CRISTO, A ROCHA SINGULAR

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 15.11.09


TEXTO BÍBLICO: 1 PEDRO 2:1-10
2.1   Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
2.2   desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
2.3   se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.
2.4   Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
2.5   também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
2.6   Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
2.7   Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
2.8   e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
2.9   Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
2.10   vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.


Na Bíblia encontramos várias figuras que são usadas para nos ensinar a respeito do ministério de Cristo, Sua pessoa e obra. O Apóstolo Pedro escreveu em sua carta a respeito de Cristo e o comparou a uma pedra. Hoje vamos falar o que isso significa para as nossas vidas e quais as características dessa pedra singular.

1 – CRISTO A PEDRA QUE VIVE – VS. 4
A primeira coisa que se pensa em uma pedra é algo imóvel, sem vida. No entanto Pedro nos diz que Cristo é a Pedra que vive, Ele é a Pedra viva. Essa é uma afirmação profundamente teológica diante da ressurreição de Cristo, pois desde a antiguidade muitas pessoas adoram deuses de pedra, ídolos sem vida. Mas Cristo, o nosso Senhor, é vivo, Ele ressuscitou. Ele vive em seu coração? Você já se entregou a Ele?

2 – CRISTO A PEDRA REJEITADA – VS. 4,7
A segunda característica que Pedro destaca é que o Senhor Jesus é rejeitado pelas pessoas do mundo. Pedro vivenciou a rejeição de Cristo quando Ele se manifestou em carne e realizou sua obra na cruz. Ele próprio havia rejeitado o Senhor quando o negou três vezes, mas o Senhor o restaurou após a Sua ressurreição. Naqueles dias muitas pessoas continuavam rejeitando os ensinamentos de Cristo, por isso Pedro se refere dessa forma a Cristo. Isso também é facilmente notado em nosso contexto, pois as pessoas quando pensam em Jesus não pensam em um relacionamento com o eterno, mas em mera religiosidade. Ele foi e é rejeitado nas ruas, nas casas, nas escolas, nos bares, nos cinemas, na televisão, nas músicas, nas festas. Nota-se essa rejeição nos valores que são adotados e assumidos pelas pessoas contrariamente à Sua Palavra.

3 – CRISTO A PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE OFENSA – VS. 8
Esses que O rejeitam estão tropeçando nEle e por isso a ofensa que comete a Deus. O texto bíblico é claro ao dizer que tropeçam na palavra sendo desobedientes. É maravilhoso para nós vermos neste texto a revelação da soberania de Deus quando diz que estes foram postos para isso (Rm 9:22). Nós também podemos tropeçar e cair se não cuidarmos em observar piedosamente a Sua Palavra 1 Timóteo 4:16.

4 – CRISTO A PEDRA ELEITA – VS. 4,6
Jesus foi escolhido na eternidade para ser o nosso salvador, Deus o escolheu e Ele não rejeitou. Isaías 42:1 “Eis aqui o meu escolhido” por isso nenhum outro poderia nos salvar, nenhum outro poderia pagar o preço da nossa redenção, somente Jesus. Fp 2:6 “não julgou como usurpação o ser igual a Deus”; At 4:11,12 (ler). Todo aquele que nEle crer será salvo.

5 – CRISTO A PEDRA PRECIOSA – VS. 4,6,7 preciosidade
O que é de maior valor para nós? Cristo aqui é chamado de pedra preciosa e preciosidade no sentido de que não existe nada que se compare ao seu valor. Nem prata nem ouro nem pedras preciosas podem comparar-se ao valor da preciosidade de Cristo e seu chamado. Mas só conhece o valor desse tesouro precioso quem O encontrou, como nas parábolas do tesouro escondido e da pérola de grande preço, conforme Mateus 13:44-46.

6 – CRISTO PEDRA ANGULAR – VS 6,7
Finalmente destacamos Jesus aqui comparado à pedra angular das antigas construções onde uma pedra angular ou “de esquina” era usada e na qual toda a construção se apoiava. O Senhor Jesus é a pedra angular da construção da vida de todo aquele que nEle crê, onde todo o nosso ser se apóia. Nosso modo de pensar e de encarar o mundo em que vivemos tem como base o Senhor Jesus e Seus santos ensinamentos. Em Mateus 7:24ss Jesus comparou quem ouve as Suas palavras e as pratica a um homem que construiu sua casa sobre uma rocha “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”. Conforme Efésios 2:20 vemos que Jesus Cristo e seus ensinamentos são a base de uma vida bem sucedida, feliz e abençoada por Deus.

CONCLUSÃO
Temos nos identificado com Ele, conforme 1 Pedro 2:5?
Afinal, quem Jesus Cristo é para nós?

1 – A PEDRA QUE VIVE? 

Num mundo tão cheio de idolatria e morte, cheio de pecados e mentiras precisamos manter um relacionamento pessoal com o Cristo vivo para que tenhamos a vida dEle em nós. Assim é que somos chamados de PEDRAS QUE VIVEM!

2 – A PEDRA REJEITADA? 

Hoje em dia na sociedade, por exemplo, há uma banalização da vida, dos valores morais, do casamento, das drogas, etc. A Bíblia é a Palavra de Deus, portanto ela precisa ser aprendida e obedecida, se de fato não O temos rejeitado. E justamente por isso muitas vezes somos rejeitados por seus desprezadores.

3 – A PEDRA DE TROPEÇO? 

Se tropeçarmos precisamos recorrer à Sua graça e clamar a Ele, pois está escrito em Salmos 37:23,24 que se o justo cair não ficará prostrado. Como temos vivido, firmes na Rocha ou prostrados nos pecados?

4 – A PEDRA ELEITA? 

Em nossas vidas precisamos reconhecer a Cristo o eleito de Deus, salvador e Senhor de nossas almas. E as nossas vidas vão revelar se somos ou não eleitos de Deus para a salvação. Cabe a nós que ouvimos essa mensagem nos entregarmos a Ele na confiança de que temos sido chamados por Ele mesmo – 1 Pedro 1:10,11.

5 – A PEDRA PRECIOSA? 

O que temos deixado por amor a Cristo? Temos pago o preço? Será que existe alguma coisa mais preciosa para nós? Se assim for na sua vida é porque ainda não encontrou essa Pedra preciosa chamada Jesus Cristo. Quem encontra essa jóia preciosa abre mão de tudo para obtê-la. Todos queremos ir para o Céu mas se não abrirmos mão das coisas que desagradam ao nosso Deus certamente não entraremos lá conforme Gálatas 5:21b; Apocalipse 21:8; 22:15. Somos preciosos aos olhos de Deus, por isso Ele deu o seu próprio Filho para morrer em nosso lugar.

6 – A PEDRA ANGULAR? 

Em quem temos edificado nossa casa, nossa vida? Jesus é a base forte e segura de uma vida abundante, Ele é a certeza da vida eterna, mas é preciso que O coloquemos e a Sua Palavra em primeiro lugar em nossas vidas. Se assim o fizermos certamente seremos benção na vida de outros irmãos. Qual tem sido nossa influência na vida das pessoas? Temos transmitido a mensagem do Evangelho? Temos dado bom testemunho, temos ajudado outros a se fortalecerem no Senhor?

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus