DÍZIMO, VERDADES E MENTIRAS


DÍZIMO, VERDADES E MENTIRAS
Por: Rev Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Escola Bíblica Dominical 26.04.09

TEXTO BÁSICO: Malaquias 3:8-10
"8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida."

Será que tudo que se prega atualmente acerca do dízimo é verdade? Infelizmente não! Existem muitas heresias e aproveitadores. Mas por outro lado é grande o número de crentes que não dão o dízimo e nem as ofertas. O que a Bíblia diz sobre isso?

1 – QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE DÍZIMO E OFERTA?
R: Dízimo a décima parte de tudo que ganhamos e pertence a Deus, nós lhe devolvemos por temor, fé e obediência. Oferta é tudo que damos por amor e gratidão a Deus.

2. QUEM DÁ O DÍZIMO FICA COM 90%?
R: Não, ao devolvermos o dízimo ficamos com 100% do que é nosso visto que o dízimo (10%) pertence a Deus.

3 – O QUE É “ABRIR AS JANELAS DO CÉU” E “DERRAMAR BENÇÃO SEM MEDIDA”?
R: O Senhor promete abençoar os que são fiéis em tudo, inclusive no dízimo e nas ofertas. Certamente Deus pode fazer-nos prosperar materialmente, mas não podemos avaliar o valor do amor, da paz, da família, da saúde e acima de tudo, da salvação. Essa é a bênção sem medida de Ml 3:10, e que nos mostra que dizimar e ofertar é algo totalmente espiritual. Mas ninguém pense que pode barganhar com Deus, Ele não se deixa escarnecer (Gl 6:7).

4 – DEUS VAI DEVOLVER 100 VEZES MAIS O QUE DERMOS?
R: Alguns pregadores modernos estão usando Marcos 10:29,30 dizendo que Deus vai recompensar 100 vezes mais o que dermos na igreja. Isso é uma mentira! O sentido desse texto é figurativo de “muitas vezes mais”, conforme Mateus 19:29 e Lucas 18:30. A benção do Senhor é que enriquece Pv 10:22.

5 – O DÍZIMO É VÁLIDO PARA OS NOSSOS DIAS?
R: Sim! Jesus não aboliu o dízimo, pelo contrário, nos ensinou em Mt 23:23 que é um dever nosso. Devemos dar a Deus o que é de Deus (Mc 12:17). A viúva pobre deu tudo que possuía Mc 12:41-44. Nesse caso, dízimar é o mínimo que fazemos. Por fé devemos consagrar tudo a Deus e dar o nosso melhor em Sua obra.

S.D.G.

Comentários

  1. Sim, mas pelo que sei o dizimo deve ser entregue aos levitas da casa de DEUs isso era feito no velho testamento.
    e o dizimo nunca foi referido como dinheiro sempre legumes animais e naquele tempo ja existia dinheiro.
    Porem quem recebe hoje são os pastores.
    Se temos que trazer o dizimo que ´r do velho testamento teremos que trazer todas as tradisões ex: Quardar o sabado e muitos outros.
    se eu estiver errado me corrige.
    edilson.estacio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Edilson, a questão está explicada no item 5 do estudo. Acontece que o Senhor Jesus não aboliu o dízimo mas o ensinou (Mt 23:23). Qto às demais tradições, a Bíblia diz que não estamos debaixo da lei e sim da graça (Rm 6:14). Guardamos os preceitos morais da lei, não a parte ritualística. Qto ao que vc disse sobre os pastores receberem os dízimos, no meu contexto eu desconheço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus