A LUTA E A VITÓRIA DE JACÓ

3ª IPB de Barretos / SP
07.02.10 – Culto Vespertino

TEXTOS BÁSICOS

Oséias 12:3,4
"No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus;  lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco."

Gênesis 32:1,2,22-32
"Também Jacó seguiu o seu caminho, e anjos de Deus lhe saíram a encontrá-lo. Quando os viu, disse: Este é o acampamento de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim."
"Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril." 

EXÓRDIO 
A  nossa parte da Aliança com Deus deve ser cumprida por nós e ninguém mais. Quando nos damos conta disso vemos o quanto somos incapazes e como necessitamos de mudanças para que possamos cumprir a nossa parte. Quando lemos acerca de Jacó vemos a luta de um homem para que fosse verdadeiramente redimido e transformado, e como ele obteve do Senhor essa grandiosa benção.

EXPLICAÇÃO

Com quem ele lutou? Um homem misterioso, que era, na verdade, uma teofania, isto é, uma manifestação visível (e nesse caso tangível) de Deus, que é invisível. O “Anjo” do Senhor aqui é um mensageiro do Senhor, inteiramente equiparado pelo Senhor que o enviou. Ao lutar com o Anjo de Deus, Ele lutou com o próprio Deus.

O que é a luta de Jacó? É a busca intensa de uma transformação interior (Jacó = agarrador de calcanhar, suplantador, trapaceiro). Ele sabia que mais que a benção de Isaque, ele necessitava da benção de Deus. A luta de Jacó envolveu também oração intensa e súplica fervorosa. Notemos que ele lutou “com” Deus e não contra Deus.

Como Jacó pôde vencer? É impossível admitir-se que Jacó pudesse o Anjo do Senhor. Embora Jacó fosse um homem muito forte (Gn 29:2,10), o Anjo do Senhor era incomparavelmente mais forte que ele. Equiparando a força de seu Anjo com a força do patriarca, certamente o Senhor deixou que Jacó vencesse.

ARGUMENTAÇÃO

Jacó lutou com Deus e prevaleceu, isto é, alcançou o que tanto necessitava. O que podemos aprender acerca da luta de Jacó com Deus?

1 – JACÓ LUTOU SOZINHO COM DEUS (24) Jacó levantou-se naquela madrugada e fez sua família e tudo que possuía transporem o vau de Jaboque, que era um ribeiro que deságua no rio Jordão. Ali naquele lugar, ele lutou com Deus até o romper do dia (24b).

Existem áreas de nossa vida que só mudarão quando as tratarmos a sós com Deus. A Bíblia nos diz em Eclesiastes 3 que há tempo para tudo, e precisamos ter tempo para estar a sós com Deus. Obviamente estar em comunhão com a Igreja é essencial para a nossa edificação, no entanto, precisamos ter um tempo a sós com Deus também. Existem áreas de nossa vida que só Deus conhece, e muitas vezes expor algumas dessas áreas para as pessoas não será nada proveitoso.

Aquela luta Jacó tinha que passar sozinho, com o Senhor. Nós também precisamos ir ao vau de Jaboque, o lugar da oração, e ali lutarmos lado a lado com Deus. Esse lugar muitas vezes é o nosso quarto.
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt 6:6.

2 – JACÓ LUTOU PELA BENÇÃO DE DEUS (26b) Quando lemos que Jacó lutou com Deus precisamos ter o entendimento do que aconteceu ali. Jacó agarrou-se a Deus para receber a sua benção. Isso nos revela o esforço, a força de vontade, perseverança, longanimidade. Jacó já estava cansado de ser o trapaceiro, o usurpador, o malandro. Por isso ele lutou, se esforçou tanto e recebeu o que buscava.

Jacó sabia quem ele era, e que o seu encontro com Esaú (Gn 32:3-21) fora uma bênção, apesar do seu medo e receio, mas que certamente iniciava-se ali um novo tempo de convivência. Como seria esse tempo? Ele se lembrava do ódio que Esaú sentia por ele e do modo como ele fugiu para não ser morto por ele (Gn 27:41). Jacó queria ser abençoado para ser transformado, queria ser abençoado por Deus porque não podia mais viver como um usurpador. Ele desejava mudar.

Deus queria abençoar Jacó? Claro que sim! Então por que Jacó precisou lutar? Porque assim é que tem que ser, somente os que se esforçam alcançam a benção do Senhor. Deus poderia abençoar Jacó sem que esse fizesse nenhum esforço, porque Deus tudo pode. No entanto, não é assim que Deus age, mas Ele exige de nós o esforço, a determinação, a força de vontade, a entrega total. Quando Jacó lutava, ele insistia para que o Senhor o abençoasse, e essa benção era a transformação de seu caráter.

Muitas vezes nós queremos ser abençoados, mas não queremos pagar o preço do esforço, da oração da santificação. Como bem diz o ditado, sem luta não há vitória.

3 – JACÓ RECEBEU A BENÇÃO DE DEUS (28,30) Jacó foi abençoado por Deus! Jacó esforçou-se por sua benção, e Deus agraciou o patriarca. A benção do Senhor foi uma transformação do caráter e do nome dele, de Jacó (usurpador) para Israel (Príncipe com Deus).

O QUE QUEREMOS? Muitos enchem os templos buscando a benção material que Deus pode dar e nada mais. Certamente sem Deus não temos nada, inclusive as bênçãos materiais. Mas não façamos disso o nosso alvo primordial. Jacó buscou a sua transformação, ele já não agüentava mais se o malandro, o trapaceiro. Deus o abençoou. E nós? Será que temos nos acomodado com o que somos? Temos buscado as bênçãos essenciais para vivermos uma vida cristã digna?

A Bíblia diz que pedimos mal quando pedimos egoisticamente (Tg 4:2,3).
Não residia em Jacó o ser abençoado, mas em Deus que quis abençoá-lo. O que Jacó podia fazer e nós precisamos aprender a fazer, era lutar. Ele assim o fez e Deus o abençoou.
“Vi a Deus face a face e a minha vida foi salva”.  Gn 32:30.

DEUS TOCOU NA ARTICULAÇÃO DA COCHA DE JACÓ (25,31,32). Jacó foi abençoado mas ficou manco. Queremos ser abençoados, mas será que estamos dispostos a deixar algo para trás? E se Deus tocar em nós? Por que o Senhor fez isso? Talvez fosse para que Jacó sempre se lembrasse daquele dia em que a sua vida foi salva, porém Deus mostrou para ele a sua supremacia.

CONCLUSÃO 

A história de Jacó é maravilhosa. Ele, um dos patriarcas de Israel, foi agraciado por Deus com visões e promessas tremendas. Mas o que mais nos chama a atenção nessa história, não são as visões e as experiências em si, mas a determinação dele em ser um homem melhor para Deus.
Se a promessa de Deus é que em Cristo somos mais que vencedores, precisamos agora cumprir nossa parte da Aliança com Deus, para que de fato assim seja conosco. E é aí que residem as nossas maiores lutas interiores, quando nos vemos aquém daquilo que Deus quer que sejamos. Aí é que nos identificamos com Jacó. Que possamos nos identificar com ele também em sua determinação, força de vontade, ousadia e fé, para que sejamos agraciados por Deus.

Entremos nesse lugar a sós com Deus, lutemos a luta da oração, da santificação pessoal, clamemos ao Senhor, Ele quer nos abençoar.

E assim como Deus abençoou Jacó, nós também podemos ser abençoados.


Material de apoio:
A Bíblia de Genebra
A Bíblia Anotada

SDG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus