CORRE E FALA A ESTE JOVEM (Zc 2:4a)

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Pastoral 03.10.10 

Zacarias (e Ageu) foram profetas nos dias de Esdras (Ed 5:1), e anunciaram a Palavra de Deus no período da reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém, que ocorreu após o retorno do exílio, sob o decreto do rei Ciro em 538 a.C. Eles se depararam com
grandiosas dificuldades internas e inimigos de fora. Por isso a mensagem deles tinha o intuito de encorajar o povo com respeito ao bem-estar de Jerusalém. Zacarias enfatiza o futuro, o que viria a longo prazo. Aqui (Zc 2:4) especialmente encontramos uma referência direta aos jovens: um dia, esses muros que eles agora construíam com tamanha dificuldade, não seriam mais necessários, porque Jerusalém seria o centro da adoração a Deus para todas as nações.

Essa mensagem servia para todo o povo, mas você já parou para pensar por que há um direcionamento aos jovens aqui? Certamente é porque os jovens (e adolescentes também) são alvo do amor paternal e do cuidado de Deus. Eles são importantes demais para Deus e têm um papel fundamental a ser desempenhado em Sua obra. É na juventude que temos mais força, vigor, e disponibilidade para servirmos ao Senhor. Mas é também uma fase crítica onde fazemos escolhas e tomamos decisões que repercutirão por toda a nossa vida. É a fase em que decidimos se vamos nos consagrar de verdade a Deus e nos abster do pecado, ou se vamos insistir em viver como crianças na fé. Se vamos obedecer a Deus e escolher um (a) namorado (a) crente para nos casarmos um dia, e constituirmos uma família que sirva e louve a Deus, ou se vamos nos misturar com os ímpios e não crentes, desobedecendo às ordens de Deus (2Co 6:14). São tantas escolhas, e elas são tão cruciais, tão sérias, que ouvir a voz de Deus e obedecer se torna algo de vital importância.

Como é triste vermos tantos moços e moças vivendo em pecado, se entregando às bebidas, drogas, prostituição, etc. Nos dias de Zacarias tudo isso já existia, em outro formato naquele contexto, mas os jovens poderiam também se entristecer com os problemas e as dificuldades presentes, se desanimando e se desviando dos caminhos do Senhor. Daí o recado de Deus voltado diretamente aos jovens. Em nossos dias também temos um grande desafio para todos, inclusive e especialmente aos jovens, que é realizarmos a obra de Deus na Igreja. Jovem, você é especial para Deus, seja cantando, tocando, louvando, aprendendo, ensinando, crescendo na fé, evangelizando seus amigos, participando da vida da Igreja, mas principalmente, se santificando ao Senhor e se abstendo da corrupção das paixões que há no mundo (2 Pe 1:4).

Sendo um jovem crente de verdade você até passará pelas crises naturais dessa fase, mas a graça de Deus te susterá, e você falará a outros jovens que existe um Deus que os ama e que deseja salvá-los. Jovens e adolescentes, não menosprezem a obra de Deus em suas vidas, vocês são muito importantes na vida da Igreja. Vocês são novos em experiência e na idade,mas podem ser grandes em fé, oração,conhecimento bíblico, no temor e no amor a Deus, no evangelismo, na santificação e na dedicação pessoal à obra de Deus. 


Leiam esses textos que são recados de Deus a todos, mas de um modo especial aos jovens: 1 Sm 3:1-4; 17:45-50; 2 Cr 10:6-11; Sl 119:9; Ec 11:9;12:1; Is 40:30,31; Mc 16:15; Rm 12:1,2; 1Jo 1:9-2:1,12-16.

(Material de apoio: Bíblia de Estudo de Genebra).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus