QUE PENSAIS VÓS DO CRISTO? (Mt 22:42a)

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral 05.12.10

Mais uma vez Jesus estava cercado pelos fariseus, que O ouviam e observavam com desdém e incredulidade. Tudo o que Jesus falava e dizia gerava críticas e interrogações por parte deles. Eles não criam que Jesus era o Messias prometido. Para eles Jesus era um farsante... Jesus então lhes fez essa pergunta: “Que pensais vós do Cristo? De quem é Filho?” O tão esperado Filho de Davi era também Senhor de Davi (Sl 110:1). O Messias era, ao mesmo tempo, descendente de Davi e seu divino Senhor. A pergunta de Jesus faz-nos pensar sobre QUEM ELE É: filho do homem, e Filho do Deus eterno, totalmente humano e totalmente divino.

Devemos trazer essa reflexão para mais perto de nós. Pensemos na pergunta de Jesus assim: O que NÓS pensamos do Cristo? Quem Jesus Cristo é para NÓS, pessoalmente falando? Respondamos a essa pergunta sem o uso de “clichês” (respostas prontas que muitos usam, sem um significado pessoal).


O mundo tem uma série de expressões para tentar explicar quem Jesus é: intelectual, profeta, poeta, iluminado, ser de luz, um “cara” legal, e por aí vai. Existem expressões que até O ofendem, verdadeiras blasfêmias contra o santo nome do Senhor. Todas essas palavras, no entanto, não valem nada, ainda que afetuosas, pois não dão a Jesus o lugar que Ele tem, não dizem quem de fato Ele é: DEUS! Isso mesmo! Não tenha receios de afirmar: JESUS É DEUS!


Muitos crentes também fazem confusão ao falar, ou expressar na prática quem Jesus é para Eles. Para muitos, Jesus é um curandeiro, um tipo de entidade que eles pensam que podem dominar e até dar ordens, através de rituais e “orações fortes”. Outros até afirmam sua fé, da boca para fora, pois negam-Lhe o poder em suas vidas, ignorando-O e vivendo um tipo de “mundanismo cristão”. Uns e outros banalizam a pessoa do Senhor, fazendo dEle um ser diferente do que a Bíblia nos revela: o Deus soberano encarnado.


Hoje é o primeiro domingo do mês de dezembro, mês em que se comemora o nascimento do Senhor Jesus. Cabe a cada um de nós, fazermos uma reflexão pessoal, em oração, sobre quem Jesus Cristo é para nós, de verdade, na prática, em nosso viver diário. Que Ele seja para todos nós o Senhor “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6.


Deus te abençoe e te dê a paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus