UM PROJETO DE VIDA EXCELENTE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Culto de Ação de Graças 04.02.11

TEXTO BÁSICO
2 Timóteo 4:7-8
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”

Num momento como esse, que estamos vivendo hoje, onde um ancião completa seus 90 anos de idade, nós ficamos pensando em um projeto de vida excelente, o melhor de todos.

O apóstolo Paulo falou disso quando escreveu a Timóteo esses versículos inspirados por Deus. Aqui é o próprio Deus nos falando acerca desse projeto de vida excelente que todos nós devemos abraçar.

1 - COMBATER O BOM COMBATE

Significa lutar a luta da vida cristã, esforçando-se por praticar os valores da Palavra de Deus e difundir a Sua excelência. A vida cristão não é um mar de rosas, é uma luta mesmo, mas lutamos com quais armas? Lutamos por quais ideais? O bom combate representa um tipo de vida onde as armas não são armas humanas de destruição, também não são atitudes egoístas, materialistas e cheias de ódio e rancor. O bom combate é uma vida onde as armas são as armas da justiça, da lealdade, da retidão, da honestidade e da paz. Esses valores são oriundos da Palavra de Deus, portanto, o bom combate é uma vida justa perante Deus.

2 - COMPLETAR A CARREIRA

Paulo fala aqui da carreira cristã, ou seja, da caminhada onde Cristo é o Senhor da vida. Completar a carreira é chegar ata o final sem se afastar desses princípios. É ter um alvo, um ideal a cumprir, um ponto a chegar, e isso é vivido no dia a dia. Um dia após o outro, mês a mês, ano após ano... E como a vida passa depressa! Muitos vivem nesse mundo sem um objetivo definido, sem saber para onde estão indo, sem um ponto de chegada. Uma vida excelente tem como alvo JESUS CRISTO. Ele é o ponto de partida e o ponto de chegada de quem vive a carreira cristã. Quando Paulo fala da complementação da carreira ele se demonstra a certeza de ter cumprido a sua missão.

3 - GUARDAR A FÉ

Se existe um tesouro que deve ser guardado nessa jornada é a FÉ. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6), porque a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11:1). Quantos percalços vem sobre os que tem fé, no intuito de lhes roubarem o que eles tem de mais precioso na vida. Guardar a fé excede a tudo que o homem possa obter nessa vida. Perca qualquer coisa de valor material, mas não perca a fé nunca, porque ela nos leva a Deus, nos renova a esperança, nos protege como um escudo, e brilha e aquece os nossos corações. Nos momentos de fraqueza a fé gera força, nos momentos de medo ela gera coragem, nos momentos de dor ela conforta e cura a nossa alma. A fé é um dom de Deus, um presente dos Céus (Ef 2:8). Abrace a fé, viva pela fé, guarde a sua fé.

CONCLUSÃO 

Qual é o melhor projeto de vida? O melhor projeto de vida é este que acabamos de ver. Um dia tudo passará, e então o que vai permanecer é somente o que foi edificado sobre a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo, inspirado por Deus, fala-nos ainda acerca da certeza da vida eterna, da coroa da justiça que o Senhor dará a todos que amam a Sua vinda. Não existe maior expectativa de vida. Hoje comemoramos os 90 anos de vida que Deus tem dado ao Sr. João Garrucho, um homem que como o apóstolo Paulo, pode dizer que até aqui combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. Seja esse o nosso ideal também, que possamos todos, quando chegarmos lá na frente, podermos dizer também. Você quer isso para você? Então ore comigo nessa hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus