A IDENTIDADE JESUS CRISTO, E SUAS OVELHAS (PARTE 2)

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Porecatu / PR – 22.11.09
Culto vespertino


TEXTO BÁSICO
“23  Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão. 24  Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. 25  Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. 26  Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”  JOÃO 10:23-29.

EXÓRDIO
Vivemos atualmente o tempo das coisas falsificadas: remédios, alimentos, eletrônicos, cd, dvd, etc. Algumas quadrilhas tem se especializado em técnicas de falsificação. Documentos como RG e CPF, atestados médicos, diplomas, DINHEIRO, enfim, quase tudo hoje em dia pode ser falsificado.
A verdadeira comunhão que o povo de Deus tem com Ele, o Supremo Pastor das ovelhas, está expressa neste texto, onde Ele declara que conhece as suas ovelhas, Ele sabe exatamente quais são as verdadeira ovelhas, e quais são as falsas ovelhas. Na mensagem de hoje falaremos sobre esta tão importante questão: A IDENTIDADE DAS OVELHAS DE JESUS.

EXPLICAÇÃO
No primeiro sermão dessa séria (http://somentedeusgloria.blogspot.com/2009/09/identidade-jesus-cristo-e-suas-ovelhas.html)dessa série vimos como o Senhor Jesus fala da sua identidade, no texto lido, respondendo às indagações dos judeus (vs. 24). Essa figura do pastor das ovelhas e seu rebanho é muito forte para o povo judeu, um povo acostumado com a criação de ovelhas. Hoje porém, iremos refletir sobre a IDENTIDADE DAS OVELHAS DE JESUS. Respondendo àquela indagação dos judeus, Jesus fala acerca do diferencial entre as suas ovelhas e as “não ovelhas”, o seu povo e os que não são seu povo. Os judeus pensavam que o fator determinante na distinção desse povo dos outros povos da terra, estava na genética, ou seja, pensavam que o simples fato de serem judeus fazia deles o povo de Deus, assim eles estarima com o seu lugar garantido no Céu.
Jesus deixa claro que a genética era o fator determinante na distinção desse povo. Aqui o Senhor Jesus fala acerca da identidade das verdadeiras ovelhas.

ARGUMENTAÇÃO
A questão levantada pelos judeus consistia na dúvida acerca da identidade de Jesus, se Ele era ou não o Cristo, o Messias, o Salvador. A resposta de Jesus é didática e exortativa. Ele não somente fala sobre Si mesmo, mas fala também acerca da identidade de suas ovelhas, retornando a questão da identidade para eles. É didática porque ensina, faz pensar. E é exortativa porque Ele faz uma distinção entre os que O seguem verdadeiramente e os que não O seguem de coração. Para isso Jesus faz cinco afirmações que revelam a identidade de seus verdadeiros servos e servas, seu rebanho eleito.
1 - As ovelhas de Jesus crêem nEle - 26.
“Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas”
No texto lido quando os judeus indagaram se de fato Jesus era o Cristo que havia de vir, foram duramente repreendidos por Ele que disse: “vós não me credes porque não sois das minhas ovelhas”. Deduzimos, por inferência, que a marca essencial das ovelhas de Cristo é a fé e a confiança que tem nEle. O que isso significa? Hoje em dia essa questão está sendo alvo de grandes confusões, porque homens interesseiros estão mudando o sentido da fé simples em Jesus para algo que vai além daquilo que Ele ensinou. A fé exposta na Bíblia não é complicada, mas muito simples e prática. Como o exemplo de uma mulher simples e humilde que converteu-se a Cristo, e quando sua patroa perguntou para ela o que a conversão significava para ela, em sua simplicidade, aquela mulher não soube responder, mas disse: “olha dona, eu não sei falar para a senhora, mas uma coisa eu sei, antes eu limpava, lavava, passava e fazia todo o meu serviço de um jeito, e agora faço de outro; faço tudo para Jesus”. A fé simples em Jesus é assim, mesmo sem saber explicar biblica ou teologicamente a sua fé, essa recém-convertida disse, em suas próprias palavras, a essência do Evangelho: agora ela vivia para a glória de Deus.

O próprio Senhor Jesus diz como essa fé se manifesta: 
ouvindo Sua voz, e seguindo-O.

2 – As ovelhas de Jesus ouvem a Sua voz – 27a.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz”
A primeira manifestação de fé em Jesus, é quando ouvimos e cremos na Sua Palavra (Bíblia) em nosso coração. O fato dEle falar conosco e permitir que O ouçamos, revela a Sua soberania e poder. Ele fala com quem Ele quer, e quando Ele quer; MAS, Ele sempre falará através da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Os ímpios, diferentemente, não ouvem a voz de Jesus, porque essa voz é a revelação de Deus nos corações daqueles que nEle crêem. E Ele não tem outra Palavra exceto a Bíblia Sagrada. Para quem crê, a Bíblia faz sentido, a pregação entra no coração, o louvor toca nosso interior. Jesus fala conosco, nos guia, consola, edifica, mostra o caminho. A voz de Jesus transforma, cura, restaura, liberta, dá razão à vida, muda o nosso coração; mas é necessário ler a Sua Palavra, a Bíblia, conhece-la, amá-la, honrá-la. As ovelhas de Jesus ouvem a Sua voz. E esse ouvir, em si mesmo, exige fé. Sem fé não se pode ouvir a Sua voz porque Ele fala através de Sua Palavra, e só os que crêem nela podem ouvir a Sua voz. É no coração que ouvimos a Sua voz, e é com o coração se crê, para a justiça de Deus.
“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.”  Rm 10:9-11.

Fé também é ação. Como reagimos ao ouvir a voz soberana de Jesus?

3 – As ovelhas de Jesus seguem-No – vs 27b.
“eu as conheço, e elas me seguem”
Seguir Jesus é a grande prova de que ouvimos a Sua Palavra, e que cremos, em nosso coração, que essa Palavra é a SUA Palavra. Seguir a Jesus é uma vida de relacionamento com Ele, por isso que Ele diz que conhece as Suas ovelhas. Seguir a Jesus é uma mudança da nossa vida, nossos projetos, planos, modo de agir, decisões, etc., onde passamos a obedecer-lhe e fazer o que Ele quer, e não o que nós mesmos queremos. Para O seguirmos é necessário que a nossa vontade se adeque à Sua vontade. Seguir Jesus é ser discípulo de Jesus, é obedecer a Sua Palavra. Se alguém se diz servo, discípulo de Jesus e não o obedece é mentiroso, não O conhece, e anda nas trevas, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
“Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.”  1 João 2:4.
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”  1 João 4:20.


Quem ouve a voz de Jesus tem a sua vida transformada. A Bíblia prova essa afirmação, nos mostrando vários exemplos de pessoas que tiveram um encontro com Jesus, e tiveram a trajetória de suas vidas totalmente transformada. Após esse encontro a vida dessas pessoas nunca mais foi a mesma, eles passaram a seguir os passos de Jesus: os doze discípulos, Zaqueu, o endemoninhado gadareno, a mulher adúltera, a mulher samaritana, o cego de Jericó, a mulher com o fluxo de sangue, Nicodemos, José de Arimatéia, o ladrão na cruz, etc. 
O diferencial das ovelhas de Jesus é que estas O seguem, imitam-No, obedecem-No. E fazem isso porque crêem nEle; e porque ouvem a Sua, voz através de Sua Palavra, a Bíblia.

Crer em Jesus é seguir Jesus, e seguir Jesus é um projeto de vida, para toda a vida, e que prosseguirá na eternidade.

4 – As ovelhas de Jesus tem a vida eterna, jamais perecerão – vs 28a.
“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão”
Uma vez salvo, sempre salvo. O Senhor Jesus dá segurança total de salvação para as suas ovelhas, ninguém nem nada pode nos arrancar de seus braços. Por isso que cremos que uma vez salvo, sempre salvo. Diferentemente dos ensinamentos de Jacobus Arminius, que afirmam ser o homem o detentor da decisão e da escolha da salvação, e o mantenedor da mesma, visto que, afirmam eles, depender do homem permanecer ou não salvo, e que portanto, poderia perder a salvação. Nós presbiterianos (e grande parte dos protestantes) cremos na interpretação dada por João Calvino, e abraçada pela Reforma de Westminster, que afirma que o homem não é o detentor da salvação, mas alvo do amor imensurável de Deus e, portanto, a salvação não depende do homem, mas de Deus. Deus é perfeito, e a obra de Deus é perfeita e infalível; nada nem ninguém poderá arrebatá-lo das mãos de seu Salvador (Rm 8:38,39). Essa é a doutrina da PERSEVERANÇA DOS SANTOS que nos assegura que todo aquele que foi salvo jamais perde a sua salvação, pois é o próprio Senhor Jesus que nos dá a certeza e a segurança da nossa eterna salvação. Certamente isso não significa que o salvo está liberado para pecar, pois não perde a salvação, mas significa aquele que foi verdadeiramente salvo, não vive mais na prática do pecado, mas passou da morte para a vida.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.”  João 6:37,39.


“E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?”  Romanos 6:15,16.


“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”  1 Pedro 5:10.

“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.
Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”  2 Pedro 1:10,11.


“Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.”  1 João 3:6,9.


“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”  João 5:24.

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.”  1 João 3:14.

5 – As ovelhas de Jesus são guardadas por Ele – vs 28b,29.
“...e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”
O Senhor Jesus transmite uma segurança sobrenatural para o seu povo. Saber que somos guardados e protegidos por Jesus nos traz uma paz inexplicável ao coração. Podemos até estar passando situações difíceis, a mais difícil que for, mas a certeza de que Jesus está conosco nos dá tamanha paz que nada pode nos abater. Diferentemente daqueles que não são dEle, as Suas ovelhas não vivem apavoradas com medo do lobo, o inimigo. Não vivem angustiadas com medo da morte. Não vivem inseguras com o dia de amanhã. Não vivem inquietas com as suas necessidades. As ovelhas de Jesus sabem que são guardadas, sustentadas e protegidas por Ele.

É ele quem diz acerca do diabo:
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”  Tiago 4:7.

É ele quem diz acerca da morte:
“Tragada foi a morte pela vitória.”  1 Coríntios 15:54.
É ele quem diz acerca do amanhã:
“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã”  Mateus 6:34.

É ele quem diz acerca das necessidades:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”  Filipenses 4:6.
"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."  Salmos 23:1.
É ele quem diz para o Seu povo:
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”  Mateus 28:20.

CONCLUSÃO
Num mundo onde o falso está cada vez mais parecido com o verdadeiro, não podemos nos deixar enganar. O Senhor jamais será enganado, Ele conhece muito bem quem são as Suas ovelhas. Resta-nos buscar o aprimoramento da nossa comunhão com Ele, a nossa santificação, para que nas áreas onde ainda houverem traços do velho homem, o caráter de não ovelha, venhamos a ser transformados e fortalecidos para que a cada dia tenhamos convicção de quem somos. 
A nossa identidade de ovelhas de Cristo está ligada diretamente ao tipo de comunhão que temos vivido com Ele, ao tipo de vida que transparecemos. Portanto: 
- Não se contente com uma comunhão do tipo “faz de conta”;
- Não se contente com uma comunhão do tipo “mais ou menos”;
- Não se contente com uma comunhão do tipo “que não muda nada”;
- Não se contente com uma comunhão do tipo “eu acho que”.

Não viva uma vida espiritual falsificada.

Viva uma vida real com Deus, vida de verdadeira ovelha de Cristo. 

S.D.G.
Material de apoio:
A Bíblia Anotada
Bíblia de Estudo de Genebra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus