DIÁCONO E DIACONIA

3ª IPB de Barretos 
Estudo EBD 25.07.10
Estudo 29.07.10
Estudo EBD 01.08.10
Estudo 05.08.10
Estudo EBD 08.08.10


A palavra de origem grega: diákono significa “servo”, “assistente”, “servente” ou “servidor”. Essa mesma palavra está ligada ao substantivo doulos cujo sentido é “servo, escravo”.

O próprio Jesus identificou-se com a diakonia conforme o texto de Lucas 22:24-27.
Sempre que esta palavra aparece, está ligada a serviço; ministração (Lc 15:19; Fp 2:22; 1 Pe 4:10-11; Ap 7:15).

Num sentido mais amplo todo o cristão deve ser acima de tudo, um servidor; prestativo; pronto para toda a boa obra (Tg 3:1).

VOCAÇÃO
O que é vocação? Vocação, conforme o dicionário Aurélio, é um chamado, escolha,
inclinação, talento. Para exercer o dom da diakonia como oficial da igreja, é necessário que o membro seja eleito pelos demais membros da igreja (At 6:5.)

Como avaliar a vocação?
É observando a forma natural e desembaraçada com que alguém desenvolve e pratica determinado talento ou inclinação. Na questão do diácono, este aspecto; vocação está presente na orientação do apóstolo Paulo (1 Tm 3:10) “sejam estes primeiramente experimentados”. Os candidatos devem dar evidências de sua vocação.

DIACONATO E A BÍBLIA
A Palavra de Deus apresenta pelo menos dois textos que tratam especificamente acerca do diaconato. De acordo como texto de Atos dos Apóstolos (At 6:1-6) podemos tirar algumas conclusões de quem eram os homens que foram eleitos, no sentido das qualidades que deveriam possuir.

Vs. 3: “...homens de boa reputação...” - podemos concluir que os eleitos eram homens de
vida espiritual reconhecida e aprovada por todos.
“... cheios do Espírito...” - entendemos que a conduta espiritual deles, de acordo com as recomendações do apóstolo, deveria destacar-se dos demais.
“... cheios... de sabedoria...” - considerando a tarefa desses homens, lidar com as necessidades pessoais da “igreja”, os apóstolos entenderam ser necessário mais que boa reputação; eles precisavam ser sábios nas suas palavras e atitudes.

Percebemos também nesse texto o caráter de seu serviço: assistir aos necessitados.
 


AS QUALIDADES DO DIÁCONO
1 Tm 3:8-13 - Também nesta passagem são recomendadas, agora pelo apóstolo Paulo, que Timóteo observasse algumas qualidades específicas naqueles que aspiravam exercer tanto o episcopado como o diaconato.
Acerca dos candidatos ao diaconato ele escreve o seguinte:

Vs. 8
“... é necessário que sejam respeitáveis...” - o viver do candidato deve por si só despertar respeito para com ele. Candidatos com áreas problemáticas teriam dificuldades no exercício de seu ministério.
“... de uma só palavra...” - ser cumpridor do que diz. Alguém que leva a sério o que foi tratado. Age conforme o combinado.
“... não inclinados a muito vinho...” - deve ser comedido, sóbrio.
“... não cobiçosos de sórdida ganância...” - não deveria ser amigo de lucros desonestos. Seria complicado alguém ganancioso dar assistência aos demais. Acabaria por tirar proveito para si mesmo. O contrário disto seria haver desprendimento, prazer em dar de si.

Vs. 9
“... conservando o mistério da fé com a consciência limpa...” - percebemos pelas palavras de Paulo, algo de suma importância: é possível que alguém mantenha conservado o mistério da fé sem contudo cuidar devidamente da sua própria consciência. Ou seja, podemos ser pessoas freqüentes na igreja, dizimistas fiéis, zelosos com as coisas de Deus, o que poderá até impressionar a muitos, mas não podemos esquecer do cuidado com a consciência cf. 1 Tm 1:18-19.

Além dessas qualidades Paulo ainda orienta o seguinte a Timóteo:
Vs. 10
“Também sejam estes primeiramente experimentados...” - deveriam dar provas antecipadamente do seu chamado. Isto significa que eram pessoas reconhecidamente presentes e cuja postura e comportamento eram observados.
“... mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.” - uma vez provados e não dando nenhum motivo de reprovação poderiam então exercer o diaconato.

Vs. 12
“... seja marido de uma só mulher...” - esta era uma recomendação necessária, tendo em vista o contexto em que a carta foi escrita. É possível que fosse comum um homem conviver com mais de uma mulher. Ainda hoje, a poligamia é um dos problemas que os missionários enfrentam em alguns países. Mas o oficial diácono deveria ser fiel e marido de uma só esposa.
“... governe bem seus filhos e a própria casa...” - isto significa que deveria ser alguém que conduzisse o seu lar com sabedoria aprovada pelas demais famílias.

Vs. 13
“... os que desempenharem bem alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez...” - Primeiramente entendemos que é possível não haver um bom desempenho no exercício do oficialato. Por outro lado pelo bom desempenho no exercício o diácono alcançaria preeminência, palavra que significa degrau. Era aplicada aos graus de promoção do exército. Aqui significa influência moral e eclesiástica no ofício.

DIÁCONO E SUAS FUNÇÕES
CAPÍTULO IV - GOVERNO DA IGREJA – (Extraído da Constituição da IPB)

Art.53 - O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:
a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.

Art.58 - A junta diaconal dirigir-se-á por um regimento aprovado pelo Conselho.
A Junta Diaconal constituída de todos os diáconos da Igreja (CI/IPB, Art.83, alínea "g") coordena as funções estabelecidas na CI/IPB, Art.53 e rege-se pelo presente regimento (CI/IPB, Art.58).

FINALIDADE - Art.2º -
Compete à Junta Diaconal coletivamente e aos diáconos individualmente:
a) Tomar conhecimento da existência de necessitados principalmente entre os membros da Igreja, visitá-los, instruí-los e confortá-los espiritualmente, bem como auxiliá-los nas suas necessidades dentro das possibilidades da Igreja, examinando cautelosamente a fim de verificar a real existência das necessidades alegadas;
b) Dispor para esses fins dos recursos votados pelo Conselho e das ofertas especiais. Determinar no início de cada ano a quantia máxima que o diácono poderá aplicar individualmente, por mês, no socorro urgente do necessitado;
c) Examinar os casos de pretensões a lugares gratuitos em hospitais e orfanatos recomendando ou não a assistência pretendida;
d) Tomar conhecimento da existência de enfermos, entre membros e aderentes da Igreja, visitá-los e confortá-los em caso de necessidade;
e) Comunicar aos presbíteros e ao pastor a existência e as condições dos enfermos;
f) Manter em dia com meticuloso cuidado a lista e os endereços das pessoas que estão recebendo auxílio da Junta;
g) Recolher as ofertas dos membros e amigos da Igreja, contá-las e encaminhá-las imediata e diretamente à tesouraria;
h) Dar todo o apoio coletivo e assegurar o apoio individual dos diáconos aos planos econômicos ou financeiros adotados pelo Conselho da Igreja de modo que sejam propagados com entusiasmo e realizados com toda a eficiência;
i) Verificar se estão em ordem as cousas referentes ao culto como também os objetos da Santa Ceia e do batismo e recolhimento das ofertas;
j) Observar a ordem conveniente nos pátios e arredores do templo desde a rua até as dependências internas;
l) Evitar de modo absoluto que haja reuniões em outras salas ou palestras entre membros da Igreja ou simples assistentes, dentro do templo ou nos pátios, durante as horas de culto.

Autor: Rev. Nelson França, pastor da IPB de Praia Grande / SP.

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