AS ARMAS DA NOSSA GUERRA - DESTRUIR FORTALEZAS, ANULANDO SOFISMAS

Texto básico

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo"

2 Coríntios 10:4,5. Introdução

Você já se deu conta de que a Palavra de Deus aqui nos revela que estamos em meio a uma guerra? Os cristãos do primeiro século sabiam muito bem o que eram as milícias, por isso Paulo usou este termo para falar da luta espiritual na qual a Igreja de Cristo está inserida. Segundo o Dicionário Michaelis: MILÍCIA = 1 Carreira, disciplina, vida militar. 2 A arte ou exercício da guerra. 3 A força militar de um país. 4 Os militares. 5 Expedição militar. A nossa participação não é opcional, não é facultativa, a guerra existe, é real! E é da vontade do Senhor que saibamos como vencer essa guerra. Para que vençamos a guerra é necessário crermos que isso não é lenda ou ficção, a guerra é travada no dia a dia, e os nossos inimigos espirituais existem, eles são reais!

Argumentação / divisões

1 - Nossas armas não são carnais, são espirituais

No texto, Paulo fala das armas que temos para batalhar essa luta. Ele diz que as nossas armas não são carnais, mas poderosas EM DEUS. Ora o que isso significa, senão que não é por nossas forças, não é por nossa carne e estratégias humanas que venceremos essa batalha? Sim, as nossas armas são espirituais e não carnais! Glórias a Deus por isso, Ele nos tem dado um escape, uma saída, um meio de vencermos. Mais uma vez devemos agradecer a Ele, porque se não fora o Senhor, o que seria de nós? (Salmos 124:1).

Efésios 6:10-18 nos apresenta uma lista das nossas armas espirituais:

- A verdade – sermos sinceros em tudo que fizermos, não vivermos falsamente;

- A justiça de Deus – se fomos justificados pelo sangue de Jesus, devemos praticar os princípios da justiça que vem de Deus (santidade e amor, por exemplo);

- O evangelho da paz – o conhecimento (e a prática) da Palavra de Deus é uma arma poderosa para nos livrar das armadilhas do inimigo;

- A fé – a nossa defesa contra os dardos do inimigo é a fé em Deus e em Sua Palavra;

- A salvação – a certeza, a convicção de que somos salvos por Ele, que é invencível;

- A Palavra de Deus – a Bíblia tem pode porque ela é a Palavra de Deus;

- A oração e a súplica – a nossa guerra é trava em oração;

- A vigilância perseverante – nossa atitude em meio a guerra.

Toda vez que em nossa jornada surgir uma questão, um dilema, uma luta, uma tribulação, etc., temos a opção de tentar solucionar tudo com nossas próprias mãos, ou então lutar confiando no Senhor que tudo pode, e usarmos os recursos espirituais que Ele nos disponibiliza. Alguns exemplos de armas carnais: nervosismo, gritaria, brigas, falsidade, mentiras, maledicências, mágoa, rancor, ódio. Por exemplo: houve um desentendimento, e isso acontece até com certa frequência. Como vamos solucionar a questão? No corpo a corpo? No "bate-boca"? Na meia verdade que é meia mentira, ou mentira por inteiro? No "disque-diz", na falta de respeito, na ofensa, na fofoca, na maledicência? Essas são as atitudes carnais com as quais muitos crentes agem, uns sabendo que estão totalmente errados, outros até pensando que estão agindo corretamente, dentro do seu "direito". Mas essas são exatamente as armas da carne que jamais nos darão a vitória, pois não são capazes de destruir fortalezas e anular sofismas. As armas que temos que tomar em mãos e lutar, são armas espirituais, e essas sim são "...poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas". Paulo usa os termos "fortalezas" e "sofismas". O que eles significam? 2 – As nossas armas destroem fortalezas

As FORTALEZAS eram semelhantes com o que aqui no Brasil conhecemos por "forte", no nosso contexto os fortes estão situados a beira-mar, pois eram dali que vinham os inimigos que tentavam invadir nossa nação, e então as nossas defesas se representavam ali. Em se tratando da nossa vida espiritual, entendemos que as fortalezas a que Paulo se refere, são locais da nossa vida em que as nossas fraquezas, dificuldades, o nosso pecado encontram-se mais concentrados e fortalecidos. São as áreas onde estão os nossos pontos fracos, é aí também que satanás vai nos atacar com mais frequência, nos cercando e tentando-nos. Aqui certamente estão localizados aqueles pecados que tenazmente nos assediam (Hebreus 12:1); tem tudo a ver com a nossa natureza corrompida a qual o Senhor está transformando de glória em glória (2 Coríntios 3:18). Esses pecados e pontos fracos, quando não tratados e sanados pelo poder do sangue de Jesus através da oração, santificação e submissão à Palavra de Deus, tornam-se fortalezas do mal que podem prender e até destruir a vida de uma pessoa. Certamente tais fortalezas serão o local de ataque maligno, onde ele vai tentar obter domínio sobre a vida da pessoa e destrui-la completamente. Obs.: o diabo só não faz isso imediatamente porque Deus é misericordioso e não permite que o mal leve a cabo todos os seus planos. Mas uma rápida observação e nos recordaremos de vários casos de crentes que "corriam bem e hoje de Ti (Deus) longe estão", como diz a letra do hino. Como o inimigo consegue tantas vitórias? Ele tem estratégias, age na mente das pessoas, e se precisamos estar atentos a isso para que possamos realizar o que Paulo diz: destruir fortalezas, anulando sofismas. Vejamos dois exemplos de fortalezas do pecado. Exemplo 1 - vícios. Os vícios chegam devagar até dominar e destruir completamente. Como diz um ditado "ninguém começa a beber de garrafa". Imaginemos um um sujeito, um crente, que não tinha o hábito de beber, mas bebia "socialmente" uma "inofensiva cervejinha" aos finais de semana. Com o tempo, por pressão dos "amigos", ele passou a beber duas ou três vezes por semana, com os "amigos", após o expediente de trabalho. Para justificar ele dizia para si: "ora, eu não estou fazendo nada demais, afinal dei duro o dia inteiro, eu também sou filho de Deus..." Mas com o tempo, ele passou a beber diariamente e incluindo bebidas fortes. Agora ele justifica-se reclamento dos altos preços, da crise, o governo, os deputados e senadores que roubam o dinheiro do povo, a devastação da Amazônia, e por aí vai. Sempre tem uma justificação para beber e embriagar-se. Mas não parou por aí, a degradação continuou quando ele conheceu alguém que lhe apresentou as drogas. Primeiro um "baseado" (cigarro) de maconha, algum tempo depois o pó, o crack, e quando viu já estava totalmente preso nessa fortaleza espiritual. Caiu em uma armadilha, o laço do passarinheiro que diz o Salmo 91, não apercebeu-se de que aquelas justificações eram sofismas, nos quais ele construiu um costume, uma rotina, uma FORTALEZA. Exemplo 2 - adultério. É alarmante o alto índice de infidelidade conjugal e fornicação (sexo entre solteiros) em nossos dias. O povo de Deus não está imune, nas igrejas também percebe-se a influência que o mundo tem trazido. Imaginemos uma historia que já aconteceu tantas vezes: o casamento não ia bem, o marido sempre chegava cansado e a esposa sempre estava nervosa. A comunicação estava péssima, havia o envolvimento de familiares dos dois lados sempre colocando "lenha na fogueira". Até que apareceu na vida dela um sujeito carinhoso, compreensivo, "bom de prosa", e quando ela percebeu estava "apaixonada" por aquele "príncipe fora de época". Ele a convidou para sair e ela sabe que isso não é permitido por Deus, é traição, é adultério! Mas na novela é tão bonito "ter um caso", e aquela apresentadora disse que para ser feliz o que importa é seguir o coração. E além do mais hoje em dia isso é tão normal... Veja que essa FORTALEZA foi construída aos poucos na mente e no coração da personagem da nossa história fictícia. Em ambos os exemplos acima, os recursos usados para a construção de tais FORTALEZAS provém do não uso das armas espirituais que o Senhor nos concede. Ao invés de vigiar, orar e santificar-se, nossos personagens estavam andando em más companhias, frequentando ambientes reprováveis, e deixando-se envolver na teia do pecado. Uma coisa que notamos é que essas FORTALEZAS surgem, se fortalecem, e através do tempo vão se cristalizando, se calcificando. Há pessoas que são crentes em Cristo, mas que não abandonam alguns pecados e maus costumes. Cuidam deles com tanto carinho que até parecem bichinhos de estimação, hobby, que lhes proporcionam prazer. Os exemplos seriam inumeráveis, mas o que fica nítido é que "Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas..." Sl 42:7. Se não dermos um basta, o pecado vem e faz uma fortaleza em nossa vida, nos aprisiona e destroi. É preciso que tomemos uma atitude sensata, bíblica e cristã, e nos levantemos contra todo mal que tente nos prender e derrotar. A Bíblia nos garante que em Cristo somos mais que vencedores (Rm 8:37) e é por Seus méritos, obtidos na morte da cruz e na ressurreição que podemos crer na nossa vitória. É preciso que se faça uma auto-análise diante de 2 Co 5:17 que diz: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." Houve conversão verdadeira? Se não houve então a pessoa em questão ainda é um morto em seus delitos e pecados. É necessário primeiro passar pelo sangue que purifica e liberta de todo pecado, é necessário arrependimento sincero para que haja transformação de vida, de dentro para fora, transformação de coração, transformação sincera e genuína. Se já houve a conversão e os problemas de algum modo surgiram, ou então deixaram de existir por um certo tempo e voltaram, nesse caso o assunto deve ser tratado no âmbito da santificação, como Hb 12:14 diz: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Mas em ambos os casos é necessário que haja vontade da parte da pessoa. Note que no texto de 2 Co 10:4 as armas são da NOSSA milícia, NOSSA luta, NOSSA guerra. Precisamos exercitar a nossa vontade, não podemos esperar que Deus resolva nossos problemas enquanto vivemos de mãos dadas com o inimigo. Se essa for a realidade de sua vida dê um basta para o inimigo e recomece a sua caminhada com temor e fé. "Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Hb 12:12-14. Então a Palavra de Deus nos assegura que com as armas espirituais destruiremos fortalezas. Deus seja louvado! Não precisamos mais viver presos debaixo dos grilhões do pecado, o Senhor nos dá a vitória e a liberdade das FORTALEZAS do pecado e da maldade.

3 – As nossas armas espirituais anulam sofismas

Mas existe um outro termo, que está ligado ao primeiro: "anulando nós SOFISMAS". O texto sagrado de algum modo nos diz que NÓS iremos destruir as fortalezas quando os sofismas forem anulados POR NÓS. Entendemos que os sofismas são a base das fortalezas, eles são os alicerces e as muralhas nas quais o nosso arqui-inimigo faz morada e dali tenta nos iludir e ludibriar. Deus já nos garante a vitória em Cristo, agora precisamos fazer a nossa parte em santificação, fé e submissão à Palavra de Deus. Segundo o Dicionário Michaelis, palavra SOFISMA significa: 1 Raciocínio capcioso, feito com intenção de enganar. 2 Argumento ou raciocínio falso, com alguma aparência de verdade. 3 Dolo, engano, logro. Deduz-se que toda fortaleza de pecado é construída e mantida sobre mentiras e enganos. Certamente o campo no qual esses sofismas surgem e permanecem, aniquilando e destruindo vidas, é a área da mente. Ali é que são disseminadas as idéias, ali é que surgem as dúvidas quanto à Palavra de Deus, é ali que o inimigo se disfarça de "anjo de luz" para tentar nos enganar (2 Co 11:14). Não é de se estranhar que grande parte dos crentes passam HORAS E HORAS diante de seus aparelhos de televisão, e não tenham ânimo sequer para ir aos cultos de quinta ou sexta-feira. O inimigo trabalha na mente da pessoas através das idéias e imagens que a televisão transmite. Não estou dizendo que a televisão é do diabo, a minha é minha, eu comprei nas Casas Bahia, mas que não somente a televisão como qualquer outra coisa pode ser um instrumento de satanás para nos afastar do Senhor Deus, da comunhão com a Sua Igreja e da leitura de Sua Palavra e da vida de oração. É necessário separar o tempo para Deus, e deixar de ir aos cultos, sejam nos lares ou na igreja, sem motivo justo, simplesmente para ficar parado em casa vendo tv ou navegando na internet, é no mínimo pecado por desprezar a comunhão do povo de Deus, onde Ele ordena a Sua benção e a vida para sempre (Sl 133). Não é a toa que há hoje nas igrejas uma geração inteira de crentes carnais que vivem mais segundo os padrões de comportamento e valores do mundo do que segundo Cristo. E muitos destes quando argüidos se ofendem facilmente, sentem-se invadidos em sua privacidade, ameaçados, não suportam a sã doutrina. Hoje já há muitos que se dizem salvos por Jesus, mas que "ficam", adulteram, tem vícios, e alguns até são favoráveis ao homossexualismo. São fortalezas e sofismas que o diabo tem na sociedade, e que tem influenciado e adentrado muitas famílias e igrejas. Portanto sofismas são valores e costumes que são contrários à Bíblia Sagrada, mas que tem a capacidade de enganar pessoas, permanecendo em suas mentes e gerando nelas outros conceitos e modos de entender e interpretar os problemas da vida, e de buscar saídas e soluções, sem levar em consideração aquilo que Deus diz, os valores morais, éticos e espirituais que Ele requer de seus seguidores. A partir daí, estes sofismas são a base onde o inimigo, e a nossa natureza pecaminosa, irão erigir fortalezas de pecado, aprisionando, destruindo e aniquilando vidas e famílias. Este é o retrato da própria sociedade em que vivemos. Para destruir essas fortalezas, é necessário anular os sofismas, que são a base de tais fortalezas, e que estão na mente e nos pensamentos das pessoas. Isso só será possível com o uso das nossas armas espirituais, as quais Deus tem nos concedido inteiramente de graça, através de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Toda vitória e toda libertação só é possível através do méritos dEle, é Ele quem destruiu satanás, é Ele quem nos concede a Sua vitória. Mas é preciso que tomemos uma atitude radical e sincera ao lado dEle, é necessário que usemos as armas que Ele nos preparou e que anulemos NÓS os sofismas, levando cativos a Cristo todos os nossos pensamentos. Isto é, nossas convicções precisam estar em acordo com a Palavra de Cristo para que os sofismas sejam anulados e as fortalezas destruídas.

E o texto bíblico ainda nos orienta sobre como fazer isso:

“...levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” 2 Co 10:5b.

Compete a nós submetermos nossos pensamentos, idéias e ideais à obediência ao Senhor Jesus Cristo. Isso é o Evangelho prático que nos liberta e nos livra das ciladas e armadilhas e correntes do inimigo.

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus obteve a nossa liberdade através da cruz do Calvário. Ali ele despojou os principados e potestades, e por isso pode nos conceder total liberdade.

"E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." Cl 2:13-15.

Liberte-se pela fé. Creio nas promessas de Deus, assuma a sua posição ao lado do Senhor Jesus, anulando os sofismas e destruindo as fortalezas do pecado, não permitindo que o inimigo te afaste o Senhor e do plano que Ele traçou para a sua vida.

IPB Porecatu / PR - Culto vespertino 06.09.09

S.D.G.

Comentários

  1. Excelente estudo bíblico, amei! Muita clareza e discernimento
    Cenira

    ResponderExcluir
  2. Estava vivendo um sofisma ,mais graças à Deus e ao meu amigo Espírito Santo ele me alertou ,e hoje destruimos essa fortaleza do inferno.Deus os abençõe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, graça e paz! Fico feliz em saber que o Senhor tem abençoado a sua vida. Que a cada dia o seu lar seja um lugar de paz, amor e união em Cristo. E que todas as artimanhas do maligno caiam por terra, em nome de Jesus. Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus