DESÂNIMO X ENCORAJAMENTO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

"É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus."
2 Coríntios 1:4.

Existe uma lenda que fala sobre uma convenção no inferno, onde satanás convocou todos os demônios, para lhes apresentar uma arma terrivelmente poderosa, com a qual poderiam destruir a vida espiritual de qualquer seguidor de Cristo. Preparativos feitos, "gangue" reunida e o senhor das trevas começou a passar as suas tropas em revista. Cada soldado empunhava a sua arma: pecados, incredulidade, ódio, vícios, imoralidade, contenda, divisionismo, mundanismo, etc. Então elevando a voz disse: “senhores, todas essas armas que vocês estão usando são poderosas e sufocam a fé dos crentes; mas eu vou lhes ensinar a usar uma arma, que fará com que eles pensem que está tudo bem com eles, e quando perceberem já estarão longe do seu Deus. Essa arma é o DESÂNIMO, com ela podemos penetrar o coração das pessoas, esmagando suas emoções e imobilizando suas mentes. Assim, quando eles perceberem, estarão frios e distantes da igreja e de Deus.”


É uma simples lenda, mas que faz-nos pensar em como o diabo age enganando e desanimando a muitos crentes em nossos dias. E não são poucos os meios pelos quais ele age para tentar nos desanimar e enfraquecer. O inimigo tentará nos cercar de muitos motivos e razões para nos convencer de que não é necessário ir à igreja durante a semana ou até mesmo aos domingos. Também tentará fazer-nos parar com a leitura da Bíblia e a vida de oração. Cabe a cada crente assumir a sua responsabilidade e o seu compromisso com Deus e manter-se firme.


No texto citado, o apóstolo Paulo usa o termo “conforto” para falar do consolo e do ENCORAJAMENTO de Deus, que sempre vem socorrer àqueles que por Ele clamam. É nas tribulações que mais somos atacados com o desânimo, mas é o Senhor quem nos conforta, consola e encoraja para que prossigamos na jornada da fé, e para que consolemos a outros que estiverem desanimados (vs. 4).


É normal termos momentos de desânimo, fraqueza ou cansaço, mas não permitamos que o isso nos destrua! Lute, acredite, levante a cabeça, busque ao Senhor de todo o coração, e Ele te iluminará. Venha participar do culto na próxima quinta-feira, onde estamos estudando o tema: “Como Vencer o Desânimo”.

2 Coríntios 10.4
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas..."

Efésios 6.14-18
"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos."


Que Deus te abençoe e um ótimo final de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus