INSTRUÇÕES FINAIS – A GRANDE COMISSÃO


INSTRUÇÕES FINAIS – A GRANDE COMISSÃO
Por: Rev Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 19.04.09 - item 1
Culto vespertino 26.04.09 - itens 2 - 4

TEXTO BÁSICO: Mateus 28:18-20.
"18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade Me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação do século.”

INTRODUÇÃO / EXÓRDIO
O que você diria para os seus familiares se fosse fazer uma longa viagem? Além das palavras de despedida, abraços e beijos, certamente você faria algumas recomendações. “Filhos obedeçam vossa mãe, não briguem e não se esqueçam de alimentar os animais” diria um pai de família. “Dia tal temos tantas contas a pagar, lembre-se de fazer aquele contato com os fornecedores” talvez dissesse o diretor de uma empresa. Quando o Senhor Jesus ressuscitou, antes de subir ao Céu, Ele também deu instruções aos Seus discípulos e consequentemente à Sua igreja, que somos nós. É sobre isso que iremos meditar e refletir nessa noite: AS INSTRUÇÕES FINAIS DO SALVADOR - A GRANDE COMISSÃO DA IGREJA.

EXPLICAÇÃO
“A ressurreição corpórea de Jesus é central para a fé cristã. Registrando as aparições após a ressurreição, o Novo Testamento não deixa dúvidas quanto ao acontecimento. São registradas 11 aparições do Senhor Jesus ressurreto:
- Na região de Jerusalém foram 6 aparições:
Para Maria Madalena – Mc 16:9; Jo 20:11-18;
Para outras mulheres – Mt 28:8-10;
Para Pedro – Lc 24:34;
Para dez discípulos – Lc 24:36-43; Jo 20:19-25;
Para os onze, incluindo Tomé – Mc 16:14; Jo 20:26-29;
Na Sua ascenção – Mc 16:19-20; Lc 24:50-53; At 1:4-12.
- Para os discípulos na estrada de Emaús – Mc 16:12-13; Lc 24:13-35.
- Na Galiléia – Mt 28:16-20; Jo 21:1-24.
- Para quinhentas pessoas – 1 Co 15:6.
- Para Tiago e os apóstolos – 1 Co 15:7.
- Para Paulo na estrada de Damasco – At 9:1-6; 22:1-10; 26:12-18; 1 Co 15:8.”

(BEG).

O texto que lemos está registrado em uma dessas aparições de Jesus, quando Ele manifestou-se na Galiléia.

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
As instruções que Jesus deu aos Seus discípulos momentos antes de ser assunto aos Céu, foram dadas, consequentemente a nós também, pois somos o seu povo. Esta é a chamada GRANDE COMISSÃO da igreja. Mas que instruções são essas? Qual é a GRANDE COMISSÃO da igreja?

1 – IDE (vs. 19).
A primeira ordem que o Senhor deu a Seus discípulos foi a ordem de irem evangelizar os povos. Em Marcos 16:15 encontramos as seguintes palavras do Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Então a vontade do Senhor é que a igreja não se acomode, não caia na rotina da religiosidade, mas que sempre tenha da parte de Deus uma mentalidade evangelística, que é o nosso objetivo de existirmos na face da terra. A oferta missionária que a igreja arrecada todo terceiro domingo é um modo de cumprir essa ordem do nosso Mestre amado. Pois se não podemos ir ao “mundo” podemos ajudar quem está indo, quem o Senhor permitiu sair de seu contexto e seguir no cumprimento dessa missão que é não exclusiva do missionário, mas da igreja, de todos nós. Então essa é uma ordem missionária! Precisamos estar atentos a isso, pois quando o Senhor proferiu essas palavras, estava nos dando a Sua ordem, a Sua comissão. Agora somos comissionados dEle, temos uma missão: IR.

Muitos dizem:
"MAS COMO E ONDE IR? NÃO SOU CAPAZ E NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR!"
Para aqueles que desejam obedecer o IDE de Jesus... Em Atos 1:8 temos a instrução do Senhor:
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Começa no lugar onde estamos, nossa Jerusalém, depois a nossa região, nosso estado, país, e mundo. Isso significa que somos missionário do Senhor em qualquer lugar que formos ou habitarmos e que missionário na sua essência não é somente aquele que via a lugares distantes, mas todo que tem sobre si essa incumbência, essa ordem: TODOS OS SERVOS E SERVAS DE DEUS. Não somos capazes, mas o Senhor é quem nos capacita a realizarmos a Sua obra. O Senhor não escolhe capacitados, Ele capacita os Seus escolhidos.

Existem três maneiras de se cumprir essa ordem do Senhor: INDO, ORANDO e CONTRIBUINDO. (Exemplificar o IR e o CONTRIBUIR com um resgate de acidentados em um abismo, enquanto alguns descem pendurados em cordas outros precisam segurar as cordas).

2 – FAZEI DISCÍPULOS (vs. 19).
A segunda ordem do Senhor, que constitui a Sua Grande Comissão, é o discipulado. A vontade dEle é que a igreja não somente evangelize mas ensine a Palavra de Deus aos convertidos. Esse ponto da Grande Comissão é vital, pois dele depende o crescimento real da igreja através do conhecimento da Bíblia Sagrada, pois ela é a Palavra de Deus revelada a todo aquele que nEle crê. O amadurecimento da fé e o crescimento espiritual, vem somente através da apropriação das verdades eternas que nos foram reveladas na Bíblia. Portanto “fazer discípulos” é primordial para a vida da igreja.

O centro da vida da igreja não é o louvor, os hinos ou a oração. Ainda que tudo isso seja essencial, o centro é a PALAVRA DE DEUS. Quando vamos dar um estudo ou pregar um sermão jamais iremos dizer o que achamos, mas o que a Bíblia diz sobre aquilo. E se a Bíblia não diz algo, nós também não podemos ir além, com o risco de falarmos heresias.

Hoje em dia muitas igrejas não pregam a Bíblia somente, mas adicionam uma série de conceitos e idéias que não estão contidos na Palavra. Daí a necessidade de cada um conhecer bem a Bíblia, para que jamais venha a cair nas armadilhas do inimigo. Você tem lido a Bíblia diariamente?

Como tem sido a sua participação da vida da igreja? Você é um crente domingueiro? Ou é daqueles que não perdem uma oportunidade sequer para estar reunido e buscar a Palavra de Deus em sua vida? A igreja tem uma programação cheia, todos os dias praticamente temos oportunidades de estarmos juntos buscando o crescimento e o desenvolvimento da fé. Não fique de fora, enquanto você for abençoado com a saúde, se possível participe.

3 – BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO (vs. 19).
A terceira tarefa da igreja é batizar aqueles que foram salvos. Entendemos aqui uma cronologia: conversão, discipulado e batismo. O batismo é um sacramento instituído por Cristo, e é necessário como rito cerimonial que marca a entrada do convertido no Corpo de Cristo que é a Sua Igreja. Por isso que o Senhor, em Mc 16:16, nos diz: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Aqui, no vs. 19, nos é revelada uma doutrina essencial da fé cristã, a DOUTRINA DA TRINDADE. O próprio Senhor Jesus foi quem nos deu essa doutrina e essa instrução: “UM DEUS (nome) que subsiste em TRÊS PESSOAS: Pai, Filho e Espírito Santo. Cada um dos três é distinto dos demais; cada um possui todos os atributos divinos; no entanto os três são um.” (ABA).
“Os que se tornaram discípulos são batizados em nome do Deus Triúno. Os discípulos são batizados nesse nome porque pertencem a Deus, foram introduzidos na nova aliança que expressa a vontade do Deus Triúno.” (BEG).

O batismo e a profissão de fé são tão essenciais para a vida da igreja que somente são considerados MEMBROS da igreja aqueles que foram batizados e que fizeram a sua Pública Profissão de Fé. Todos que crêem em sua salvação e desejam ser batizados precisam procurar o pastor da igreja para que possam ser instruídos através de um discipulado, e cumpram este sacramento que foi estabelecido por Deus em Sua Palavra.

4 – ENSINANDO-OS A GUARDAR TODAS AS COISAS QUE VOS TENHO ORDENADO (vs. 20).
A quarta e última parte da GRANDE COMISSÃO, seqüencial ao discipulado e ao batismo, trata de uma tarefa ininterrupta na vida da igreja, que está estreitamente ligada ao acompanhamento, aconselhamento e ensino. Trata-se da SANTIFICAÇÃO.

“Os discípulos não são ensinados simplesmente em que devem crer, mas também em como devem obedecer. Jesus ensinou a santidade prática.” (BEG).

É dever de toda a igreja ajudar a todos que aprendam a guardar TODAS AS COISAS que o Senhor Jesus ordena em Sua Palavra, mas especialmente daqueles que se acham incumbidos do ensinamento da Palavra. É tarefa SIM, especialmento do pastor e presbíteros, mas também acham-se incumbidos dessa responsabilidade os professores da Escola Bíblica Dominical, e líderes de departamentos, e todos que tem a incumbência da Palavra, o preparo e a dedicação para que seja vaso, instrumento útil nas mãos de Deus através do ensinamento da Palavra de Deus.
Mas é também obrigação de cada um, buscar adquirir o conhecimento e o crescimento espiritual. Ninguém pode tentar colocar sobre a igreja, sua liderança, a responsabilidade total por seu crescimento (ou não) pessoal na fé e desenvolvimento espiritual.

Uma coisa é certa e verdadeira: todos os que buscam a Sua face com sincero coração alcançam o conhecimento e aprendem a obedecer. Mas é necessário que aquele que tem dificuldades se esmere mais, e até busque ajuda através do aconselhamento pastoral onde poderá ser ajudado em suas lutas.

Certamente essa missão não é simples ou curta, mas complexa e duradoura. Exige fé, dedicação e determinação de todos servos de Cristo.

CONCLUSÃO
A GRANDE COMISSÃO não é tarefa fácil. Vivemos em um mundo incrédulo, que vive mergulhado nas trevas do pecado, debaixo poder de satanás. Mas esta é a ordem o Senhor. Como vamos cumprir essa ordem tão importante e tão difícil? Temos condições de fazer isso por nós mesmos? Certamente NÃO!

O Senhor Jesus sabe de nossas fraquezas, por isso que Ele disse no vs. 18
“Toda autoridade Me foi dada no céu e na terra.”
E no final do vs. 20:
“E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”

Assim a Igreja do Senhor persevera em sua luta contra o mal e no cumprimento de sua missão. Cientes que estamos amparados por Ele e que Ele tem todo poder e autoridade, e que está conosco todos os dias, estejamos dispostos a cumprir a Sua GRANDE COMISSÃO:
· INDO;
· FAZENDO DISCÍPULOS;
· BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO;
· ENSINANDO-OS A GUARDAR TODAS AS COISA QUE ELE NOS TEM ORDENADO.

Material de apoio:
ABA – A Bíblia Anotada;
BEG – Bíblia de Estudo de Genebra;
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus