NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA

Por: Rev. Nelson França

“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” 2 Timóteo 4:3.

O zelo pela sã doutrina é um dos temas mais constantes nas cartas pastorais. Paulo tinha consciência do que ele passaria, e que viria o tempo em que, movidos pelos mais variados interesses, os ouvintes do Evangelho iriam como que escolher o que, do Evangelho, eles iriam de fato, ouvir.

Essa realidade, como sabemos, já estava ocorrendo em seus dias, porém, com o passar dos anos se acentuou ainda mais. Nos nossos dias, depois de vinte séculos desta palavra, podemos notar muito mais, o quanto esta realidade está presente no meio cristão. As igrejas estão lotadas de pessoas que querem ouvir palavras que lhes agradam; que vão ao encontro de seu interesse. Por outro lado, sempre surgem os mestres, que lhes pregam aquilo que eles desejam ouvir; “...segundo a sua própria cobiça...”.

O fato, é que muitos cristãos, mesmo aqueles que declaram prezar a sã doutrina, não valorizam as oportunidades preciosas que Deus, através da igreja lhes oferece de aprender. O quadro geral das nossas igrejas revela que muitos cristãos têm deixado de lado a Escola Bíblica Dominical e as reuniões de estudos bíblicos (sem falar nas reuniões de oração).

Essas reuniões se constituem em momentos especiais para a igreja dedicar-se de modo particular ao estudo da Palavra de Deus. O que se vê, é que enquanto em outras igrejas, onde os mestres ensinam o que os ouvintes desejam ouvir, estão cheias em todas as suas reuniões, mas, as nossas igrejas estão pouco freqüentadas! Por vezes dizemos que muitas dessas igrejas estão cheias, porém, dos que têm coceiras nos ouvidos; que querem ouvir o que lhes agrada.

Mas e quanto a nós? Qual é o nosso caso? Será que as nossas reuniões são pouco freqüentadas porque estamos enfadados de tanto conhecimento? Ah! Porque o nosso povo trabalha mais que eles e estamos mais cansados para sair de casa e ir congregar? Ah! Ou então porque já fazemos diariamente o nosso culto doméstico? Quem sabe estamos confiantes na eleição nossa e de nossos filhos, o céu já nos está garantido...

Infelizmente, o que nos falta é a sede; sede de estudar a Palavra, sede da comunhão, sede da oração, enfim, indo fundo: sede de Deus. Nós não ouvimos os mestres de fábulas ou heresias; mas, acabamos por nos tornar mestres de nossos próprios valores cristãos e os administramos do nosso próprio modo.

Que Deus nos ajude e nos desperte a valorizar a sua Palavra.

O Rev. Nelson é pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus