SANTA CEIA – CELEBRANDO A NOVA ALIANÇA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

“... isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” Mateus 26:28.

A ministração da Santa Ceia é um momento especial em que, pela fé e na comunhão com o Espírito Santo e a Igreja (o corpo de Cristo), celebramos a ALIANÇA com o Deus eterno, através do sacrifício de Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus, que padeceu na cruz em nosso lugar, pagando assim o preço do nosso pecado, e dando-nos a vida eterna, tornando-nos Povo de Deus, Família de Deus, Corpo de Cristo.

Como é bom participarmos deste momento tão sagrado e repleto de significado. O Senhor Jesus se referiu à Nova Aliança, que é o novo acordo de Deus para com os homens, baseado na morte de Cristo. Nova Aliança também é o significado da expressão Novo Testamento. A palavra “aliança” significava um acordo feito por um indivíduo com outro indivíduo (...), sendo que esta segunda parte podia aceitar ou recusar o acordo, mas não modificá-lo.

O Antigo Testamento registra o trato de Deus com Israel, baseado na aliança outorgada através de Moisés no monte Sinai, ao passo que o Novo Testamento descreve um novo acordo entre Deus e os homens, mediado através de Cristo, com base na Nova Aliança (Ex 24:1-8; Lc 22:14-20; 2 Co 3:6-11). A Antiga Aliança revelava a santidade de Deus no justo padrão da Lei, e prometia a vinda do Redentor; a Nova Aliança revela a santidade de Deus em Seu justo Filho.

O Novo Testamento, portanto, consiste dos escritos que revelam o conteúdo desta Nova Aliança. O sangue de novilhos aparece em Êxodo 24:8 como o sangue da Antiga Aliança (Lv 17:11). Porém na Nova Aliança é o santo sangue do Cordeiro de Deus que nos garante a remissão de pecados (Hb 9:12-14,22,28). No texto de Mateus 26:28, o Senhor Jesus anuncia que o Seu precioso sangue seria o pagamento, o aval, a garantia segura e eficaz da Nova Aliança.

Ao celebrarmos a Santa Ceia, em obediência à ordem de Jesus, afirmamos que fazemos parte dessa Aliança de Deus com os Seus eleitos, que cremos em Sua Palavra, que conscientemente e com toda obediência aceitamos os Seus mandamentos em nossos corações, e que preservamos a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja. Se você ainda não faz parte dessa Aliança, arrependa-se de seus pecados, e receba (urgente) Jesus como salvador Senhor de sua vida.

Que Deus te abençoe.

Material de apoio: A Bíblia Anotada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus