O REINADO EXEMPLAR DE JOSIAS

2 Reis 22 – 23:30

INTRODUÇÃO
Ao estudarmos a história deste notável rei de Judá, constatamos dentre tantas lições que foi o próprio Deus quem preservou a fé no coração de Seu povo. Quantas situações ocorreram e quantas vezes maus reis dominaram sobre este povo adorando ídolos e deuses falsos e trazendo sobre si a ira de Deus. Mas constantemente vemos Deus indo em direção ao Seu povo e restaurando-lhes a fé, como no caso do rei Josias. Curiosamente ele começou a reinar com apenas 8 anos de idade (vs 1), mas foi dezoito anos mais tarde, aos 26 anos que ele começou de forma mais incisiva o seu reinado (vs 3a). Foi filho e neto de dois reis idólatras – Amom e Manassés – que trouxeram a ruína sobre Judá através de um paganismo nunca visto. Mas graças ao nosso bom Deus ele foi mais parecido com seu bisavô Ezequias. Por isso podemos ver no rei Josias um exemplo de fidelidade e temor a Deus.

Obs.: leia também os seguintes posts sobre esse notável personagem bíblico:
JOSIAS, SERVO EXEMPLAR EM SUA RETIDÃO 
JOSIAS, EXEMPLO DE FIDELIDADE E TEMOR A DEUS

EM SEU REINADO
Em seu reinado Josias tomou 4 ações importantíssimas na vida da nação e que refletem seu compromisso com Deus, seu temor, coragem e fidelidade derivados de sua fé e que trouxeram benção de volta para a vida do povo. Essas ações quando aplicadas em nossas vidas, guardadas as devidas proporções, também refletirão nossa fé e sem dúvida trarão benção para nossas vidas.

1 – ELE REPAROU O TEMPLO – 2 Rs 22:3-7,9
A última reforma do templo tinha sido feita a cerca de 200 anos antes, no reinado de Joás (2 Rs 12:6-12). O último rei que cuidara do templo foi Ezequias, cerca de 65 anos antes. Depois dele a adoração a Deus havia sido abandonada por duas gerações, Manassés chegou a construir altares e um poste-ídolo dentro do templo do Senhor 1 Rs 21:4,7. Daí a negligência para com a manutenção do templo (6b). O estado do templo refletia o quanto o povo estava distante de Deus. Ele foi zeloso tomou as devidas providências (vs 4-6):
- o dinheiro do templo foi contado,
- os profissionais foram contratados,
- madeira e pedras lavradas foram compradas.
Aplicação: a Bíblia nos ensina em 1 Co 6:19 que somos templo do Espírito Santo, precisamos manter esse templo em perfeitas condições. Na maioria das vezes não é tão difícil, sempre teremos condições de tomarmos as providências. Mas se não cuidarmos ele ficará em ruínas.

2 – ELE RECUPEROU A LEI – 2 Rs 22:8-20
A idolatria do povo era tanta que o Livro da Lei (o Pentateuco) havia se perdido no templo. Alguns teólogos acreditam que Manassés havia destruído todas as cópias possíveis e que essa foi preservada sendo escondida por algum servo temente a Deus. Hilquias encontrou-o no templo e entregou ao escrivão Safã que o leu (8,10). Notamos:
- vs 11 a sua reação quase de desespero ao ouvir a leitura da Lei por causa do pecado - Rm 3:20. Essa reação mostra o verdadeiro arrependimento, pois a nação estava submersa na idolatria.
- Vs 13 o seu temor, ele manda irem consultar a profetisa Hulda.
- Vs 19,20 a resposta de Deus.
Aplicação: qual tem sido nossa reação à Bíblia Sagrada? Com o passar do tempo é comum que a leitura da Bíblia seja esquecida, se torne algo de se fazer apenas na igreja, isso acontece com todos nós. E quanto ao pecado, como reagimos? Tem sido cada vez mais comum nos habituarmos com a manifestação do pecado. Precisamos manter vivo nosso temor a Deus através da leitura, estudo e compreensão da Bíblia Sagrada, e da oração. Certamente não passaremos desapercebidos aos olhos do Senhor – Cl 3:1; Lc 11:9,10.

3 – ELE RENOVOU A ALIANÇA – 23:1-3
Como líder de Judá ele agiu em direção a uma renovação da aliança com Deus. Certamente ele enfrentou resistências e opositores, mas não se deteve e conseguiu seu intento, “e o povo anuiu a esta aliança” vs 3b.
- Vs 1,2a – Reuniu todo o povo na casa do Senhor.
- Vs 2b – Leu diante deles todas as palavras do livro da aliança.
- Vs 3 – Fez aliança com o Senhor “para O seguirem e guardarem os Seus mandamentos, os seus testemunhos e os Seus estatutos, de todo o coração e de toda alma, cumprindo as palavras desta aliança”.
Aplicação: como está nossa aliança com Deus? (1 Tm 4:16) É salutar renovarmos constantemente nossos votos ao nosso Deus. Precisamos nascer de novo todos os dias. Se assim fizermos certamente jamais chegaremos ao caos que chegou Judá. A vida cristã não pode ser vivida de emoções e tampouco pode ser fria e mecânica. Devemos manter acesa a chama da aliança em nossos corações.

4 – ELE REFORMOU A NAÇÃO – 23:4-30
Esta foi a parte final das ações de Josias em seu reinado e certamente a que demandou mais trabalho pois envolveu toda a nação e tratou de costumes arraigados na vida e mente do povo e da nação. Numa simples leitura nos damos conta da situação caótica em que estava Judá naqueles dias.
4a – Purificou o templo e o culto – vs 4-14.
4b – Destruiu o altar de Betel – vs 15-20 (1 Rs 12:28,29; 13:2)
4c – Ordenou a celebração da Páscoa – vs 21-23.
4d – Aboliu completamente a nação do paganismo – vs 24.
Aplicação: temos que ter coragem, fé e determinação para vivermos em total santidade ao nosso Deus. (Mt 23:27,28) Um descuido e já estamos nos corrompendo, é preciso ter muito cuidado. Um pouco mais e já estamos envolvidos em situações que podem nos afastar de Deus. E se descobrirmos que estamos precisando, por que não fazermos uma reforma em nossas vidas?

CONCLUSÃO
2 Rs 23:25; 2 Cr 34:33b
Num tempo em que o cristianismo se tornou algo tão diferente de seu início, onde é tão fácil nos afastarmos da verdade, da verdadeira espiritualidade, nos esfriando na fé, que possamos nos aproximar do nível desse homem de Deus que fez tanto, se arriscou tanto, se dedicou tanto ao Senhor pois O amou de todo o seu coração. Que possamos nos assemelhar a ele em nossas vidas. Que Deus nos abençoe.

Material de apoio: A Bíblia Anotada - Editora Mundo Cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus