A MISERICÓRDIA DE DEUS A NÓS, NOSSA ESPERANÇA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 10.10.10


TEXTO BÁSICO - Miquéias 7:18,19 

"Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da Sua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a apiedar-Se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades, e lançarás todos nossos pecados nas profundezas do mar."

INTRODUÇÃO
Seria uma grande insensatez alguém tentar fazer uma obra sem medir todas as necessidades e conseqüências. Por isso planejamos, fazemos orçamentos e cotações de preços, e mesmo assim ainda somos, vez por outra, pegos de surpresa por algum imprevisto. Se nós que somos humanos e imperfeitos sabemos disso, quanto mais nosso Deus! Ele que sabe todas as coisas, que tem todo poder em Suas mãos, o único que é Onisciente, Onipresente e Onipotente! Quando Ele nos chamou já contava com nossas fraquezas e defeitos, nós não O surpreendemos nunca. O Salmo 103:14 diz-nos que Ele “lembra-Se de que somos pó” (RC). Nós somos pó!!! E ainda assim Ele se compadece de nós! Louvado seja o Seu glorioso nome!!!

Vivemos um tempo em que as pessoas perderam a esperança em Deus. Muitos estão depositando a sua esperança em bens materiais, em homens, na política ou no dinheiro. Tudo isso tem o seu valor, mas jamais deve ser o fundamento de uma vida. A nossa esperança está em Deus, só Ele tem poder para nos salvar e perdoar de nossos pecados, concedendo-nos a salvação e a vida eterna.

EXPLICAÇÃO
Miquéias foi um profeta que viveu por volta do ano 700 a.C. e pregou ao povo de Judá. Seu nome significa “Quem é como Javé?”, ou num modo um pouco mais aportuguesado: “quem é como Deus?”

ARGUMENTAÇÃO
No texto de hoje vemos o profeta Miquéias trazendo uma mensagem de esperança ao povo de Deus. Ao mesmo tempo nos parece que ele fazia uma auto-análise de si mesmo perante o Senhor Todo-Poderoso. Compare o significado de seu nome com o início do vs. 18.

 
Essa mensagem de esperança é para nós também, afinal somos o povo de Deus e Ele mesmo dirige a nós essa palavra. Vejamos estas verdades que são poderosas em Deus para nos trazer esperança.

1 – NÃO HÁ NINGUÉM COMO O NOSSO DEUS
O texto sagrado inicia-se com uma indagação: quem é semelhante a Ti Senhor?

O cântico “Deus Supremo” diz: “não há no Céu, não há na Terra, não há no mar, Deus como o Senhor!”

O que faz Deus diferente de todos os outros deuses da Terra? A resposta para essa pergunta nos levará ao entendimento da obra do Deus Trino – Pai, Filho e Espírito Santo.

O texto sagrado inicia-se com uma indagação: quem é semelhante a Ti Senhor? Essa é uma daquelas perguntas propositivas, didáticas. A resposta obviamente é: ninguém! Só existe um Deus, e como Ele não há outro.

Todos os outros nomes que são cultuados na face da Terra não são verdadeiros, todos são falsos deuses, só Deus é o Deus verdadeiro. Só Ele é santo, eterno, Criador e mantenedor de todas as coisas, o soberano Deus, o Senhor, imortal, Todo-Poderoso, soberano, Onipotente, Onisciente e Onipresente. Só Ele encarnou-Se para morrer em nosso lugar, só Ele ressuscitou da morte, só Ele tem as chaves da vida eterna. Não existe nenhum outro Deus como o nosso Deus.

"Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de Ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus."  1 Samuel 2:2.

2 – SÓ DEUS PODE PERDOAR NOSSOS PECADOS
Somente Deus tem poder para nos perdoar. Somente Deus tem o antídoto, o remédio, a cura para o problema dos nossos pecados.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12.
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:7.

Nenhum outro tem esse poder, de perdoar, remover, retirar os pecados. Esse poder e autoridade O tornam ainda mais exclusivo e único, porque não existe ninguém no universo que possa perdoar pecados. Através do sangue de Jesus Deus perdoa os pecados e compra a alma dos Seus remidos.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6:19,20.

Muito cuidado, porque assim como somente Ele pode perdoar, Ele também julga o pecado, ou seja, quem não é perdoado, justificado, limpo, remido, comprado, será julgado e condenado. O final do vs. 18 nos fala da ira de Deus que não permanece na vida daqueles que são perdoados. Porém será eterna sobre os que renegam o Seu perdão.

3 – DEUS PERDOA OS NOSSOS PECADOS Uma vez confessados, Deus perdoa nossos pecados. Ele não nega o perdão para aquele que se arrepende.

Muitos questionam o perdão de Deus: “fulano fez o que fez, e agora diz que é crente”. Mas é isso mesmo que acontece na vida de quem se arrepende. Essa fala tem sua origem no descrédito para com a obra de Deus, certamente o próprio satanás incentiva esse tipo de pensamento que desvaloriza a obra de Cristo. Por isso o crente fiel não pode deixar que esse tipo de acusação o desanime. É a confiança no perdão de Deus que nos impulsiona a um novo caminhar. Se deixarmos que a dúvida e a desconfiança entrem em nosso coração, jamais fluiremos na graça de Deus, jamais produziremos os frutos de justiça, jamais transmitiremos aos outros a alegria que o perdão de Deus nos dá. É a certeza de que Deus nos perdoou em Jesus que nos anima, fortalece, alegra, cura nossas almas da dor da culpa, do remorso, da tristeza.

O profeta é fatídico em sua preleção:
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR (...) tem prazer na misericórdia.”

Como é bom descansarmos nos braços de nosso pai, convictos de que Ele nos perdoou todos os nossos pecados, e que as memórias do passado triste que talvez tivemos, não podem nos enfraquecer ou nos desanimar, mas nos impulsionam a falar cada vez mais desse amor tremendo, sublime e maravilhoso, que nos alcançou.

O perdão de Deus é perfeito, completo. Nós não nos esquecemos, e Ele também não pode ter qualquer tipo de falha, Ele é perfeito. O termo “esquecer” aqui significa que Ele se esquece de nossos pecados no sentido de que jamais vai nos cobrar tais falhas. Não se trata do esquecimento como ocorre conosco quando nos esquecemos de pagar uma conta, por exemplo. Isso é falha ou fraqueza nossa, mas Deus é perfeito, e seu perdão é perfeito, completo. Ele não guarda ressentimentos, mágoas, etc. Tudo isso é humano. Por isso, quando alguém nos ofender devemos perdoar e imita-Lo em Seu modo de perdoar.

Vives triste debaixo da culpa e da dor? Entregue-se a Ele, receba o Seu perdão e sejas feliz junto a Ele! Ele tem prazer em ser misericordioso!

4 – DEUS TORNARÁ A PERDOAR NOSSOS PECADOS
Há um efeito de contínua renovação do perdão e da misericórdia de Deus. Ele sempre nos perdoará, sempre se compadecerá de nós. É isso que o profeta ensina quando diz que Ele tornará a nos perdoar. Em Lamentações de Jeremias encontramos o famoso texto que diz:
“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:22,23.

A cada novo dia Deus tem uma porção nova de misericórdia para nos suprir, sustentar e fortalecer. Ah se não fora a Sua infinita graça e misericórdia, nós já teríamos sido consumidos por Sua ira. Podemos e devemos confiar na misericórdia de Deus, somente assim permaneceremos em Sua presença.

A ausência de fé e conhecimento real dessa verdade pode conduzir a algumas situações enfraquecedoras. Uma delas é a vida de pecado. A pessoa diz que peca porque Deus perdoa. Na verdade o conhecimento da misericórdia de Deus nos afastará cada vez mais do pecado e nos aproximará desse Deus maravilhoso. Paulo alerta para que a graça de Deus não seja motivo de viver-se em pecado:
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” Romanos 6:1,2.

Mas o crente sincero e fiel pode confiar na misericórdia de Deus que o suprirá diante de todas as suas dificuldades e o transformará de glória em glória, fazendo-o cada vez mais semelhante ao Salvador.
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18.

CONCLUSÃO
Miquéias fez uma auto-análise diante de Deus. Certamente faremos bem se nos auto-avaliarmos também diante de Sua majestade. O crente jamais deve perder a sua esperança porque ela reside na misericórdia do Senhor que não falhará. Uma vez que confessamos a Ele os nossos pecado podemos confiar plenamente em Seu perdão, porque Ele tem prazer na misericórdia. E se alguém ainda não abraçou essa graça bendita e deseja ser alcançado por ela, basta abrir o seu coração em sinceridade e fé, em verdadeiro arrependimento de seus pecados e delitos, e o Senhor o perdoará.

Se você deseja entregar-se a Ele nessa hora, recebendo o perdão total de seus pecados, basta fazer uma oração sincera dizendo assim:

“Senhor Deus, eu confesso todos os meus pecados nessa hora, peço-Te perdão por todos eles meu Senhor. Sei que tenho Te entristecido, mas estou arrependido e suplico a Tua misericórdia. Vem morar em meu coração Senhor. Eu Te aceito como o meu único Senhor e Salvador, e prometo seguir-Te por todos os dias da minha vida. Quero Te conhecer, quero ser livre, quero Te servir Senhor, de todo o meu coração. Muito obrigado Senhor, porque a Tua bondade me alcançou, e por isso estou orando a Ti. Louvado seja o Teu nome, oh Pai. Em Cristo Jesus, amém!”

Se você fez essa oração, acredite de todo o seu coração que o Senhor te perdoou, caminhe em novidade de vida, busque ter uma vida de oração, leia a Bíblia diariamente  para conhecer melhor a esse Deus maravilhoso, e Ele falará com você através da Bíblia que é a Palavra de Deus. Se você não possui uma Bíblia, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe presentear com uma Bíblia totalmente grátis.

Que Deus te abençoe! Deus seja louvado!

SOLI DEO GLORIA!!!


Material de apoio:
Bíblia de Genebra
A Bíblia Anotada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus