INSTITUIÇÃO, MAL (E BEM) NECESSÁRIO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 

Segundo o Dicionário Michaelis, instituição é: "complexo integrado por idéias, padrões de comportamento, relações inter-humanas e, muitas vezes, um equipamento material, organizados em torno de um interesse socialmente reconhecido."

A Igreja
institucionalizou-se, mas não pode ser confundida com uma mera instituição. A Igreja é o Corpo de Cristo, organismo espiritual, e a instituição é a organização social da igreja, necessária para que esse organismo possa corresponder-se organizadamente com a sociedade onde está inserida.

Por um lado alguns abominam a instituição, e pensam que seria possível a igreja espiritualizar-se de tal modo, que num retorno às origens, a instituição da mesma não fosse mais necessária. Porém seria ilegal a existência de uma igreja que se reunisse em local público, e que não tivesse CNPJ. Uma fiscalização e logo a mesma seria lacrada.


A instituição é o berço da política, e a política eclesiástica, infelizmente existe. A raíz da palavra "política" é "polis", que siginifica "cidade". Toda cidade, ou sociedade, sobrevive e funciona graças à sua organização política. Portanto a instituição tão necessária à igreja, traz em seu bojo a política.

Talvez a instituição e até a política eclesiástica não sejam tão más assim, maus são os homens que usam essa máquina para o mal, visando seus próprios interesses, em detrimento da Palavra de Deus. Beneficiam seus "amigos" em nome do "amor", mas aos "simples mortais" que seja usada a força da Lei.

A sujeira do poder exercido sem santidade, o "poder podre", a malignidade do corporativismo, que sufoca os valôres essenciais do reino de Deus. É nessa situação que a instituição assume o controle, passa a ter a primazia nas decisões e ações.

Mas o cristão verdadeiro, a igreja que tem uma liderança pura, há de exercer sua autoridade eclesiástica com ética, em amor e santidade. É nessa posição que a instituição cumpre o seu papel de instrumento de Deus para abençoar a vida das pessoas. É onde somos tratados, amados, exortados, curados e restaurados. A instituição da Igreja não é necessáriamente um mal como muitos dizem, ela é benção de Deus também.


Portanto, ao se deparar com as dificuldades naturais do ser humano, presentes em todas as intituições, inclusive na Igreja, não comece a disparar a sua ".50" para todos os lados. Não se dá um tiro de canhão para matar uma mosca, não se amputa uma mão por causa de uma unha encravada, e olha que unhas encravadas doem um bocado, incomodam e muito. Não pense que é possível separar a instituição do ser humano, ao deixar uma igreja e procurar outra, as pessoas não estão resolvendo seus problemas e nem ajudando o corpo de Cristo, estão apenas trocando de problemas e adiando a resolução de suas próprias dificuldades. E isso sem dizer que estão abandonando aquilo que Deus lhes delegou (leia também "Senhor, Ajude-me a Carregar a Cruz").

Ame acima de tudo! Somente assim a sua parte como membro do Corpo de Cristo, e membro também da instituição, será cumprida de modo que agrade a Deus. Assim, aquelas áreas defeituosas e obtusas, dos outros e suas também, poderão ser tratadas, a partir de você mesmo. Aí você me diz: "quem, eeeeeeeuuu???", e eu te respondo: isso mesmo! Afinal de contas foi Deus quem te colocou nessa situação, faça a sua parte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus