O EXEMPLO DE VIDA DE ORAÇÃO DE ANA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
 

Retiro Espiritual 07.03.11 
Chácara Vitória da Conquista
IPB Central de Barretos / SP

TEXTO BÁSICO

1 SAMUEL 1:1-28

Certamente o exemplo de Ana é um dos mais marcantes na Bíblia quando se fala em oração. Em demonstração de fé, Ana não desistiu de orar mesmo em meio às mais duras provas. Essa mulher passava por diversas tribulações:
- Esterilidade (vs. 2b; 6b) que era considerada uma maldição naquele contexto.
- Rivalidade e humilhação (vs. 6a) porque Penina, a outra esposa de Elcana tinha filhos, Ana não. Mas Elcana demonstrava mais amor por Ana (vs. 5) o que despertava ciúmes.
- Irritação (vs. 7b);
- Amargura de alma (vs. 10);
- Tribulação de espírito (vs. 15);
- Ansiedade e aflição (vs. 16);
- A sua tristeza era tanta que ela chorava e não comia (vs. 7b).

Naqueles dias não havia nenhuma possibilidade de fertilização ou tratamentos contra a esterilidade. Deus era a única saída para Ana. Infelizmente, em diversas situações, parece que nos esquecemos que sem o Senhor nada podemos fazer (João 15:5b) e nos apoiamos em nós mesmos, deixamos de orar, nos tornamos auto-suficientes.

Ana orou mesmo em meio a tudo isso: tribulação, amargura, humilhação, provocação, ansiedade e aflição. O seu testemunho nos chama a atenção, ela é reconhecida como um dos maiores exemplos de vida de oração. O que podemos aprender com essa mulher de Deus?

Quais qualidades espirituais precisamos desenvolver na nossa vida para termos uma vida de oração tão frutífera como Ana teve?

- Fé – devido à sua grandiosa fé. Essa fé poderosa gerou nela tudo que ela necessitava para continuar na presença de Deus. A Bíblia muito nos fala acerca da fé: Hb 11.

- Perseverança – ela insistiu, não desanimou, não parou de orar e adorar a Deus (vs.7). Ver também: Rm 12:12; Gl 5:22; Ef 4:2; Cl 1:11; 3:12.

- Quebrantamento – Ana não orava mecanicamente, mas derramava-se perante Deus (vs.10). Precisamos aprender a orar e derramar nossas almas perante o Senhor. Ver: Jr 2:11; Mt 6:6; Sl 6:6; 39:12; 56:8; 126:5. Por quem derramamos lágrimas?

- Clamor – Ana clamava perante Deus (vs.10). Ver: Jr 33:3; 2 Sm 22:7; Sl 34:15; Tg 5:17,18.

- Fidelidade – apesar de suas dificuldades Ana subia para adorar (vs.3,7). Ver também: João 4:23; Gl 5:22; Pv 14:22; Js 24:15.
Quando ela fez um voto a Deus, ela o cumpriu. Muitos há que pensam ser essa uma prática anti-bíblica e praticada apenas pelos católicos, mas eis aqui uma base bíblica (vs. 11). É necessário entender bem o assunto:
•    não se trata de barganha, Deus responde do jeito que Ele quiser e se Ele quiser;
•    não se deve fazer votos se não houver possibilidade do cumprimento dos mesmos, é melhor não votar do que votar e não cumprir. Deus não se agrada de votos de tolos (Eclesiastes 5:4).
Cumpramos nossos votos, independente de qualquer situação (26-28).

- Consagração, prazer em Deus. Ana gastava seu tempo na presença de Deus, a Bíblia diz que Ana demorou-se na oração (vs.12a). Quantas vezes vamos orar com tanta pressa que passamos só um pouco de tempo na presença do Senhor. Precisamos gastar o nosso tempo com o que é mais importante.

- Humildade – mesmo passando por tantas lutas, quando confundida pelo sacerdote que pensou que ela estava embriagada, Ana não se indispôs, mas permaneceu na humildade (vs. 13-16). Para permanecermos na presença do Senhor em oração, precisamos nos manter em humildade.

CONCLUIMOS QUE:
- Ana foi consolada pelo Senhor após tudo que ela passou. O seu semblante não era mais de tristeza. Ela foi para sua casa e comeu (vs. 18).

- Mesmo em meio às maiores lutas jamais podemos parar de orar.

- Deus é a solução para todos os nossos problemas, creiamos, pois nada é impossível para Ele.

- Devemos buscar o quebrantamento do Senhor, pois Ele jamais desprezará os que assim O buscam - Salmos 51:17.

- Eli e seus filhos são o exemplo da religiosidade vazia, amaldiçoados por Deus todos morreram – 1 Sm 2:12,17,22-25.

- Ana é o exemplo da religiosidade viva, dirigida pelo Espírito Santo e agradável a Deus – fé, perseverança, quebrantamento, clamor, fidelidade, consagração, humildade.

Que o nosso projeto de vida seja semelhante ao exemplo de Ana.

SOLI DEO GLORIA!!!


Estudo ministrado anteriormente em
13.07.10 - Terceira IPB de Barretos / SP. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus