NOSSO DEUS É INIGUALÁVEL

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.Caetano / SP

Culto Vespertino 27.03.11

TEXTO BÁSICO - NAUM 1:1-15 

“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” Naum 1:3.

INTRODUÇÃO
É maravilhoso pertencer ao Senhor, não existe nenhum outro “deus” que se compare a Ele, somente Ele é Deus. Ele é inigualável. Absurdo é vermos tantos trocando a companhia deste Deus maravilhoso, por coisas e bens materiais, por pessoas de carne e osso, e por pecados. Por tudo que Ele é, e por tudo que Ele faz, é necessário que você dê a Ele o primeiro lugar na sua vida. Nessa noite vamos aprender com o profeta Naum, que o nosso Deus é um Deus terrível! Sim, isso mesmo! ELE É TERRÍVEL, digno de honra e temor dos homens, porque Ele tem todo poder, Ele é soberano, Ele é Juiz! Temam-no toda a Terra, porque NADA absolutamente pode escapar de Seus olhos. E Ele vem para julgar a Terra, julgará o mundo com justiça e os povos com equidade. Mas Ele também é MISERICORDIOSO, maravilhoso, bondoso e conhece cada um de nós, detalhadamente, minuciosamente. Pai bondoso que Ele é, Ele cuida de nós, nos fortalece, cura nossas feridas, nos alimenta, nos protege e guarda.

EXPLICAÇÃO
Nínive era a capital da Assíria, e quando Naum escreveu a sua profecia, era a maior cidade do mundo. Nínive sempre é lembrada por causa do profeta Jonas que viveu cerca de um século antes de Naum. Jonas pregou a Palavra de Deus ali e houve um arrependimento coletivo. Um século se passou e Nínive tornara-se uma metrópole ímpia, imperialista e desonesta, com um desejo arrogante e inescrupuloso pelo poder e pela dominação, que se manifestava em guerras impiedosas. Os assírios foram o mais poderoso entre os povos semitas e os primeiros conquistadores do mundo. Só para se ter uma idéia de seu poderio, basta saber que os muros ao redor da cidade de Nínive tinham cerca de 30 m de altura, e eram tão espessos que três carruagens poderiam correr lado a lado sobre eles. Esses muros eram fortificados com 1.500 torres de 60 m de altura. Porém Nínive se tornara uma cidade vil. Sua vastidão era eclipsada por sua vileza. Foi nesse contexto que Deus levantou o profeta Naum, cujo nome significa “conforto”. O Livro de Naum tem um título duplo: “o livro da visão de Naum” e “sentença contra Nínive”. Sentença, em geral designa uma mensagem divina de julgamento contra uma nação.

ARGUMENTAÇÃO
É nessa mensagem de julgamento contra uma nação que no passado serviu a Deus e agora tornara-se tão ímpia, que aprendemos um pouco mais acerca do caráter do nosso Deus. Que bom é podermos conhecê-Lo melhor e assim podermos honrá-Lo e glorifica-Lo corretamente. Nosso Deus é inigualável porque somente Ele é...
 
1- DEUS É O SUPREMO E JUSTO JUIZ DO UNIVERSO
- “vingador, vingador, toma vingança”, só Ele é justo e perfeito para castigar (2)
- “jamais inocenta o culpado” (3) = Ele é justo, nenhum pecado ficará impune
- “a Sua cólera se derrama como fogo”, ai dos que caírem nas Suas mãos
- “bêbados” (10)
- idólatas (14)
- “vil” = demoníaco (BG) (11,14) – halloween
- inundação e trevas = castigo sobre os inimigos (8), i.e. juízo.

Existe um ditado popular que diz: “aqui se faz, aqui se paga”. Esse dito popular tem uma certa sabedoria embutida, porém não é 100% verdadeiro. Gl 6:7 nos diz que “tudo que o homem semear, isso também ceifará”. Porém, nem tudo que se faz aqui, AQUI se paga, mas certamente todos irão prestar contas a Deus um dia. Quantos bandidos, assassinos, estupradores, pedófilos, etc., simplesmente morreram sem sofrer 1/1000 do que fizeram outros sofrer. Isso é justiça? De modo nenhum! O que dizer dos grandes ditadores? Hitler, Mussolini, Sadam Hussein, Idiamim Dada? Homens que mataram povos inteiros, milhares padeceram em suas mãos. A morte seria suficiente para puni-los? Somente Deus é capaz de exercer justiça e juízo de um modo perfeito e cabal. Se qualquer um de nós sofrer a dor de ver um ente querido sofrer nas mãos de monstros como esses, de uma coisa temos certeza: Deus os julgará segundo as suas obras, e lhes dará a sentença justa.

Há pessoas que não se conformam de alguém se converter após ter vivido uma vida de intenso pecado. Dizem eles: “fulano fez o que fez, e agora se diz crente”, como se isso fosse a coisa mais falsa que alguém poderia dizer. Mas Deus pode fazer isso, e Ele faz isso com freqüência. Ele tira o homem do monturo do pecado, do poço de perdição e faz dEle nova criatura. Em Jesus os seus pecados são justificados e tal pessoa é transformada em nova criatura.

Deus julgará todas as almas, todos que viveram nesse mundo, ou que ainda viverão nele. Deus é o único suficientemente poderoso e sábio para fazer isso. Ele é o supremo Juiz do universo.

2- DEUS É ONIPOTENTE
Isso significa que Ele pode fazer qualquer coisa, tudo está sob Seu poder. Basta lembrar que Ele criou todas as coisas a partir do nada! Isso mesmo, Ele disse, e tudo se fez!

2.1 - Ele é soberano sobre a natureza
- “grande em poder” = onipotente (3)
- domínio sobre as tempestades (3)
- domínio sobre as nuvem e o ar (3)
- domínio sobre os mares e rios (4), “inundação” vs. 8
- domínio sobre os montes, a Terra e as rochas (5,6).
- inundação e trevas = castigo sobre os inimigos (8).

Ele tem todo o poder e onipotência, inclusive sobre os elementos da natureza. Água, ar, vento, terra, fogo, mares, rios, nuvens, tempestades, terremotos, maremotos, tudo Lhe obedece. Nada foge ao Seu domínio e majestade. Tudo foi feito por Ele, até o sol, a lua e as estrelas Lhe pertencem e estão sob o Seu poder. O nosso Deus é inigualável. Tudo foi feito por meio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez.
 
2.2 - Deus é soberano sobre a humanidade (...)
- domínio sobre a humanidade (5).

Todos os seres humanos, todas as nações da Terra, todo o mundo dependem dEle e estão sob o Seu poder. A respiração, os batimentos cardíacos, os impulsos nervosos e os pensamentos de cada ser humano, tudo está sob o Seu poder eterno. Ninguém morre ou nasce sem que Ele permita. Ele é inigualável.

3 - DEUS É MISERICORDIOSO

- “tardio em irar-se” = paciente (3);
- “bom” (7);
- “fortaleza no dia da angústia (7);
- “conhece os que nEle se refugiam (7).

A misericórdia de Deus é simplesmente um mistério, incompreensível para nós pecadores. Não podemos entender perfeitamente, mas podemos plenamente crer em sua graça e bondade. Mais que isso, podemos experimentar desse atributo divino, na mediação de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos concede gratuitamente a salvação em Seu nome. Sim a misericórdia de Deus é real, não é lenda nem conto de fadas, ela é tão real que tem transformado milhões de vidas através dos séculos. Transformou completamente a minha vida, da água para o vinho! “Tirou-me de um poço de lama e perdição e colocou os meus pés sobre uma rocha” (Salmos 40:2). Isso é plenamente real, porque só Ele pode mudar a vida de uma pessoa dessa maneira, de dentro para fora. É o que Jesus chamou em João 3 de “novo nascimento”.

Se não fosse a Sua terna e doce paciência (3), qual de nós poderia estar aqui? A humanidade já teria sido extinta por sua ira. Mas a Sua justiça está associada à sua bondade (7) e perdão. Por isso que Ele nos fortalece nas horas de angústia (7), jamais se esquece de nós, jamais nos ignora. Ele conhece todos os que nEle buscam refúgio (7).

Como é maravilhoso conhecer ao Senhor e desfrutar de Sua eterna e maravilhosa graça e misericórdia.

CONCLUSÃO
Que maravilhoso é pertencer ao Senhor. Um Deus como esse não tem igual, só Ele é Senhor. E diante de tudo isso devemos:

- Descansar nossa mente e coração na certeza de que Ele é o perfeito Juiz;
- Louvá-Lo por tudo que Ele fez, as obras de Suas mãos lhe exaltam o poder;
- Confiar, honrar e desfrutar da Sua excelsa graça e misericórdia.

Os que verdadeiramente conhecem ao Senhor são diferentes dos que não O conhecem. A vida destes reluz e transmite paz, alegria e confiança, que são frutos da justiça, do louvor e da confiança nEle.

Que a Igreja de Cristo, estabelecida na face da Terra, possa transmitir ao mundo essa mensagem maravilhosa e sobrenatural, através de um contato íntimo e verdadeiro com o Senhor Deus.

Um mundo sedento e árido, que só o amor de Deus pode salvar e transformar.

Soli Deo Gloria!!!

Material de apoio: Bíblia de Estudo de Genebra.

Sermão pregado anteriormente em 24.10.10 na 3ª IPB de Barretos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus