NOSSA GRACIOSA SALVAÇÃO

Existem verdades e valores que são absolutos, são aquelas coisas das quais não abrimos mão em momento algum e de modo algum, não questionamos seu valor e nem negociamos por nada. Nosso caráter, nome, respeito, a honra da nossa família, os amigos, a igreja, os bens que conquistamos em nossa vida através do esforço, trabalho e disciplina, etc. Lutamos por essas coisas, nos esforçamos para mantê-las em lugar seguro e não permitimos que ninguém as toque. Assim também precisamos agir com respeito às verdades eternas, reveladas nas Escrituras, afinal essas verdades são infinitamente mais valiosas do que qualquer outra coisa, e são elas que nos conduzem à vida eterna. Esta mensagem trata de uma destas maravilhosas verdades que o Senhor nos tem revelado em Sua palavra: a NOSSA GRACIOSA SALVAÇÃO.


LUCAS 23:39-43

“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”


EXPLICAÇÃO:

A expressão “Em verdade” dá ênfase, certeza para aquele homem que tivera uma vida de pecado, mas que agora demonstrara arrependimento (40,41a) e fé (41b,42). Se considerarmos o seu estado e o estado do Salvador constataremos sua notável fé. Diferentemente do outro ladrão que blasfemava ele fervorosamente pediu “lembra-te de mim”. E por essa petição ele recebeu a cidadania celestial.


“Hoje estarás” - diferentemente das seitas e religiões que há no mundo, a fé cristã bíblica é assim: convicta, segura e certa. Após a morte a nossa alma não ficará vagueando procurando repouso, nem irá para um lugar de purificação intermediária para se purgar (purificar) dos pecados. Imediatamente após a morte, a alma do salvo (pecador arrependido) vai para o Céu, enquanto que a alma do pecador contumaz e rebelde, fatalmente irá para o inferno. O pecador arrependido recebeu de Cristo a certeza da vida eterna, imediata após a sua morte física.


Aqui vemos a humanidade simbolicamente representada perante o Salvador. Um daqueles homens representa a Igreja de Cristo, o povo que Ele comprou com o Seu precioso sangue. O outro pecador, blasfemo, incrédulo, condenado, representa a humanidade sem Deus, e todos aqueles que se rebelam contra Deus, o doador da vida.


DIVISÕES / ARGUMENTAÇÃO

Nessa passagem aprendemos que:


1 - A SALVAÇÃO NÃO É POR OBRAS, MAS PELA GRAÇA DE DEUS.

Aprendemos por toda a Bíblia que a salvação não é obtida por nossas obras, mas é recebida como fruto da graça de Deus.


Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9.


Vivemos em uma sociedade que não crê assim, uma sociedade que desconhece a graça de Deus, que crê que as suas obras poderiam angarias fundos celestiais, a própria salvação. Esses segmentos religiosos representados pelo espiritismo e pelo catolicismo, encontram algum tipo de semelhança nas crenças arminianas que tem se propagado, que afirmam que a salvação é decidida pelo homem (obras) e não por Deus (graça).


Por influência dessa sociedade até para muitos crentes é difícil aceitar que um ladrão possa ser salvo simplesmente pela fé, enquanto há tantas pessoas boas que por não se converterem irão terminantemente passar a eternidade no inferno. Para muitos parece que Deus não está sendo justo, mas a Bíblia nos assegura que para sermos salvos não precisamos realizar nenhuma obra, exceto nos arrependermos dos pecados confessando-os, e seguirmos a Cristo confessando-O como nosso Senhor e Salvador pessoal.


É preciso que se entenda que a salvação só é possível através da obra de Cristo e que nada que façamos pode contribuir para isso. Que o nosso agir em santificação e boas obras é uma confirmação do chamado interior realizado pelo Espírito Santo na vida dos eleitos de Deus, porém essas mesmas boas obras e a própria santificação pessoal não têm o poder de salvar, mas são uma confirmação da obra de Deus em nós.


2 - A SALVAÇÃO É RESULTADO DO AGIR DE DEUS EM NÓS

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Romanos 8:29,30.


Através de Sua maravilhosa graça Deus escolhe, ilumina o entendimento, atrai eficazmente concedendo arrependimento e fé ao perdido pecador. Soberanamente, no Seu tempo e modo Deus age na mente e no coração do pecador que Ele mesmo escolhe em Sua soberana vontade, atraindo, quebrantando, moldando e transformando. O ladrão na cruz jamais reconheceria sua condição caso Deus não agisse em seu interior. Assim também cada um de nós.


Isso não exclui em momento algum a nossa responsabilidade pessoal em confessar nossos pecados e buscar o enchimento do Espírito Santo dia após dia, através da nossa fidelidade à Palavra de Deus e de uma vida de oração. Podemos acrescentara também a comunhão da Igreja como sendo algo essencial para a nossa edificação espiritual e crescimento na fé e no conhecimento das Escrituras. No entanto sempre reconhecendo, que a nossa salvação e tudo que ela traz para nós, é fruto, resultado do agir do Senhor em nossas vidas.


3 - A SALVAÇÃO É CARACTERIZADA POR ATITUDES

O ladrão arrependido manifestou arrependimento, semelhantemente o filho pródigo manifestou arrependimento, todo aquele que é tocado por Deus manifesta arrependimento.


“Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti.” Lucas 15:17,18.


Precisamos destacar que o perdão de Deus é concedido àquele que se arrepende e confessa os seus pecados. Quando praticamos a confissão de pecados, com sinceridade e fé, estamos demonstrando nosso arrependimento, e o perdão de Deus é imediato.


“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 João 1:9,10.


Comparando os dois ladrões vemos as diferenças de atitudes entre um pecador arrependido que encontra a salvação em Cristo, e um pecador endurecido, embrutecido pelo pecado e que não deseja ser salvo. As atitudes são totalmente diferentes. A Bíblia nos ensina que assim como uma árvore é conhecida por seus frutos, assim também o que vai no coração do homem é notado por suas obras.


“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.” Mateus 7:16-18.


Ninguém pode assegurar-se de que é salvo, se vive uma vida entregue ao pecado.

“Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.” 1 João 3:6.

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquEle que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.” 1 João 5:18.


CONCLUSÃO

Precisamos nos firmar com segurança na fé de que:


1 - A salvação é de graça, através do amor e misericórdia de Deus.

2 - O Seu agir soberano no coração de seus eleitos produz o arrependimento, a conversão e a santificação.

3 - Aquele a quem o Pai se manifestar demonstrará isso em atitudes práticas: a oração de confissão de pecados, a transformação da vida outrora entregue ao pecado em uma vida de santidade e temor a Deus.


“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 2:8,9.


Estamos vivendo dias em que a fé legítima na Palavra de Deus está sendo questionada e colocada em dúvida por falsos pregadores, verdadeiros lobos que satanás tem levantado, e que tem pregado um evangelho diferente do nosso. Falsos pastores que não pregam contra o pecado, mas que ensinam as pessoas a pecar; ensinam (por exemplo) que o adultério e o homossexualismo não são pecados, desde que a pessoa esteja em paz com Deus. Para eles tudo é relativo, até Deus deixou de ser o criador da Bíblia e passou a ser um habitante do cosmo. Homens que abandonaram o seu primeiro amor e se entregaram a uma vida de devassidão. Há tantos deles no contexto atual, homens que já foram usados por Deus para a edificação da igreja, e que hoje são verdadeiros instrumentos de satanás.


Diante disso, termino ressaltando a grande necessidade da Igreja contemporânea em firmar-se nas verdades eternas reveladas nas Sagradas Escrituras, para que fatalmente não caia engano e no laço do diabo, livrando-se de suas astutas mentiras.


Que a graça de Deus inunde o seu coração, que o Seu agir seja realidade em sua caminhada, e que o seu proceder transformado se manifeste perante o mundo.


S.D.G.


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

Igreja Presbiteriana de Porecatu / PR

Culto Vespertino 02.08.09


Material de apoio: ABA - A Bíblia Anotada; BEG - Bíblia de Estudo de Genebra; PEB - Pequena Encíclopédia Bíblia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus