A IGREJA E MISSÕES - Mídias sociais são usadas para divulgar o Evangelho em países fechados ao Cristianismo

Em junho de 2009, os jovens iranianos utilizaram mídias como o twitter, e-mails, enviaram fotos e postaram vídeo em meio a agitação pós-eleitoral. Esse movimento ficou conhecido na primeira vez em que jovens se envolveram numa cyberguerra contra as autoridades que estavam tentando controlar a informação sobre a eleição presidencial do país.

 Ativistas usaram mensagens de texto, e-mail, blogs, e boca a boca para coordenar a oposição. Para eles, ferramentas de mídia social como o Facebook e o Twitter foram utilizados mais por observadores de outros países e a história varreu o mundo.

O chamado “movimento verde” foi o primeiro grande evento mundial transmitido quase totalmente via meios de comunicação. A ação revelou também uma nova tendência no Irã. Apesar das restrições, de acordo com alguns estudos, quase metade da população utiliza regularmente a internet. SAT-7 é um ministério evangelístico de televisão por satélite para o Oriente Médio e Norte da África, que tem aproveitado a tendência. David Harder, da SAT-7, diz que é hora de atuar no Irã.

“Sessenta e cinco por cento estão com 30 anos de idade, e muito bem informados sobre as novas tecnologias. Amam a internet, gostam de falar para as pessoas sobre esses assuntos e de fazer perguntas”, afirma.

SAT-7 recentemente atualizou seu site (www.sat7Pars.com). O novo portal inclui amostras de programas, a Bíblia completa em persa, que os usuários podem ler ou fazer download, uma seção com questões básicas sobre a fé, que são respondidas, e outras áreas. Mais do que isso, Harder, explica:

“A internet é algo muito útil para as transmissões, pois permite a comunicação de duas vias. Alguém pode fazer uma pergunta ou dizer: ‘Eu estou lutando com isso’, e então de repente, todos esses outros cristãos que vivem no mesmo ambiente podem responder, citar trechos das Escrituras e fornecer outras mensagens que são edificantes e encorajadoras, tentando ajudar os seus irmãos e irmãs”.

Ele fornece uma maneira dinâmica para os telespectadores interagirem, diz Harder.

“O que queremos fazer com todos os nossos sites na internet é torná-los uma forte ferramenta que as pessoas podem utilizar para obter respostas, para conversar com os outros cristãos no seu próprio país”.

No entanto, parece que o crescimento não passou totalmente despercebido. Recentemente, a equipe do SAT-7 tem notado algumas anomalias.

“O governo tem um controle muito rígido sobre a internet. Acreditamos que em alguns lugares, é possível ser bloqueado. É algo esporádico, e nós estamos tentando descobrir qual é a situação”, finaliza.

Fonte: LPC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus