CURA EM BETESDA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 31.10.10


TEXTO BÁSICO

JOÃO 5:1-18
1  DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2  Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3  Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4  Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5  E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6  E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7  O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8  Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9  Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
14  Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.


INTRODUÇÃO
Hoje é o Dia da Reforma Protestante. Em todo mundo esse dia é relembrado, e Deus é louvado e engrandecido por Sua infinita graça e misericórdia em haver dado um novo rumo para a Sua Igreja, que naquela época seguia caminhos tão estranhos à Sua Palavra. A Reforma prova que Deus está, e sempre estará, no controle da história de Sua Igreja e da humanidade. Louvado seja Deus!!!
 

A base da Reforma Protestante é a crença que temos na soberania do nosso Deus. A Reforma veio para dar à Igreja a visão correta do Deus soberano, Ele é aquEle que criou todas as coisas; Ele disse e tudo se fez. Ele também é o mantenedor de todas as coisas. Tudo que existe está sob o Seu controle e Ele pode todas as coisas. O texto lido nos relata um dos momentos marcantes do ministério do Senhor Jesus Cristo na face da Terra, quando Ele curou aquele homem no Tanque de Betesda. Esse texto não é somente edificante do ponto de vista da soberania de Deus, que estava ali encarnado em Jesus, realizando maravilhas. Mas é um texto extremamente revelador do ponto de vista teológico e doutrinário, acerca da própria soberania de Deus.

EXPLICAÇÃO
Um ponto controverso no texto lido é o vs.4, que em algumas versões aparece entre colchetes, indicando que essa parte do texto não encontra em todos os manuscritos encontrados. Acontece que antes de existir a indústria gráfica, a Bíblia, por assim dizer, estava toda contida em manuscritos, que eram copiados à mão. O que temos hoje dos originais da Bíblia são cópias feitas à mão em papiros ou em couros de carneiros, que naquela época era o que material usado para se escrever textos, livros e alguns documentos. Não se sabe exatamente porque esse versículo não aparece em algumas dessas cópias, e isso não muda o sentido principal do texto. Nesse ponto, especificamente, existem vários posicionamentos. Alguns afirmam categoricamente que essa história do anjo que agitava as águas era apenas uma crendice do povo. Porém eu não me atrevo a dizer algo que a Bíblia não disse. A Bíblia não diz que era uma crendice popular, pelo contrário, João faz aqui uma afirmação. Se várias cópias contem essa afirmação, e se consta em nossas Bíblias, ainda que entre colchetes, cremos tratar-se de algo verídico, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Relembrando que somos uma Igreja Reformada, e cremos de todo o nosso coração que a Bíblia é a Palavra de Deus, aliás esse é um dos pontos primordiais da Reforma, a confiança de que a Bíblia é a Palavra de Deus. E faço aqui um alerta: a corrente teológica liberal é a defensora da argumentação contrária à inspiração divina das Escrituras e de sua infalibilidade. Nós, reformados, cremos que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus.

ARGUMENTAÇÃO
O que essa passagem tem a nos ensinar? Que lições podemos aprender aqui, e que sejam relevantes para o nosso viver diário?

1 – PARA DEUS SEMPRE EXISTE ESPERANÇA
Essa é a dramática história de alguém que não tinha mais opção alguma, exceto esperar a morte. Pela análise do texto poderíamos concluir até que se tratasse de um filho de Deus, ou que ele tenha se convertido (vs.14). O enfermo de Betesda estava ali há 38 anos, ele passou a vida dele praticamente ali. Não tinha outra saída, opção. E nós ainda reclamamos de nossos problemas... Quanta dor, quanta tristeza, quanta desesperança... Mas para Deus sempre existe uma saída, sempre há esperança no Senhor, Ele é a nossa Rocha! Creiamos nEle, pois quem tem Cristo jamais perde a esperança.

2 – DEUS SEMPRE VEM EM BUSCA DE QUEM SOFRE
Aquele homem sequer tinha condições de ir ao encontro de Jesus. Ele não podia se mover, as pessoas precisavam carregá-lo para que Ele se movesse. Esse era um dos dilemas daquele homem, a sua incapacidade de se mover. Um anjo agitava as águas e o primeiro a descer era curado, mas ele não conseguia chegar a tempo. Creio que ele talvez se arrastasse com muita dificuldade, não dava tempo. Mas Jesus veio ao seu encontro. Muitas vezes chegamos a pensar que Deus não nos vê? Que Ele não se importa? Engano! Deus sempre vem ao nosso encontro para nos socorrer, principalmente quando estivermos sofrendo. Nós é que somos fracos e muitas vezes não percebemos, mas basta olharmos ao nosso derredor e veremos o cuidado dEle.

3 – DEUS É ONIPOTENTE
A conversa de Jesus com o enfermo é reveladora. A pergunta de Jesus (vs.6) parece ser óbvia, e é, afinal é claro que Ele queria ser curado. E a prova de que ele não sabia quem era Jesus aparece na sua resposta, quando ele fala do anjo (vs.7). E então Jesus lhe dá a ordem: “Levanta-te, toma teu leito e anda” (vs.8). Imediatamente o homem fez conforme Jesus lhe dissera (vs.9). Quando Jesus entra em ação não há como deter a benção, não há meios para se conter o Eterno, Ele age como quer e quando quer. Não existe nada que Ele não possa fazer, não existe enfermidade que Ele não possa curar, nada pode detê-Lo. Fortaleçamos nossa fé na soberania dEle.

Muitas vezes estamos colocando nossa esperança em outros (anjos?). Mas somente Jesus tem poder para nos abençoar.

DEUS AGE QUANDO E COMO ELE QUISER (vs.3)
O texto nos diz que havia muitas pessoas ali aguardando o anjo mover as águas. Mas Jesus veio e falou especificamente com um homem. Ele não curou a todos, curou um. Por que Deus não faz tudo do modo como nós desejamos? Porque Ele está no controle, Ele é soberano, por isso Ele é Deus. E Ele faz do Seu jeito, no Seu tempo, e se Ele quiser. Muitas vezes Deus não responde nossas orações porque falta-nos fé. Outras vezes Ele quer provar a nossa perseverança. Outras vezes é porque não chegou a hora ainda. E outras vezes não é da Sua vontade fazer do jeito que estamos pedindo ou querendo. Então não podemos padronizar as pessoas e nem as situações. Cada um, cada um. Mas de algumas coisas temos certeza:
- Ele é amor, santo e justo;
- Ele está no controle de tudo;
- Ele nos ama;
- Ele está presente conosco;
- Ele nos deu o maior presente de todos: a salvação!

Infelizmente muitos há que desejam as bênçãos de Deus, mas não dão atenção à Sua Palavra, à Sua vontade revelada nas Escrituras. Desejam as bênçãos de Deus, e não o Deus das bênçãos.

4 – DEUS NÃO DÁ PRIORIDADE À RELIGIÃO
Os religiosos odiavam Jesus porque Ele fazia tudo isso nos sábados, Ele não estava nem aí com as restrições judaicas ao sábado, quando isso se interpunha aos Seus planos. Jesus é o Senhor do sábado, domingo, segunda, terça, etc. Mas os judeus, em suas tradições não aceitavam isso, mesmo vendo milagres tão grandiosos que atestavam a divindade e soberania de Deus. Em nosso contexto não podemos permitir que as nossas tradições sejam colocadas em nível de igualdade com a Bíblia Sagrada. A Bíblia está acima dos nossos costumes, acima de nossos pensamentos, acima de nossas diferenças. O amor de Jesus o levou a se aproximar de quem não tinha esperança e nem saída, ainda que isso causasse estranheza para os fariseus.
 

5 – O PECADO PODE NOS AFASTAR DAS BÊNÇÃOS DE DEUS (vs.14)
O alerta de Jesus ao homem que fora curado nos revela que existem certas enfermidades que são provenientes de pecados, e que estes pecados podem trazê-las novamente até na vida de quem já foi curado. Isso fica claro na leitura do texto. Mas existem algumas considerações a serem feitas. A orientação de Jesus é que aquele homem seguisse um caminho de santidade.

- Jesus disse isso para este homem especificamente. Então nem todas as enfermidades são oriundas de uma vida de pecado, ou simbolizem o castigo divino.
- Mas se Jesus disse isso para ele, o pecado PODE SER SIM, a razão de muitas doenças. Uma coisa boa é estarmos com a nossa consciência em paz.
- Se Deus fosse nos punir com enfermidades por tudo de errado que fazemos, estaríamos perdidos. Deus é graça, amor, santidade e JUSTIÇA.
- A graça de Deus nos purifica de todo pecado. Não precisamos ficar neuróticos, com medo disso. Precisamos confiar na graça de Deus e seguir um caminho de santidade, que não é a total perfeição, mas a busca dela. A graça de Deus nos basta.

CONCLUSÃO
Como é maravilhoso vermos o Senhor nosso Deus trabalhando soberanamente e realizando milagres e maravilhas. Devemos declarar nossa total confiança nEle, não podemos nos abater diante de nossas dificuldades, tribulações e tristezas. Nós servimos ao Deus soberano, o que era, que é e que há de vir. Jesus Cristo é mesmo ontem, hoje e eternamente; Ele está conosco todos os dias, e não há nada, absolutamente nada, que Ele não possa realizar, se Ele quiser.
Ele está perguntando hoje para você: “Queres ser salvo? Queres ser curado? Queres ser liberto?”
Ele também está nos dizendo: “Não peques mais, para que não te suceda coisa pior”.
 

Qual é a nossa resposta?

Jesus Cristo é mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele é soberano, onipotente, está presente conosco, e nos ama. Confiemos nEle, busquemos nEle a renovação diária da nossa esperança, da fé e do amor.

Sejamos firmes na nossa conduta diante dEle. “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Ele é amor, mas é justiça também.

Se você estiver doente, seja no corpo, na alma, nas emoções, ou espiritualmente. Busque o Senhor nessa noite, de todo o seu coração, e acredite nEle.


Material de apoio:
A Bíblia Anotada (Mundo Cristão)
Bíblia de Estudo de Genebra (SBB/IPB)

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus