A ORAÇÃO DE ANA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
3ª IPB de Barretos / SP
Reunião de Oração 13.07.10


TEXTO BÁSICO: 1 Samuel 1:1-18
"1  Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. 2  Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha. 3  Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do SENHOR. 4  No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. 5  A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril. 6  A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre. 7  E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia. 8  Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 9  Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR, 10  levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11  E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12  Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, 13  porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada 14  e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! 15  Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR. 16  Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. 17  Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18  E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste."

Certamente o exemplo de Ana é um dos mais marcantes na Bíblia, em demonstração de fé mesmo em meio às mais duras provas. Essa mulher passava por diversas tribulações:

- Esterilidade (vs. 2b; 6b) que era considerada uma maldição naquele contexto;
- Rivalidade e humilhação (vs. 6a) porque Penina, a outra esposa de Elcana tinha filhos, Ana não. Mas Elcana demonstrava mais amor por Ana (vs. 5) o que despertava ciúmes.
- Irritação (vs. 7b);
- Amargura de alma (vs. 10);
- Tribulação de espírito (vs. 15);
- Ansiedade e aflição (vs. 16);
- A sua tristeza era tanta que ela chorava e não comia (vs. 7b).

Naqueles dias não havia nenhuma possibilidade de fertilização ou tratamentos contra a esterilidade. Deus era a única saída para Ana. Infelizmente, em diversas situações, parece que nos esquecemos que sem o Senhor nada podemos fazer (João 15:5b) e nos apoiamos em nós mesmos, deixamos de orar, nos tornamos auto-suficientes.

Ana orou mesmo em meio a tudo isso: tribulação, amargura, humilhação, provocação, ansiedade e aflição. O seu testemunho nos chama a atenção devido à sua grandiosa fé. Essa fé poderosa gerou nela tudo que ela necessitava para continuar na presença de Deus:

- Fidelidade – apesar de todas as suas dificuldades e sofrimentos, Ana subia para adorar (vs. 3,7; Hebreus 10:25). Quantos que por muito menos abandonaram a Igreja;
- Perseverança – ela insistiu, não desanimou, não parou de orar e adorar a Deus (vs. 10-13). Ir à Igreja só de "corpo presente" não adianta nada, é preciso buscar ao Senhor em espírito e em verdade (Jeremias 29:13);
- Quebrantamento – Ana não orava mecanicamente, mas derramava-se perante Deus (vs. 10);
- Clamor – Ana clamava perante Deus (vs. 10; Jeremias 33:3);
- Fez um voto a Deus – muitos há que pensam ser essa uma prática não bíblica e praticada apenas pelos católicos, mas eis aqui uma base bíblica (vs. 11). É necessário entender bem o assunto:
•    não se trata de barganha, Deus responde do jeito que Ele quiser e se Ele quiser;
•    não se deve fazer votos se não houver possibilidade do cumprimento dos mesmos, é melhor não votar do que votar e não cumprir. Deus não se agrada de votos de tolos (Eclesiastes 5:4).
- Gastou tempo na presença de Deus – a Bíblia diz que Ana demorou-se na oração (vs. 12a). Quantas vezes vamos orar com tanta pressa que passamos só um pouco de tempo na presença do Senhor. Precisamos gastar o nosso tempo no que é mais importante.
- Humildade – mesmo passando por tantas lutas, quando confundida pelo sacerdote que pensou que ela estava embriagada, Ana não se indispôs, mas permaneceu na humildade (vs. 13-16).
- Consolação – após tudo isso Ana foi consolada pelo Senhor, o seu semblante não era mais de tristeza. Ela foi para sua casa e comeu (vs. 18). Assim também o Senhor faz na vida de cada um de nós, quando clamamos a Ele com sinceridade de coração (João 14:16).

Aprendemos que:
- Mesmo em meio às maiores lutas jamais podemos parar de orar;
- Deus é a solução para todos os nossos problemas, creiamos, pois nada é impossível para Ele;
- Devemos buscar o quebrantamento do Senhor, pois Ele não despreza (Salmos 51:17);
- Eli e seus filhos são o exemplo da religiosidade vazia, amaldiçoados por Deus todos morreram;
- Ana é o exemplo da religiosidade viva, dirigida pelo Espírito Santo e agradável a Deus.
- Para permanecermos na presença do Senhor em oração, precisamos nos manter em humildade.
- Cumpramos nossos votos, independente de qualquer situação (26-28).

- Quando estivermos amargurados e tristes, por qualquer situação que estivermos passando, busquemos o lugar de quebrantamento diante de Deus. Ele nos consolará e fortalecerá. Isso vale muito mais do que qualquer outro tipo de desabafo.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus