É PRECISO TER MAIS PACIÊNCIA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

Salmos 33:20-22
20 Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo.
21 Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome.
22 Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos.

Salmos 40:1,2
1 [Ao mestre de canto. Salmo de Davi] Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
2 Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. 3 E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.

Todos nós precisamos aprender a ter mais paciência. Ela deve ser alvo da nossa busca, pois possui-la é sinal de crescimento e maturidade na fé. Essa virtude está presente na Bíblia através de outros nomes: longanimidade e perseverança, por exemplo, que são virtudes recomendadas exaustivamente, não como uma mera opção, mas como uma necessidade para que vivamos uma vida que de fato agrade a Deus, e desfrute de sua santa presença e sua paz inconfundível.

Segundo o Dicionário Michaelis (http://michaelis.uol.com.br) paciência é:
1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora.

Certamente a paciência é uma qualidade excelente, que todos nós devemos buscar de todo coração.

Ter paciência é saber esperar, e isso pode não ser tão fácil e simples, especialmente quando estamos passando por situações incômodas, muitas vezes com a ausência de alguém ou de algo, talvez com alguma necessidade física, material ou emocional, aguardando uma resposta de Deus à nossa súplica. É muito comum ouvirmos a frase "estou cansado (a) de esperar". Por quê? Por causa da impaciência.

Nos textos citados acima o salmista testemunha que a sua espera estava no Senhor, e os motivos pelos quais ele podia descansar nEle, é que Ele é "nosso auxílio e escudo" (Sl 33:20). Isso significa que Ele nos ajuda nos momentos difíceis e nos protege e defende dos ataques dos nossos inimigos, nessas horas de espera.

Quando esperamos sem paciência, nos tornamos pessoas amargas, tristes, inconformadas. Mas encontramos aqui uma saída para essas crises de impaciência: "Nele o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu nome" (Sl 33:21). Se o coração do salmista confiava se alegrava no Senhor enquanto esperava, poderíamos deduzir então, que a irritabilidade e o desconforto causados pela ausência de paciência, são na verdade sintomas causados pela ausência de algo muito mais elementar na carreira cristã: FÉ. Como temos esperado as respostas do Senhor? Com ou sem paciência? Um bom meio para se medir isso é o nosso humor, temos andado alegres independentemente das circunstâncias? Ou temos deixado que o desânimo e a tristeza tomem conta de nosso coração?

O Salmo 33 termina no vs. 22 com uma oração, um pedido: "seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de Ti esperamos". Creio que é a misericórdia do Senhor que em todos os momentos, nos garante uma espera segura. No entanto é necessário pedir, orar, suplicar. A vida de oração tem o poder de gerar em nós uma intimidade maior com o Senhor, e essa proximidade será geradora de maior paciência. Quer vencer a impaciência? Comece a orar mais intensamente, santifique-se, busque forças no Senhor, pois Ele é a tua força e o teu refúgio, teu auxílio e escudo.

É nessa perspectiva de oração que o Salmo 40 inicia no vs. 1: "Esperei confiantemente (com paciência) pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro". Certamente aqui fica claro que precisamos crer e ter paciência (esperei confiantemente) ao orarmos, pois o Senhor ouve as nossas orações, o nosso pedido de socorro. Não perca a paciência, não perca a esperança, persevere em oração, clame ao Senhor. A razão porque muitos crentes não oram talvez seja porque não esperam que o Senhor venha em seu socorro. Mas deixe-me dizer-te: o Senhor te ama, Ele é todo-poderoso, e sempre vem ao encontro daqueles que nEle esperam.
"Por isso, o SENHOR espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam."
Isaías 30.18

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam."
Hebreus 11.6

E a sua ação na vida do salmista, e na vida de todos aqueles que nEle esperam é tremenda (vs. 2,3):
- tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama;
- colocou-me os pés sobre uma rocha;
- me firmou os passos;
- me pôs nos lábios um novo cântico.

Certamente a vida de um (a) servo (a) de Deus que vive assim, causa impacto onde quer que esteja, e muitas pessoas são atingidas, impactadas por essa vida que pacientemente espera, e que glorifica o Senhor.

"...muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR." Salmos 40:3b.

Que o Senhor, em sua infinita graça e misericórdia nos ensine a ter mais paciência.

S.D.G.

Pastoral do boletim da IPB de Porecatu / PR de 20.09.09

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus