NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO

Pastoral

“E não vos conformeis com este século...” Romanos 12:2a.

O ser humano é dotado da capacidade de adaptação. Por isso que o homem sobrevive nas mais diversas condições climáticas e até sociais. É assim também que aprendemos a conviver com outras pessoas diferentes de nós, e nos adaptamos rapidamente a situações diferentes das que vivíamos outrora. É o novo emprego, a nova escola, a mudança para uma nova cidade ou país. É o casal que perdeu um filho, o filho especial que veio, o casamento que não deu certo, a enfermidade, a dor da saudade de quem já partiu, e que tanto maltrata, o acidente que cegou, amputou, aleijou...

São tantas situações pelas quais todos nós já passamos ou ainda passaremos. No início tudo é difícil, mas logo nos acostumamos e com a ajuda de Deus superamos. Isso por um lado é muito bom e revela o cuidado de Deus para conosco, nos ajudando e capacitando a viver uma vida mais tranqüila, encontrando paz e alegria mesmo em meio ao deserto. Não fora essa capacitação, a vida seria muito mais difícil.

Mas existe uma outra realidade para a qual devemos atentar e nos precaver. Talvez devido a essa excepcional capacidade de adaptação da qual somos dotados, corremos o risco de nos adaptar excessivamente ao mundo no qual estamos inseridos. Isso ocorre quando começamos a tomar a forma do mundo, quando nos “mundanizamos”. Identificamos nosso nível de “mundanismo”, se estamos ou não conformados com os valores que norteiam a vida das pessoas no mundo. O termo “não vos conformeis” pode ser entendido de dois modos que se completam.

Em primeiro lugar, não podemos nos conformar com aquilo que o mundo considera correto, mas contradiz a Palavra de Deus. Se Deus disse que está errado, está errado e pronto! Não podemos nos conformar com o pecado, este deve ser sempre exposto e atacado com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

Em segundo lugar não podemos jamais tomar a forma do mundo, seguindo o seu modelo e padrão de vida. Temos a Bíblia que é a Palavra de Deus para nos guiar, não a deixemos de lado jamais, não a troquemos por nada deste mundo.
Disse Jesus:

“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também Eu não sou.” João 17:15,16.

Uma ótima semana a todos na paz do Senhor Jesus.
Seu servo em Cristo,
Rev. Paulo Sergio da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus