A FALIBILIDADE DOS PROJETOS HUMANOS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto Vespertino 28.06.09

TEXTO BÁSICO: LUCAS 12:16-21
"16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

INTRODUÇÃO / EXÓRDIO
Vivemos um tempo de profundas mudanças na mente das pessoas e da sociedade de um modo geral. Essa é a chamada era pós-moderna, marcada pela inversão de valores, a incredulidade, o misticismo e o materialismo (o exemplo de MICHAEL JACKSON). Sem dúvida o ser humano é egoísta por natureza, mas o que vemos hoje é muito mais que egoísmo, é a explícita exaltação do TER acima do SER. No mundo moderno, vale mais quem tem mais, para eles não importam quais meios foram empregados para se obter aquilo, ou que tipo de moralidade essa pessoa abraça, como vive, se crê e respeita a Palavra de Deus ou não. É nesse contexto que iremos refletir nessa parábola de Jesus que fala acerca da FALIBILIDADE DOS PROJETOS HUMANOS.

EXPLICAÇÃO
É sempre bom lembrarmos quem foi o autor do livro que estamos estudando: Lucas, o “médico amado” citado por Paulo em Cl 4:14, amigo e companheiro de Paulo em suas viagens, foi provavelmente o autor gentio do NT. Ele não foi testemunha ocular da vida de Jesus (Lc 1:2), e embora tenha sido médico por profissão, foi primariamente um evangelista, escrevendo este Evangelho e o livro de Atos, tendo acompanhado Paulo na obra missionária, conforme relatado na introdução do livro de Atos.

O texto lido está contido no bloco das parábolas de Jesus. Ele usou o recurso das parábolas no intuito de revelar a verdade de Deus ao Seu povo eleito. Muitos não compreendiam quando Ele falava por parábolas, mas aos Seus escolhidos Ele sempre trazia a explicação das mesmas. Espero que Ele traga entendimento ao seu coração através dessa parábola, assim como fez naquele dia com os discípulos.

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
Nessa parábola Jesus fala de um homem que era muito rico, e que por ser tão rico se preocupava apenas em manter a sua riqueza (vs. 18). Ele fez um projeto de vida que para muitos seria o mais óbvio de se fazer: garantir que sua riqueza não se perdesse (vs. 18) e aproveitar a sua riqueza vivendo uma vida voltada para si mesmo (vs. 19). É nesse contexto que Deus lhe diz: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens prepara do para quem será?”

O que podemos aprender aqui? Iremos caminhar em três áreas da vida:
1 – As características dos projetos humanos falidos
2 – A falibilidade dos projetos humanos
3 – A solução para os projetos humanos falidos

1 – AS CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS HUMANOS FALIDOS
Os projetos humanos nem sempre são condenáveis. A Bíblia diz em Provérbios 16:1 que o coração do homem pode fazer planos. Até aí não há problemas, desde que sempre se reconheça de onde vem a resposta certa:
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” Pv 16:1.

Os projetos humanos falidos tem algumas características peculiares:

1.1 - EGOÍSMO. A única preocupação do personagem da parábola é consigo próprio. É sempre o “eu” em primeiro lugar (meu celeiro, meus bens, minha alma). Exatamente como o mundo atual que verdadeiramente presta culto ao próprio eu. É fácil identificar isso quando as pessoas erradamente dizem: “siga o seu coração, faça a vontade do seu coração.” Quando deveriam pensar: “será que isso que estou pensando agrada ou não a Deus? Será que isso que estou fazendo não está indo contrariamente às exigências daquEle que tem a vida e a morte em Suas mãos?”

1.2 - ARROGÂNCIA. Nota-se claramente nesses projetos uma grande arrogância do ser humano que toma suas atitudes com aquela auto-confiança extrema de que pensa que não precisa de ninguém. Eu sou mais eu, eu faço e aconteço, eu decido, eu resolvo. O celeiro estava pequeno, ele resolve construir outro maior e pronto, tudo resolvido. Nota-se muito claramente essa arrogância nas pessoas que não temem a Deus, elas vivem ou tentam viver, como se Ele não existisse, e por isso um dia terão que prestar contas.

1.3 - MATERIALISMO. O texto diz que as preocupações desse homem é comer, beber e regalar-se (“Regalar: deleitar, deliciar, recrear, regozijar” Dicionário Michaelis). Por que ele não pensou em dividir a sua grande riqueza com aqueles que não tinham nada? Por que ele vivia para a sua riqueza, ele era servo e não senhor de seus bens. Por isso o cuidado para não perder nada, e a dependência de tudo aquilo, pois essa era a sua vida. Valeria tudo para manter aquela riqueza em seu poder. Assim os projetos humanos falidos visam somente o mundo material, não leva em consideração o mundo espiritual em que vivemos e do qual fazermos parte.

1.4 - NÃO RECONHECIMENTO DE DEUS. Essa sem dúvida é a pior característica dos projetos humanos falidos e que marca todas as outras: quando tais projetos são alienados da pessoa e da Palavra de Deus. Nascendo no coração egoísta, arrogante, materialista e sem Deus, obviamente não iria agora pedir sabedoria para o Senhor de todo o universo. Assim é o mundo em que vivemos. As pessoas não questionam se o que estão fazendo e decidindo em suas vidas agrada ou não a Deus. Não pensam que um dia terão que prestar contas ao Eterno (vs. 20).

Mas pior que isso é quando servos de Deus tomam suas decisões sem consultar aquele que sabe todas as coisas.

2 - A FALIBILIDADE DOS PROJETOS HUMANOS
Mas o que os projetos humanos falidos têm em comum? O que faz com que eles percam a sua consistência e se tornem tão perigosos? Os projetos humanos se tornam tão falidos e sem consistência porque cedo ou tarde terão que passar por um crivo, uma prova, uma situação da qual ninguém pode escapar. É sobre isso que falaremos agora.

2.1 - A BREVIDADE DA VIDA. A vida passa mais depressa do que imaginamos. Quando se muito jovem não se pensa muito nessa questão, os mais novos até desejam envelhecer. Mas como a vida passa depressa, e quando vemos já estamos nos preparando para entrar nas moradas celestiais. Isso quando se vive muitos anos, pois há tantos que morrem na sua juventude e até na infância. A nossa vida é tão breve que é comparada na Bíblia com uma neblina:
“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” Tiago 4:14.

2.2 - A REALIDADE DA MORTE. Se existe algo que todos podem ter certeza que passarão um dia é a morte. A morte acontece quando a alma separa-se do corpo. A morte pertence a Deus, ela é serva, escrava, subserviente a Deus, e está determinado por Ele que o ser humano morrerá. Só Ele sabe o dia e o modo que as pessoas morrerão, mas o fato é que morrerão um dia.
“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.” Hebreus 9:27.
“...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7.

Na parábola o Senhor Jesus fala da morte de um modo muito simples:
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:20.

Ele diz simplesmente que quando alguém morre Deus está chamando essa alma. Mas notemos que aquele homem é chamado de “louco”. E por quê? Porque ele não havia se preparado para aquele momento, porque ele sempre desprezara o conselho de Deus, porque ele viveu a sua vida pensando apenas nas coisas materiais. E ainda é feita uma pergunta: “o que tens preparado?” Eu lhe pergunto nessa noite: O QUE TENS PREPARADO para esse dia?

3 - A SOLUÇÃO PARA OS PROJETOS HUMANOS FALIDOS
Podemos ver no texto também algumas pistas que nos fazem entender como fazer para que os projetos que hoje possam estar falidos venham a ser sanados e todo mal. Como fazer isso, como se preparar para esse dia tão glorioso e terrível?

3.1 - PREPARAR-SE. Muitos vivem como se esse dia não fosse chegar. Fazem planos, correm e se cansam, mas não se preparam para o dia em que serão chamados. Os projetos humanos podem deixar de ser falidos quando colocamos o foco da nossa vida em Deus. Quando paramos de viver para nós mesmos e passamos a viver para Ele. Segundo a Palavra de Deus coisa sábia a fazer é preparar-se para a morte:
“Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” Amós 4:12.

Mas alguém poderia perguntar: COMO FAÇO ISSO? E a Bíblia responde:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.” Salmos 37:5
“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 16:16.
“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:54.
“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” João 6:44.

3.2 - ENTESOURAR PARA DEUS. Está no vs. 21 o alerta de Jesus:
“Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Lc 12:21.

O que significa “entesourar para Deus”? Certamente não se trata de bens materiais, mas de coisas espirituais. O Senhor Jesus falou acerca disso também em Mateus 6:19-21.
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

Ele tratou desse assunto quando falou da vida devocional secreta, ou seja, para Deus: oração, esmola, oferta, perdão, santidade, etc. Em suma, entesourar para Deus é dedicar-se a uma vida para Deus, com santidade, temor, zelo e compromisso para com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
A grande pergunta é: será que aqueles passageiros do avião da Air France estavam preparados? Será que Michael Jackson estava? E dos milhares que estão morrendo hoje, quantos estão? E VOCÊ, ESTÁ PREPARADO?

Que os seus projetos e sonhos estejam abençoados pela Palavra de Deus. Se você tiver algum plano que esteja em desacordo com a Bíblia, que você possa reavaliar e tomar as atitudes necessárias para que não somente seus planos, mas toda a sua vida, esteja se desenvolvendo de acordo com aquilo que Ele quer para a sua vida.

Que Deus possa ajudar você nesse momento a preparar-se para esta questão tão importante, séria e urgente. PREPARA-TE!!!

S.D.G.

Material de apoio:
ABA – A Bíblia Anotada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus