte do pecador. Por isso Ele escolheu para Si um povo, um povo que Ele ama e para o qual proveu os meios através dos quais salvará esse povo. No texto lido Jesus faz o Seu famoso CONVITE DA GRAÇA, onde expressa claramente o que Ele requer de Seus seguidores e quais os benefícios recebidos por todos aqueles que aceitam o Seu convite.

O Evangelho de Mateus é o primeiro livro do NT, embora tenha sido escrito depois de Marcos. Este é o único livro do NT escrito, originalmente, em hebraico. Foi escrito para os judeus, visando responder às suas indagações sobre Jesus de Nazaré. Este evangelho, mais do que qualquer outro, faz a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. Há nesse livro cerca de 65 citações do Antigo Testamento. Algumas divisões importantes de Mateus são: o Sermão do Monte (capítulos 5 – 7) que inclui as Bem-Aventuranças (5:3-12) e a Oração do Senhor (6:9-13); as Parábolas do Reino (cap. 13) e o Sermão Profético, que trata de eventos futuros (caps. 24,25). (P.E.B. / A.B.N.).

Este CONVITE DA GRAÇA DE CRISTO é tríplice, isso é facilmente verificado através das três expressões verbais que o compõe. Para aqueles que aceitam esse convite maravilhoso o Senhor faz duas promessas. É o que veremos a seguir.
1 – VINDE A MIM (28a)

A primeira parte desse tríplice CONVITE DA GRAÇA DE CRISTO é para que nos aproximemos dEle, nos acheguemos a Ele. “Vinde a Mim” = venha a Mim, achegue-se a Mim, aproxime-se de Mim, abra o seu coração para Mim e receba a salvação. Muitos há que estão perto da Palavra do Senhor, alguns até dentro das igrejas, mas espiritualmente estão longe dEle. Vivem como simpatizantes do Evangelho, amigos do Evangelho, mas não são filhos de Deus, não passaram pela cruz de Cristo, não receberam a purificação do sangue e não têm o selo da promessa do Espírito Santo de Deus. Por isso o Senhor Jesus faz esse convite, VINDE A MIM E RECEBA A SALVAÇÃO.

Deus é especialista em restaurar vidas, aqui Ele fala de um modo especial com aqueles que estão cansados, sobrecarregados e oprimidos. Aqueles que estão no fundo do poço, amargurados, entristecidos, sem paz, inseguros, infelizes, aqueles que sabem que precisam de Deus e que sem Ele não podem ter paz. Esses quando se arrependem de seus pecados e recebem a salvação que Cristo dá passam da perspectiva de morte para a vida.
Muitas pessoas no mundo estão vivendo dessa maneira, mas não crêem em Jesus, pensam que Deus não pode fazer nada por eles, não querem a ajuda do Senhor, não querem ser salvos, não querem se converter, pensam que podem resolver seus problemas sem Deus. O Senhor é misericordioso, mas nos diz em Hb 3:15

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações...”

Como você está hoje, longe de Cristo ou perto de Cristo? As outras duas partes dessa mensagem mostrarão se estamos perto ou longe dEle.

2 – TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO (29a)

A segunda parte desse tríplice CONVITE DA GRAÇA DE CRISTO é para que tomemos sobre nós o Seu jugo. O que isso significa? Significa submeter-se totalmente a Ele, assim como Ele é submisso ao Pai celestial. Aquele que se aproxima de Cristo em arrependimento e fé, recebe a salvação que Ele dá e toma sobre si o Seu jugo, isto é, submete-se a Ele.

“O jugo é uma canga (parelha) com que se jungem os bois para puxarem o arado ou o carro. Quer dizer, figuradamente, dominação, sujeição.” P.E.B.

O jugo é uma figura muito rica, ele nos ensina grandes lições:
Submissão, obediência – aquele animal iria obedecer ao seu dono;
Trabalho – a canga era colocada no animal para o trabalho;
Limitação – não é em qualquer lugar que aquele boi poderia ir ou fazer.

Mas o Senhor nos diz algo mais acerca do Seu jugo no vs. 30:

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

“Leve e suave”, essas são duas características do jugo de Cristo, quer dizer que servi-Lo não é pesado ou difícil demais. Ao tomarmos sobre nós o Seu jugo recebemos forças para caminhar e Ele mesmo nos ajuda nessa tão importante tarefa. Tomar sobre si o jugo do Senhor é obedecer aos Seu mandamentos e os Seus mandamentos não são penosos.

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.” 1 João 5:3.

Totalmente oposto ao jugo de Cristo, o jugo do pecado é pesado, violento, e destruidor. Aqueles que não se submetem ao jugo de Cristo acabam sendo subservientes a uma vida de pecado.

Ao sermos aceitos por Cristo, assumimos uma posição de submissão, sujeição, trabalho e limitação. A grande diferença é que nós mesmos é que temos que tomar sobre nós mesmos o Seu jugo, espontaneamente, de nossa própria vontade. Como já vimos essa é uma das características daqueles que se aproximam de Cristo. Surge aqui uma distinção muito clara daqueles que obedecem a Cristo.

3 – APRENDEI DE MIM (29b)

A terceira parte desse tríplice CONVITE DA GRAÇA DE CRISTO é para aprendermos com Ele. A vida cristã é uma caminhada de aprendizado, estamos constantemente aprendendo novas lições com o Senhor. Ele é o nosso Mestre eterno, e está sempre pronto e disposto a nos ensinar. É uma grande benção ter Cristo como professor? Sim, todos diriam, mas muitos há que não desejam aprender as lições que o Senhor nos ensina. Por isso afirmamos que esta é um sinal daqueles que verdadeiramente se aproximam de Cristo, eles estão dispostos a aprender com Ele aquilo que ele quiser ensinar.

Um dos grandes problemas do aprendizado é que o aluno muitas vezes não tem interesse em aprender e vencer novos obstáculos. Permanecem o ano todo na escola brincando e bagunçando, a escola para eles é um passeio, não querem aprender, não tem a visão do que poderiam obter na vida se fossem dedicados aos seus estudos. E vão colher o que estão semeando, vão pagar um alto preço por seu desinteresse. Na igreja ocorre um fenômeno semelhante, pois muitas vezes falta-nos interesse em aprender as lições que o Senhor tem para ensinar. A começar pela leitura da Bíblia Sagrada, quantos há que não desejam lê-la com dedicação, amor e fé? No nosso país ocorre um outro fenômeno que é o crescimento das igrejas cujos líderes não somente não se preocupam em ensinar a Palavra, mas aproveitam-se da ignorância de seus seguidores.

Quais são as lições que o Senhor Jesus está nos ensinando nessa noite? Você já sabe o que Ele quer te ensinar? Você já ouviu a Sua voz em seu coração lhe dizendo o que Ele quer que você aprenda?

No vs. 29 Ele nos fala sobre duas lições essenciais na vida cristã: mansidão e humildade.

“...aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...”

Duas verdades nas quais todos seremos provados. Como agimos diante das circunstâncias que nos cercam? Como agimos e reagimos? Ao tomarmos sobre nós o jugo de Cristo precisamos aprender a viver em mansidão e numa atitude de humildade. Muitos dizem: eu sou nervoso, sou assim mesmo... Mas Cristo é quem nos transforma. Se não temos sido transformados é porque algo está errado conosco, não com Ele, pois Ele é fiel.

Isso nos ensina mostra que Ele vai transformar nosso temperamento, pois todo aquele que se verdadeiramente aproxima dEle, que é convertido, que toma sobre si o Seu jugo, É TRANSFORMADO POR ELE.

Essa atitude não é mera religiosidade, algo exterior, formal. É muito mais que isso, precisa ser DE CORAÇÃO.

CONCLUSÃO

Todos aqueles que aceitam esse maravilhoso CONVITE DA GRAÇA DE DEUS, recebem da parte de Deus duas promessas maravilhosas:

Vs. 28b – “Eu vos aliviarei”
Vs. 29c – “Achareis descanso para as vossas almas”.

O crente não vive mais atribulado de espírito, sem paz, sem sossego, mas ele recebe diretamente de Cristo o alívio e o descanso.

Quantas vezes estamos abatidos e tristes, cansados, sobrecarregados, oprimidos e desanimados, e nos aproximamos dEle, em humilde oração e fé, e somos imediatamente atendidos.

Basta pedir socorro: “por favor, ajuda-me Senhor” e Ele diz em João 6:37
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”

Nessa noite, atenda ao convite da graça de Deus, venha como estás, entregue-se a Jesus Cristo, receba a salvação, tome sobre si o jugo dEle, aprenda com Ele, ele te abençoará, te aliviará, te dará descanso, paz, a alegria verdadeira que o mundo não pode te dar, Ele te dará a vida eterna. Que Deus te abençoe.

Pr. Paulo Sergio da Silva
Culto vespertino 15/03/09
IPB de Porecatu / PR.

Material de apoio:
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica
ABN – A Bíblia Anotada.
SDG!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus