A NOVA ALIANÇA - SANTA CEIA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto Vespertino 19.07.09

TEXTO BÁSICO: 1 Coríntios 11:23-30
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

INTRODUÇÃO
É necessário saber o significado das coisas, aliás, a vida humana é essencialmente elaborada e planejada nesse propósito: saber o que as coisas significam na sua essência e raiz. Toda criança, em determinado momento, pergunta a seus pais: o que é isso? Por quê? E durante toda a nossa existência estamos a procura do conhecimento e do significado. Queremos saber quem nós somos, por que somos desse ou daquele jeito; também queremos saber quem é Deus, como Ele é, por isso estudamos a Sua palavra. Nessa noite iremos buscar um pouco mais do significado de uma das duas cerimônias mais importantes da vida da igreja, a SANTA CEIA.

EXPLICAÇÃO
O que e quais são os sacramentos? Os Sacramentos são ritos sagrados: o Batismo e a Santa Ceia. Ambos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus, e por seu significado e conteúdo, são canais de graça indispensáveis para se obter a vida eterna. Ele só podem ser administrados pelos Pastores que são Ministros do Evangelho, consagrados pela Igreja, representada no Presbitério. (Dic.Michaelis; CI IPB).

Só podem participar da Santa Ceia aqueles que foram batizados e que fizeram a sua pública Profissão de Fé.

Os Sacramentos representam duas partes distintas da Aliança de Deus conosco. Nas Escrituras, ALIANÇA é um contrato, um pacto, um ajuste que solenemente se realizava entre duas ou mais pessoas. (PEB).

Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nEle, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a Sua palavra. (CFW).

A Santa Ceia, portanto é um dos Sacramentos instituídos pelo Senhor Jesus, é um santo sinal e um selo do pacto da graça, através do qual recebemos graça da parte de Deus. A sua prática é essencial para o crescimento na fé e indispensável para a obtenção da vida eterna. Participar da Santa Ceia é dever de todo aquele que verdadeiramente crê no Senhor Jesus, que se santifica e tem a esperança e a certeza da vida eterna.

ARGUMENTAÇÃO
No texto lido encontramos vários ensinamentos quanto ao significado da Santa Ceia na vida da igreja, e requisitos necessários para sua prática. O apóstolo Paulo relata aqui o momento em que o Senhor Jesus instituiu este ato sagrado.
Diante do Senhor, que é um Deus santo e todo-poderoso, um Deus que é fogo consumidor, necessitamos realizar tal ato com todo temor e tremor. O que é necessário para a nossa correta participação da Santa Ceia?

1 – CRER INEQUIVOCAMENTE EM SUA PALAVRA
Primeiramente é necessário crer verdadeiramente na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos diz que tudo que não provém de fé é pecado, portanto não devemos guardar dúvidas quanto ao significado desse rito / ato sagrado. Se assim o fizermos estaremos desprezando o significado do próprio, que é o sacrifício inocente do Cordeiro de Deus, Jesus, que tira o pecado do mundo.

Como devemos crer? Deus não nos ensinou a praticarmos um tipo de fé sem entendimento, irracional. Muito pelo contrário, o Seu desejo é que o amemos de todo o nosso coração.
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Mt 22:37.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Rm 12:1.

2 – FAZER PARTE DA NOVA ALIANÇA DE DEUS (25)
Jesus referiu-se a uma Nova Aliança, “a nova aliança no meu sangue”, disse Jesus. Fazer parte dessa Nova Aliança é ser salvo, lavado, remido, comprado e justificado por Seu precioso sangue. Dessa Nova Aliança participam todos aqueles que Deus elegeu para a vida eterna; para fazer parte dessa Aliança basta crer e se entregar a Ele, recebendo Jesus como o seu único Senhor e Salvador pessoal. Significa que tomar a Santa Ceia sem ser convertido não traz benefício algum, pelo contrário, conforme o vs. 29, “quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.”

Para tomar a Santa Ceia sem crise de consciência é necessário ser verdadeiramente convertido, e ter passado pelo Batismo e Profissão de Fé.

Essa Aliança é chamada de NOVA porque no Antigo Testamento, antes da vinda de Jesus, havia a ANTIGA Aliança de Deus com o Seu povo, através da Lei de Deus. Jesus não anulou a Lei, antes Ele a cumpriu perfeitamente e em Seu sangue instituiu uma Nova Aliança, não constituída de leis, mas promulgada em amor, justiça, graça e verdade. Os ritos e cerimoniais da Antiga Aliança foram substituídos pelo sacrifício perfeito que o nosso Senhor realizou na cruz, mas foram preservados os ensinos, preceitos éticos e morais da Lei, os mandamentos e as ordenanças de Deus. Essa Lei, podemos dizer que é imutável e eterna, porque Deus a gravou em nossos corações.

3 – OBEDIÊNCIA AO SENHOR JESUS – “EM MEMÓRIA” E OS MANDAMENTOS

3.1 – “FAZEI EM MEMÓRIA DE MIM” (24,25)
O Senhor deu a ordem: “fazei em memória de Mim”. Se Ele mandou e nós sabemos que assim Ele o fez, se cremos em Sua Palavra, se fazemos parte da Nova Aliança, então certamente obedeceremos à Sua santa vontade. Devemos praticar esse ato sagrado não somente porque Ele mandou, forçosamente, mas por fé (como já foi dito acima), e por amor àquEle que se sacrificou morrendo em nosso lugar na rude cruz. Devemos obedecer à Sua ordem com gratidão e louvor.

Aqueles, portanto, que não participam da Santa Ceia, estão pecando por incredulidade, desobediência e desprezo à Aliança que Deus fez com sua Igreja lavada e escolhida. Percebe-se a grandiosidade dessa Aliança firmada no sangue do Cordeiro.

3.2 – OS MANDAMENTOS (26,27,28)
É necessário que conscientemente e com toda obediência aceitemos os Seus mandamentos e os crumpramos à risca. Os vs. 26,27,28 nos trazem alguns requisitos.

Vs. 26a – “Anunciais a morte do Senhor”. Ao celebrarmos a Santa Ceia estamos evangelizando as pessoas que estão presentes na casa de Deus e que ainda não fazem parte da Aliança de Deus. Estes verão o testemunho daqueles que crêem e serão evangelizados. Em Marcos 16:15 o Senhor disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Muitos dizem que não sabem evangeliza, pois aqui está um meio de se anunciar o nome do Senhor. Através da nossa obediência o nome do Senhor é anunciado.

Vs. 26b – “Até que Ele venha”. A Sua ordem é que a Santa Ceia deve ser realizada com uma certa freqüência até o Seu retorno. Já vimos que realizamos este ato em memória dEle, e o fazemos nessa esperança e fé, que um dia Ele virá buscar a Sua Igreja, o povo que Ele comprou com o Seu próprio sangue. Ao celebrarmos a Ceia do Senhor estamos dizendo ao mundo que Jesus Cristo está vivo, venceu a morte, ressuscitou, subiu aos Céus de onde um dia virá, julgará a o mundo com justiça e os povos com equidade.

Vs. 27 – Quem participar indignamente será réu. O sentido deste versículo não é a perfeição, mas fica claro que não se pode participar despreparado. É necessário um tempo para reflexão e mudança de algumas atitudes para não correr-se o risco de pecar tomando a Santa Ceia indignamente. Há pessoas que preferem não ir à igreja no terceiro domingo para não participar, ou se expor. Outros comparecem, mas recusam o pão e o cálice que lhes é oferecido na ministração. Será que isso é correto perante Deus? Certamente não, pois supõe-se que todos que são membros professos participem, que todo pecado já foi confessado e abandonado. O correto é que cada um se acerte com Deus e participe da Santa Ceia. A não ser que tenha sido cometido algum pecado que ainda não foi confessado e abandonado, e a pessoa pode estar vivendo numa condição de pecado perante Deus, da qual não está conseguindo sair. Nesse caso é necessário procurar o pastor para uma conversa franca, um aconselhamento pastoral, se necessário for até a disciplina, mas que haja temor, que essa situação seja concertada, que haja cura de alma, vida, transformação.

Vs. 28 – Examine-se e participe. Deus quer que façamos uma auto-análise criteriosa, que os pecados sejam confessados e abandonados. A ordem é clara: “examine-se o homem a si mesmo e assim coma do pão e beba do cálice”. Cada um de nós deve fazer constantemente, mas no momento de uma cerimônia tão santa e espiritual, é necessário que se façamos este exercício mais uma vez e que tomemos as medidas exigidas pela Palavra do Senhor para que sejamos alcançados por Sua benção e jamais sejamos amaldiçoados. Infelizmente muitos tem se tornado RÉUS do corpo e do sangue do Senhor. MISERICÓRDIA!!! Eu pergunto: quem se arrisca ser lançado no inferno de fogo é um convertido (a)? Só Deus pode julgar, mas a Bíblia nos diz no final dos tempos o amor se esfriará de quase todos, que satanás é o enganador das nações, e que aquele que perseverar até o fim é que será salvo. O que temos visto é uma grande quantidade de pessoas que estão fora da igreja, fora da comunhão, porque não se examinavam, tomavam a Santa Ceia de qualquer jeito, e o Senhor é amor, mas Ele também é justiça, e diz: “aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” 1 Samuel 2:30b.

4 – PRESERVAR A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO (29)
Aqui vemos que a unidade é essencial para a correta prática da Santa Ceia.
O que é “Discernir o corpo”?

4.1 - “Discernir o corpo” é fazer parte deste corpo, ou seja, somente podem participar da Santa Ceia aqueles que são convertidos, que já foram batizados, e que já fizeram a sua pública Profissão de Fé. Quem ainda não passou por tudo isso ainda não faz parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja, e portanto não pode participar da Santa Ceia. Por isso que aquele que está disciplinado não podem também participar do Sacramento, até que seja restaurado à comunhão do Corpo de Cristo.

4.2 - “Discernir o corpo” é prezar, honrar, esforçar-se pela unidade da igreja, que é o corpo de Cristo. O corpo de Cristo não pode conter divisões, membros lutando, guardando mágoas, rancor, ódio por outros membros. A unidade é essencial para o crescimento espiritual (e numérico) da igreja. Ela também é essencial para que haja benção individual, pois tomar a Santa Ceia com mágoa no coração é pecado e pode levar a um endurecimento espiritual ainda maior, que poderá até culminar com o afastamento daquele que assim procede. Como este é um assunto de foro íntimo, cabe a cada um fazer a sua parte.

CONCLUSÃO
A participação da Santa Ceia sem esse entendimento resulta no que Paulo já havia constatado na igreja de Corinto: muitos que dormiam um tipo de sono espiritual (vs. 30). Essa palavra é uma representação da frieza e do endurecimento do coração daqueles que já foram salvos e batizados, mas que passaram a viver uma vida cristã oca, vazia, triste, que perdeu o seu brilho e o seu significado. E é exatamente o que acontece quando as pessoas participam da Santa Ceia do Senhor sem observar estes princípios elementares da Sua Palavra, pois conforme o vs. 29, “quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.”

Praticamos o ato sagrado da celebração da Santa Ceia basicamente porque cremos na Bíblia Sagrada como Palavra revelada de Deus. No entanto, nós sabemos que Deus não quer que tenhamos uma fé cega, é do Seu querer que O adoremos com todo o nosso entendimento, razão, conhecimento, sabedoria.

Que cada um participe com toda sua fé e boa consciência diante de Deus.

Material de apoio:
ABA - A Bíblia Anotada
BEG - Bíblia de Estudo de Genebra

PEB - Pequena Enciclopédia Bíblica

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus