DEUS NOS FAÇA SABER




TEXTO BÁSICO – Efésios 1:15-23 (15,19)
15 Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos,
16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle,
18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;
20 o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O sentar à sua direita nos lugares celestiais,
21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o Cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja,
23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquEle que a tudo enche em todas as coisas.

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
Recentemente foi noticiado nos meios de comunicação que algumas famílias pobres do sertão nordestino ficaram ricas da “noite para o dia”. Eles descobriram que possuíam um tesouro no quintal de casa. Na busca por água encontraram petróleo, e com o dinheiro recebido com a venda do “ouro negro”, tiveram seus problemas de falta de alimentos e água solucionados. Eles viviam em verdadeiro estado de miséria e não sabiam que estavam assentados sobre um tesouro. Eu comparo isso à realidade espiritual de muitos crentes que vivem aquém do que Deus planejou para eles. Vivem um verdadeiro estado de miséria espiritual, porque não sabem, ainda não tomaram conhecimento, não tem noção da grandiosidade, da preciosidade das bênçãos que Deus lhes preparou através da vida e da obra que o Senhor Jesus realizou. É sobre isso que iremos refletir aqui, que DEUS NOS FAÇA SABER acerca dessas bênçãos.

EXPLICAÇÃO
Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon são (...) denominadas “Epístolas da Prisão”, já que foram escritas durante a prisão de Paulo em Roma (Ef 3:1; Fp 1:7; Cl 4:10; Fm 9). Paulo foi preso duas vezes. Durante a primeira prisão, Paulo foi mantido prisioneiro num acampamento da guarda pretoriana (ou próximo a ele), ou ainda numa casa que ele mesmo alugara (At 28:30) por dois anos, durante os quais estas cartas foram escritas. Ele previa a sua libertação (Fm 22), após a qual realizou várias viagens, escreveu 1 Timóteo e Tito, foi novamente aprisionado, escreveu 2 Timóteo e foi martirizado. A Carta aos Efésios foi escrita, portanto, durante a primeira prisão, ao passo que 2 Timóteo é a carta da segunda prisão. (ABA).

ARGUMENTAÇÃO
No texto lido o Apóstolo Paulo falando à igreja de Éfeso faz algumas considerações a respeito à espiritualidade daqueles irmãos:
- eram irmãos que tinham fé em Jesus (vs 15);
- viviam em amor uns pelos outros, comunhão (vs 15);
- Paulo orava por eles, agradecendo pela obra de Deus na vida deles (16);
- e intercedia por eles, pedindo a Deus que lhes concedesse:
•          espírito de sabedoria e revelação (vs 17);
•          no pleno conhecimento de Deus (vs 17);
•          e que tivessem os olhos do coração iluminados (vs 18).
Tudo isso era para que eles pudessem SABER, aprender, entender, conhecer algumas bênçãos que Deus lhes havia concedido em Jesus, e é sobre isso que iremos refletir hoje. Você conhece essas bençãos??? Tais bênçãos são para nós também, pois são concedidas a todo aquele que crê em Cristo, e que tem uma aliança com Ele, firmada em Seu próprio sangue vertido na cruz do Calvário.
Mas nem todos tinham conhecimento dessas grandiosas bênçãos, e hoje igualmente nem todos os crentes tem esse conhecimento. Por isso que Paulo orava e intercedia por eles, e nós também precisamos orar, para que nos seja concedido esse entendimento, o conhecimento dessas bênçãos tão elevadas, e envoltas em tamanho mistério, que somente podemos viver dessa maneira se o próprio Deus nos ajudar, concedendo-nos espírito de revelação e sabedoria, através do pleno conhecimento dEle, e iluminando os nossos olhos (espirituais) do coração.

Uma segunda realidade que precisamos compreender nesse contexto, é que cada uma dessas dádivas de Deus, está ligada a uma ação, como uma resposta, uma reação, uma manifestação de nossa parte.

Que bênçãos e quais ações são essas?


1ª BÊNÇÃO – UMA ESPERANÇA MARAVILHOSA
“para saberdes qual é a esperança do seu chamamento”  vs. 18

Temos essa esperança pois fomos chamados por Deus para servi-Lo, note que o texto diz "esperança do SEU CHAMAMENTO". E por isso esperamos por dias melhores, esperamos pela visitação de Deus, esperamos pelo crescimento da igreja, esperamos por respostas às nossas orações, esperamos pelas bênçãos de Deus, esperamos por termos nossos corações transformados, esperamos por sua bendita e graciosa vontade, enfim tudo que temos e somos, todas as nossas perspectivas estão em Deus.

A nossa esperança é real, não é uma teoria, mas é muito prática, é para aqui e agora, mas não se detém a este mundo. A nossa esperança nos remete à eternidade.
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”  1 Coríntios 15:19.

O mundo sem Deus não tem esperança. Onde está a esperança do mundo? A esperança do mundo jaz no dinheiro, nas riquezas e nos bens materiais, na prosperidade. E quem não tem nada disso, vive na expectativa de poder ter um dia. Mas essas são coisas vãs, que não trazem esperança para ninguém, pois tudo passa. Quando a morte chegar qual esperança permanecerá? Diz o ditado erradamente que “a esperança é a última que morre”, no entanto, para o crente a esperança não morre nunca, porque a nossa esperança é Jesus. Nós temos uma viva esperança.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”  1 Pedro 1:3

Somente quem foi lavado pelo sangue de Cristo tem a esperança da vida eterna. Daqui não se leva nada, e até o povo de Deus é exortado a não colocar o seu coração nessas coisas.
“...se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração.”  Salmos 62:10b.
“...e disse: nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”  Jó 1:21.

E nesse mundo, sem esperança, vivendo à beira do inevitável precipício, a ESPERANÇA é uma das maiores preciosidades da vida cristã. Ela nos revigora a cada manhã, nos fortalece a cada dia, mesmo nos momentos mais críticos da vida, a nossa esperança é inabalável, pois está firmada no Deus soberano, em seu eterno poder, no sacrifício e na vitória de Seu Filho Unigênito: o Senhor Jesus Cristo.

Os salmos nos revelam essa face maravilhosa de Deus, o Deus da esperança:
Sl 9.18   Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.
Sl 39.7   E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.
Sl 40.1   Esperei confiantemente pelo SENHOR; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Sl 62.5   Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dEle vem a minha esperança.
Sl 65.5   Com tremendos feitos nos respondes em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos;
Sl 71.5   Pois Tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.
Sl 119.116   Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe.
Sl 146.5   Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

E você, vive essa maravilhosa esperança? Qual é a ação correspondente a essa benção?

1ª AÇÃO – FÉ
A esperança é fruto da fé, e sem fé não há esperança, "sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Como diz Hb 11:1 “fé é a certeza de coisas que se esperam”, portanto a esperança é gerada pela fé. Por isso que Paulo orava para que Deus abrisse o entendimento dos efésios para que eles soubessem que por pertencerem a Deus tinham uma maravilhosa esperança, esperança essa que seria sempre suprida através da fé, nesse caso essencialmente prática. Acerca da fé, vejamos:
- A fé não é contemplativa apenas, mas deve ser praticada (Mc 11:22);
- Os discípulos foram repreendidos por sua falta de fé (Mc 4:40);
- Pedro foi repreendido por sua falta de fé (Mt 14:31);
- Tomé foi exortado a ser crente (Jo 20:27);
- Jesus abençoou os que não viram e creram (Jo 20:29). Esses são os que não perdem a sua esperança, apesar das circunstâncias, porque tem uma fé viva.

A fé e a esperança caminham de mãos dadas.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”  1 Co 13:13.

Você já parou para se perguntar por que o amor é maior que a fé e a esperança? Porque quando chegarmos lá no Céu não precisaremos mais da fé e nem da esperança, mas o amor é eterno, Deus é amor (1 João 4:8).
Enquanto estamos nesse mundo, devemos servir ao Senhor com fé, esperança e amor.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”  Hebreus 11:1.

A esperança já deve ser vivida aqui, mas lá no Céu não será mais necessária. Lá no Céu veremos o Senhor e toda a Sua glória, e viveremos para sempre com Ele, nossa eterna esperança.
“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?”  Rm 8:24.

E isso nos leva à segunda grandiosa bênção descrita pelo Apóstolo Paulo em Efésios 1:18, porque a nossa espera jamais é em vão. Esperamos no Senhor que nos preparou uma HERANÇA GLORIOSA.

2ª BENÇÃO – UMA HERANÇA GLORIOSA
“qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”  vs. 18.

A Bíblia revela que o crente tem uma herança eterna no Céu. Nós temos uma herança gloriosa, que a traça e a ferrugem não corroem, os ladrões não escavam e não roubam (Mt 6:20).
Precisamos ter consciência da realidade dessa herança e valorizar tal verdade mais que o ouro, prata, jóias, bens e riquezas desse mundo. Que esforço qualquer um de nós faria para receber uma herança deste mundo? E porque nos esforçamos tão pouco para nos apropriar daquela herança celestial? Eis a razão porque Paulo tanto orava e intercedia pelos efésios. Certamente isso se aplica a todos nós, povo de Deus, pois se desviarmos os nossos olhos do Senhor e passarmos a olhar e contemplar as coisas deste mundo, certamente começaremos a menosprezar a nossa herança.
"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum."  2 Pedro 1:10.

“olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”  Hebreus 12:2.

Espiritualidade x materialismo; herança do Céu x herança do mundo
É assim que há tantos crentes materialistas, invejosos, arrogantes, avarentos, escravizados pelo que possuem e tantos outros igualmente escravizados pelo desejo de possuírem. A questão é: são crentes de fato os que assim vivem? Deus é quem sabem, cada um julgue a si mesmo! Mas fatos são fatos.
 “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”  Mateus 7.16,20. 
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;”  1 João 2:15.
“Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.”  Mateus 19:21-26.

Na Primeira Carta de Pedro encontramos alguns adjetivos da nossa herança gloriosa.
“para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”  1 Pedro 1:4.

Incorruptível - lá não existe corrosão, ferrugem, doença. (Mt 6:19,20).
Imaculada - incontaminável, lá não existe mácula, malícia, pecado, maldade. (Mc 10:14,15).
Imarcescível - que não pode murchar, não envelhece, não perde o seu valor com o tempo. Diferentemente da vida aqui na Terra, lá no Céu não existe tempo, lá é um lugar  “a-temporal”, lá vive-se a dimensão da eternidade e por isso lá as coisas não envelhecem. (Leia também PROPÓSITOS DA REGENERAÇÃO).
O servo de Deus mais humilde é rico em Deus, porque tem uma herança tão gloriosa guardada no Céu, pelo próprio Deus, para todo aquele que nEle crê.
O apóstolo Paulo, aprisionado pela segunda vez, escreveu a seu filho na fé, Timóteo, acerca da fé e da esperança que ele tinha, na sua herança.
“e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.”  2 Timóteo 1:12.

2ª AÇÃO – SANTIDADE
Há uma associação direta entre a herança de Deus para o seu povo, e o fato do povo de Deus ser um povo santo. O texto de Ef 1:18 nos fala acerca da “riqueza da glória da sua herança nos santos, e isso é muito significativo. Comparando Ef 1:18 com outros textos bíblicos, vejamos:

Atos 20.32   Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
Atos 26.18   para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

1 Coríntios 6.9   Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
6.10   nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Efésios 5:1-5
1   Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2   e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
3   Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;
4   nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
5   Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Colossenses 1.12   dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

1 Pedro 1.3   Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1.4   para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
1.5   que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Fica muito clara essa conotação entre ser herdeiro e viver como herdeiro, em santificação, dando testemunho de sua salvação, esperança e fé. Sem santificação ninguém entrará no Céu.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”  Hebreus 12:14.

Isso nos remete à terceira benção relatada por Paulo, o PODER de Deus, pois sem o poder de Deus é impossível haver santificação.

3ª BENÇÃO – UM PODER GRANDIOSO E EFICAZ
“e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”  vs. 19

Nesse ponto, Paulo orava para que os efésios soubessem da suprema grandeza e eficácia do poder de Deus em suas vidas. Precisamos do poder de Deus para ser transformados, para vencer as tentações e sutilezas de satanás, precisamos aprender a viver na dimensão desse poder, na dependência de Deus, para perseverarmos até o dia glorioso da nossa chegada no Céu. Para isso precisamos conhecer o poder de Deus, e crer nesse poder.

O poder de Deus em nós não é uma simples força ou energia, o poder de Deus é o próprio Espírito Santo agindo em nós. Uma vez salvos fomos selados com o Espírito Santo (Efésios 4:30), portanto Ele habita EM nós, e uma vez que somos habitação do próprio Deus, podemos (e devemos) viver sob o Seu poder. Hoje em dia essa questão está sendo confundida por pessoas e grupos que ensinam coisas que vão além da Bíblia acerca do poder de Deus. O poder de Deus não é para nos divertirmos, Deus não é brincalhão, Deus é santo! O poder de Deus não é para gerar conforto físico, para nosso deleite; o poder de Deus tem a finalidade de nos transformar, nos libertando de todo mal. Mais uma vez afirmo: o povo de Deus peca por não conhecer as Escrituras. Necessitamos de um retorno à Palavra de Deus que não confunde, mas ilumina nossas vidas.

O Senhor nos concede o seu poder para nos guardar, mediante a fé.
“que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”  1 Pedro 1:5.

A palavra “poder” em grego – dinamis – é a raiz de duas outras palavras, que em português, ilustram muito bem a natureza do poder de Deus, e que servem de ilustração para o entendimento do potencial do poder de Deus na vida daquele que nEle crê: dinamite e dínamo.

Dinamite – “Matéria explosiva formada de nitroglicerina misturada com areia quartzosa” (Michaelis), é um explosivo poderoso usado em pedreiras. O poder de Deus é eficaz para quebrar os corações mais endurecidos, e para rebentar quaisquer prisões ou cadeias. Assim sendo, o crente verdadeiro não vive submisso aos padrões do mundo, prisioneiro do pecado, debaixo do jugo de satanás. O poder de Deus que nele habita o há de libertar de todos os vínculos e correntes do velho homem, sejam eles físicos, emocionais, psíquicos e espirituais. Você conhece esse poder? Quantos e quantos crentes viciados, humilhados, prisioneiros, apelando para as filas de espera da consulta dos psicólogos, dos conselheiros, até não crentes, tudo porque não conhecem essa dimensão de vida cristã. Quantos que se gabam de possuir esse ou aquele dom ou capacitação, talento, bens, etc., e não percebem que já se afastaram do genuíno poder de Deus, pois esse poder que vem do Espírito Santo nos leva a vivenciar o FRUTO DO ESPÍRITO, descrito em Gálatas 5:22,23. Não há como separar-se o fruto do poder do Espírito Santo. O sinal verdadeiro de que vivemos nessa dimensão espiritual é o fruto que o Espírito gera em nós. Há tantos crentes que dizem estar "possuídos" pelo poder do Espírito, mas vivem nas obras da carne (Gl 5:19-21). Obviamente tais pessoas vivem uma farsa, não conhecem o poder de Deus, mas vivem enganando e sendo enganados (2 Tm 3:13).

Por isso Paulo clamava a Deus pelos efésios, para que eles conhecessem esse poder grandioso e eficaz, que o próprio Deus lhes houvera dado. Precisamos clamar também!
“Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que os poderosos vagalhões do mar.”  Salmos 93:4.
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito."  2 Coríntios 3:18. 

Dínamo – “Nome dado às máquinas geradoras de corrente elétrica, especialmente corrente contínua; gerador. Máquina eletrodinâmica que converte força mecânica em corrente elétrica.” (Michaelis). O poder de Deus é em nós semelhante a uma força motora infinita que nos dá forças para continuar caminhando, trabalhando e batalhando, independente das circunstâncias. O poder de Deus em nós ilumina nosso viver, afasta de nós as trevas do pecado e da iniqüidade, ajudando-nos a discernir as obras das trevas e do diabo.
“mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”  Isaías 40:31.
"para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios."  2 Coríntios 2:11.
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."  1 Pedro 5:8,9. 

Como já foi dito acima o poder de Deus é o próprio Deus em ação, e Ele age sempre de conformidade com a Sua Palavra. Notamos que atualmente muitos estão desrespeitando essa regra de fé e conduta da Igreja Cristã, justamente por dizerem estar recebendo um "poder" ou uma "unção" nova, diferente do que o Senhor nos instrui em Sua Palavra. São as famosas "revelações" e "profecias", práticas essas que não condizem com os ensinamentos bíblicos. Esses são presa fácil do diabo que é o enganador das nações. Não se deixe enganar, fique com a Bíblia! (Leia o post VIROU MACUMBA, e acesse aos vídeos).

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos."  Salmos 119:105. 
"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema."  Gálatas 1:8,9. 
"Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."  2 Timóteo 4:3,4.  
"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios" 1 Timóteo 4:1. 

Qual é a ação correspondente à essa tão grandiosa benção, essa fonte infindável de poder em nossas vidas? A ORAÇÃO. 

3ª AÇÃO – ORAÇÃO

No caso desta tão essencial benção, o poder de Deus, é requerida de nós uma vida de oração. Fomos chamados a uma vida de oração, e isso não é sem razão, é necessidade real de uma vida cristã vitoriosa. Oração é trabalho duro, oração é serviço! Engana-se quem pensa que orar é coisa sem importância, perda de tempo. Enquanto a Palavra de Deus é o nosso alimento, a oração é o nosso  ar, o nosso oxigênio espiritual. Sem ela a nossa vida espiritual definha e morre. Os puritanos valorizavam a vida de oração, os reformadores também a valorizavam. Não podemos de modo algum renegá-la! Se assim fizermos estaremos entrando num lugar de aridez espiritual, um verdadeiro deserto, e seremos cobrados pelo próprio Deus, pois renegar a vida de oração é renegar a vida de comunhão com Ele, é o mesmo que despreza-Lo. 

"Oração é o derramar de modo sincero, consciente e afetuoso o coração ou alma diante de Deus, por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito Santo, buscando as coisas que Deus prometeu, ou que são conforme a Sua Palavra, para o bem da igreja, com submissão, em fé, à vontade de Deus."  John Bunyan - "O Que é a Verdadeira Oração".

"Hoje tenho muito a fazer, portanto hoje vou precisar orar muito."  Lutero.

Mas como acontece em todas as áreas da vida devocional, hoje em dia a vida de oração também está posta em xeque por aqueles que defendem a sua “não prática”, ou seja, que não seria necessário vivermos uma vida de oração. A oração tem sido continuamente desprezada por muitos crentes, e em muitas igrejas. 

Observe, por exemplo, quando há uma programação social, ou de louvor, um jantar, ou a noite do sorvete, etc., as igrejas enchem. Mas quando trata-se de oração, a média de freqüência geralmente é muito baixa. Falamos isso sempre com ares de riso, mas é motivo de pranto. Quem despreza a oração, despreza o poder de Deus, e o gerador desse poder em nós é o Espírito Santo de Deus, a terceira pessoa da Trindade Santa, o próprio Deus ente nós.

O que aconteceu conosco? Como mudamos assim nossa prática que outrora foi tão voltada para a santidade e a oração? Como deixamos de lado os altares de Deus e passamos a buscar diversões, esportes, games, internet, tv? Quando foi que o diabo nos cegou para desprezarmos o Manacial de águas vivas, a fonte de todo poder? Poder esse do qual jamais devemos abrir mão?
“Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.”  1 Samuel 2:30.
“Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.”  Jeremias 2:13.

Precisamos urgentemente descobrir o “por quê” da nossa relutância em buscar a Deus, para partirmos, então, para a solução do problema e um retorno aos braços do Pai. Essa questão começa dentro de cada coração.

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”  Jeremias 29:13.

É necessário lembrar que a Igreja Primitiva perseverava numa vida de oração. Porém não era só oração, oração é ação!
Atos 2:42-47
42   E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43   Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44   Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45   Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46   Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
47   louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Hoje em dia há muitos grupos que não tem o entendimento bíblico correto acerca desse assunto, por isso há tantas distorções. Há os que buscam ter uma vida de oração interessados em receber bênçãos; há os que passam horas de joelhos pensando que o por seu muito falar serão ouvidos; há os que pensam que orar em línguas é oração de poder, ou como eles dizem “oração forte”. Infelizmente há tantos que oram em línguas e com a mesma facilidade maldizem, adulteram, promovem divisões, tiram dinheiro do povo, etc.

Mas as distorções e os erros dos outros não podem afetar a nossa espiritualidade, pelo contrário, devemos manter o ritmo de uma vida de oração saudável e frutífera. A oração pessoal deve ser diária, e não se pode renegar os trabalhos e reuniões de oração da Igreja, participando sempre que possível. O que não se pode admitir como normal, é deixar de orar para ver tv, jogar futebol, ou fazer qualquer outra atividade secundária. A vida de oração, particular e em comunhão,  na Igreja, deve ser a nossa prioridade. Do contrário estaremos dizendo para Deus: “Senhor, muito obrigado por tuas tão ricas promessas, mas no momento eu não estou interessado”. Quem assim age prestará contas a Ele, e certamente colherá os frutos desse desinteresse.

Maravilhoso é saber que a graça de Deus cobre as nossas faltas e que podemos consertar nossos erros, e no lugar dos caminhos tortuosos, fazer caminhos retos.
“Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.”  Hebreus 12:12,13.

CONCLUSÃO
Essas são bênçãos que são como tesouros dos quais devemos nos apropriar através de uma vida de compromisso prático com o reino de Cristo.

A igreja evangélica brasileira vive hoje em dia uma dualidade de prática proveniente da fé que cada grupo abraça. Por um lado, hoje em dia há tanta verborragia, tantas belas palavras, porém vazias, sem vida, sem atitude, sem compromisso, sem sinceridade. Por outro lado, há muito mais vazio na prática de uma religiosidade sem biblicidade, onde as bênçãos aqui mencionadas, parecem não ter valor algum em face de uma suposta prosperidade prometida, do êxtase criado a partir de jogos de luzes, ou de técnicas de manipulação em massa, rituais de fogueira santa, ou a queima de papéis com pecados inscritos, na promessa que “seus problemas acabaram”. Alguns estão trocando o poder que santifica e liberta do pecado por alguma coisa parecida mais com o animismo religioso vindo da África, enquanto outros tem enjôo só de ouvir falar acerca do poder de Deus.

É necessário retomarmos o caminho correto de uma espiritualidade bíblica. Oremos como fez o Apóstolo Paulo pedindo ao Pai celestial que nos abra o entendimento, ilumine os nossos olhos espirituais, para que possamos compreender essas três bênçãos e as ações nas quais elas implicam.

Benção                        Ação
Esperança                    Fé
Herança                       Santidade
Poder                           Oração

Que possamos cultivar uma vida cheia de esperança como fruto da fé;
que tenhamos consciência de nossa herança, vivendo em santidade;
que conheçamos o verdadeiro poder de Deus, através de uma vida de oração.


Que Deus nos dê sensatez para fazermos o que é correto.

S.D.G.

ABA - A Bíblia Anotada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus