A SEGUNDA MILHA

"Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas."
Mateus 5.41

A milha romana media mil passos, cerca de 1478 metros. A proposição de Cristo está baseada num costume de nações orientais que quando enviavam um emissário, era requerido que um representante local viesse recebê-lo a certa distância. A cortesia incluía o carregamento das bagagens, o que podia tornar a tarefa extremamente árdua.

A primeira milha era o costume e a obrigação. Era algo de antemão estabelecido. Mesmo contrariado, quem fosse escalado para a missão não poderia fugir de cumpri-la. Perguntamos: a segunda milha, proposta por Jesus, seria alternativa? Ou a segunda milha, também, é um dever?

Evidentemente, não estamos presos entre 1478 passos ou 2956 passos. A questão não é de metros ou milhas a mais. O que está posto é a expectativa de Cristo a nosso respeito. Assim, ficamos entre dois modelos: ou somos aqueles que cumprem as suas obrigações, como qualquer um; ou somos aqueles que cumprem o que Jesus ordenou, que vai além do comum?

Ore
Bendito Deus, dispõe o nosso coração para irmos além do mínimo esperado e, sempre que solicitados, a cumprirmos a milha adicional. Em Cristo. Amém.

Pense
Que lei você segue: a do menor esforço ou a do máximo desempenho?


Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus