AS LIÇÕES DE SIMEI

Pastoral 

“E disse o rei a Simei: Não morrerás...”
2 Samuel 19:23a.


Simei havia procedido erradamente quando num momento de ira amaldiçoou ao rei Davi, chegando até a atirar pedras nele. Atirou pedras... Ele não aceitava que Davi fosse rei, tratou Davi como homem um de sangue, como um usurpador do reinado de Saul (2 Sm 16:5-8). Preferia ele que Absalão fosse rei no lugar de Davi, Absalão que estava levantando-se contra o próprio pai, desejando tomar-lhe o reino. Davi viu-se em uma situação muito difícil, pois muita gente ajuntou-se a Absalão contra ele (2 Sm 15:13ss). Então Simei aproveitou o momento de fraqueza de Davi para atacá-lo com frieza e maldade, humilhando-o grandemente.

Nota-se que havia muitos opositores ao reinado davídico, o reinado que Deus ordenou. Após a morte de Absalão, Davi agora voltava vitorioso do campo de batalha, e quando ele atravessava o rio Jordão, Simei apressou-se a encontrar-se com o rei e prostrando-se lhe pediu perdão (2 Sm 19:16-23). Simei humilhou-se arrependido. Não podemos (e também não nos cabe) saber o que ia na mente e no coração dele, se eram verdadeiras as suas palavras, se provinham de um coração puro, ou se ele o fez por interesse, falsamente. Mas certamente ele sabia que havia cometido um grande erro, por isso correu para pedir perdão ao rei.

Essa história nos ensina algumas lições muito importantes:

1 - Tudo que fazemos tem suas consequências. Davi não agiu corretamente como um bom pai diante das crises familiares, agora seu filho o odiava. Simei amaldiçoou o rei, e agora corria risco de vida. Absalão levantou-se contra o rei e acabou morto no campo de batalha. Antes de fazermos qualquer coisa, por sabedoria devemos medir as consequências.

2 - Muito cuidado com a ira que descontrola as emoções, é nessa hora de ira em que estamos propensos a fazermos besteira, o momento em que formos dirigidos por nossas emoções, e ninguém deve se deixar levar pelas emoções, mas como é difícil controlar isso, especialmente se deixarmos ocorrer uma explosão de ira. Depois do erro, para consertar não é impossível, mas pode ser muito difícil.

3 - A precipitação pode no colocar em situações muito vergonhosas. Simei talvez não soubesse ao certo de toda a história de Davi quando o amaldiçoou, ele precipitou-se dizendo ser ele um "homem de sangue". Uma leitura cuidadosa nos revela que Davi poupou a vida de Saul pelo menos por duas vezes, Davi recusou-se a fazer algum mal contra o ungido do Senhor. A nossa boca pode nos enredar, precisamos pensar antes de falar e quando formos falar devemos exercer a sabedoria.

4 - Existem aqueles que procedem com maldade contra alguém com quem não concordam, e que está passando por um momento de fraqueza. Amanhã as coisas podem mudar. Diz o ditado que o mundo dá muitas voltas, a sabedoria da Palavra de Deus manda sermos amigos verdadeiros das pessoas (ama ao teu próximo como a ti mesmo). Ao vermos um amigo, parente ou irmão sofrendo diante das crises pessoais, devemos tentar ajudar o mesmo a levantar-se, fortalecer-se, curar-se.

5 - Talvez a mais importante lição que aprendemos, é que seja qual for o nosso erro não podemos ser dirigidos pelo orgulho que pode nos impedir de pedir perdão. Simei poderia ter fugido assim que soube que Davi havia vencido a guerra e que Absalão já estava morto. No entanto arriscou-se quando se humilhou e pediu perdão ao rei. Foi então que ele ouviu as palavras de paz do rei Davi em 2 Sm 19:23. Nós também devemos pedir perdão todas as vezes que errarmos.

Obs: em 1 Rs 2:8 lemos que Davi deu outras ordens a Salomão, acerca de Simei, mas essa é outra história. Por hoje fiquemos apenas com essas lições.

SDG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus