OS PRISIONEIROS DAS TENSÕES - COMPORTAMENTO

Por: Rev. Naamã Mendes

Quase todo ser humano está debaixo de tensões emocionais profundas. Encontrar suas origens não é difícil, difícil é encontrar respostas que ajudem as pessoas a viverem melhor e aliviadas destas tensões. Aqui neste pequeno espaço pretendemos apontar um caminho.

Origem das Tensões

Troca rápida de valôres – os valôres são trocados de forma muito rápida em todas as circunstâncias. O avanço da tecnologia e das ciências; caminhando no mesmo ritmo da fome da miséria, da imoralidade da desumanidade minam valôres familiares e a própria estrutura social. Temos dificuldades enormes de adaptação às mudanças profundas que envolvem o mundo do nosso tempo. O homossexualismo, a aids, a troca de casais, a imoralidade, os ganhos desonestos, o triunfar da picaretagem, etc., nos questionam sempre: vale a pena ser digno? Quando somos gente digna, surge então dentro de nós uma sensação de “mal estar”, de “estranho no ninho”, de ET. Como se não fossemos terrenos, humanos; juntamente com esta sensação vem uma ansiedade vaga, inexplicável, persistente e indefinida. Conflitos gerados pela vida moderna – apesar das ciências afirmarem que o homem gosta de viver em grupo, parece que o homem moderno não sabe viver relacionamentos felizes, saudáveis. As lutas interiores para aceitação de outros seres humanos, mesmo daqueles que não são próximos, é muito grande. Há uma luta intensa, às vezes velada, outras vezes muito explícita, pelo poder entre pessoas, grupos, famílias e nações. Por isso parte das relações familiares se deterioram no nosso tempo porque todos querem o comando.

A pressão para o consumismo – os meios de comunicação nos empurram ao consumo. Compramos o que não precisamos e o pior, o que não queríamos. A cada dia as pessoas são confundidas com os objetos: a mulher é trocada como se troca um televisor. O cigarro na boca ao invés de dar câncer, é sucesso. A pinga que provoca cirrose é o “bicho bom”. O bom camarada é uma cerveja. Muitas pessoas se encontram para encher a cara, não para conversar, e assim por diante. Na verdade somos levados a comprar, hipotecar, vender a nossa consciência e agir inconscientemente num consumismo desenfreado e, à medida que agimos assim, deixamos de ser gente normal, nos confundindo com os objetos. Neste dilema entre ser humano, sensível, amigo, leal, zeloso com a vida e ser um objeto, insensível, inimigo, desleal, não cuidadoso com a vida, nascem grandes e profundas tensões, angústias e problemas.

Excesso de preocupação quanto ao futuro – no tempo em que vivemos é natural que haja uma certa preocupação quanto ao futuro. Entretanto há muita gente que vive ansiosa pelo futuro. Não considera o passado, não vive o presente, persegue o futuro com a tenacidade que deveria viver o presente. Essas tensões geram problemas gravíssimos, além dos que mencionamos acima, termina levando muitos indivíduos ao consumo das drogas, aos narcóticos, à perda dos valôres essenciais, à destruição da família, às doenças mentais e aos trágicos acidentes, num círculo vicioso interminável. As tensões, suas origens e conseqüências servem principalmente para mostrar que não temos total controle sobre nós mesmos.

Pistas para Alívio das Tensões

1º) Um entregar-se a Deus – a maior dificuldade das pessoas é entregar-se a Deus. Entregam-se, isto é, confiam suas vidas a um “Boeing”, à tele-sena, ou a coisas parecidas, mas não são capazes de acreditar em Deus. A Bíblia diz: “entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.”

2º) Confia nEle – a grande questão do nosso tempo é que os homens confiam demasiadamente em si mesmos; nos seus projetos, em suas tecnologias. Entretanto a situação é cada vez mais difícil, complicada, desesperadora. Chegou o tempo de gritar e pedir socorro a Deus.

3º) ... e o mais Ele fará – apesar de toda a fome que alcança o mundo, apesar de toda insegurança que bate nos quatro cantos da terra, apesar do medo que toma conta das pessoas. Quem entrega o caminho, confia em Deus, sabe que Deus é Senhor da história e da vida e por esta razão pode descansar, não tem o que temer.

Naamã Mendes
Pastor da Igreja Presbiteriana Cristo Rei - Boston / EUA

www.presbiterianacristo.rei.org
É autor do livro “Igreja: Lugar de Vida”

naamabr@comcast.net



Publicado com permissão do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus