A síndrome de Aitofel



“Vendo, pois, Aitofel que não fora seguido o seu conselho, albardou o jumento, dispôs-se e foi para casa e para a sua cidade; pôs em ordem os seus negócios e se enforcou; morreu e foi sepultado na sepultura do seu pai.”  2 Samuel 17:23.

Obs.: síndrome = conjunto de sintomas que caracterizam uma doença.

Alguma coisa acontece dentro de nós quando nossas ideias não recebem atenção, quando nossos planos não são os melhores, quando nos frustramos com o que fugiu de nosso controle, quando o nosso orgulho é ferido. Qual é a nossa reação quando isso acontece? 

A Bíblia nos conta a história de um homem que se chamou Aitofel. Ele era do conselho de Davi, mas quando convocado por Absalão, que havia se rebelado contra o rei Davi, seu pai, Aitofel não resistiu, aceitou a convocação e se tornou o seu conselheiro (15:12). Ele revelou ser um traidor ao lado de Absalão, um rebelado. Um homem infame ao lado de um líder rebelde.

O conselho de Aitofel tornou-se totalmente abominável quando ele disse para Absalão possuir as concubinas de seu próprio pai Davi (16:20-22). A palavra dada por Aitofel era considerada como se fora a palavra do próprio Deus (16:23) tamanho o respeito que Absalão tinha por ele. Aitofel perdeu a oportunidade de ser um pacificador, um homem que lutasse pelos ideais de Deus. Antes optou pelo caminho da desonra e da abominação, tornando com seu conselho, insustentável a relação entre Davi e Absalão. O que já estava ruim ficou pior ainda.

Isso tudo cresceu dentro dele, mexeu com o seu orgulho, porque quando Absalão resolveu não quis ouvir o seu conselho, mas o de Husai, numa estratégia de ataque (17:14), Aitofel foi para sua casa, organizou os seus negócios, e numa ação totalmente premeditada, cometeu o suicídio.

O que acontece quando nossa opinião é desprezada, quando nossas idéias não são as melhores, quando alguém se destaca melhor do que nós no que faz? A reação de Aitofel é característica do orgulho, da arrogância e prepotência. O seu conselho é visivelmente de alguém que não teme a Deus, que se opõe a Ele.

Para os que se assemelham a ele não há espaço para ninguém mais, exceto eles mesmos. Os “Aitoféis” da vida pensam que não erram, ou nunca querem admitir quando erram. E por isso, enquanto pensarem assim, jamais conseguem se consertar. Aitofel entrou em crise, e estupidamente, num acesso de loucura, suicidou-se. Muitos há que se matam espiritualmente em seu orgulho, somente para não terem que dizer: “eu estou errado, eu quero mudar”.

Tantos estão enterrando os seus talentos e dons na cova do orgulho e da altivez de espírito (Pv 16:18). O contrário da humildade necessária é a crise, a loucura e a própria autodestruição. Que o exemplo trágico desse homem nos sirva para: 
jamais nos associarmos aos traidores e infames;
jamais aconselharmos as pessoas a cometerem pecados; 
sermos humildes para entendermos que não somos perfeitos e nem melhores que os outros;
sabermos lidar com as coisas contrárias que ocorrem, nem sempre tudo será do jeito que desejamos e esperamos; 
quando errarmos precisamos agir em busca do acerto, do recomeço pela graça de Deus (1 Jo 1:9); 
nunca esquecermos que nossos atos sempre têm consequências: se agirmos de acordo com a vontade de Deus as consequências serão bênçãos; mas se nos afastarmos dEle, nos rebelando e agindo contrariamente à Sua vontade, as consequências não serão nada boas, com toda certeza (Gl 6:7).
Finalmente devemos sempre entender que a Deus pertence o poder de dar e tirar a vida, e que os que se opõe a Deus lhe prestarão contas.

Se você está passando pela crise de Aitofel, tome uma atitude de humildade e retorne para os braços amorosos de Deus.

Soli Deo Gloria!!!

Comentários

  1. Estava exatamente assim como Aitofel,aconteceu algo desagradável na minha igreja,levei até o meu pastor com grande amargura de alma esperando que a pessoa envolvida fosse punida,e no mesmo momento pedi a bençao a meu pastor que estava me retirando da igreja,pois não via mais nada lá com bons olhos.Mas graças a Deus meu pastor é um homem de Deus e disse pra mim orar mais um pouco antes dessa decisão e eu não deveria sair assim,e que as 2 partes(eu e a pessoa envolvida na discórdia) tínhamos que ser tratada e as 2 são iguais ovelhas...enfim concordei em orar mais,e assim dali cheia de mim mesma,e dona da verdade. Em oração Deus falou a mim sobre eu ser muito orgulhosa e que deveria perdoar em vez de condenar, mas eu tinha decidido não perdoar e guardar aquela magoa e amargura,só que estava me levando a morte espiritual,continuando a orar, mudei minha oração pedi ao Senhor pra mim mudar tirar a magoa,orgulho,falsidade tudo que me afastava de ser parecida com o Deus que me perdoa e me ama incondicionalmente,e Deus me mudou no momento que confessei meu pecado,e esse estudo só confirmou o quanto eu fui estupida diante de nosso grandioso Deus de misericórdia.Glória a Deus por nos amar e sempre dar chances de nos concertar...,Alexsandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, que bom saber que vc conseguiu ouvir a voz do Senhor e obedeceu o Seu querer. Louvado seja Deus que sempre nos ajuda! Que Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus