HOJE É DIA DO ÍNDIO - A LUZ CONTINUA BRILHANDO

“O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.” Isaias 9:2.

Há aproximadamente 50 anos a Missão Novas Tribos do Brasil iniciou contato com o povo Pacaas Novos através de seus missionários, alguns dos quais já estão com o Senhor. E através de seus testemunhos, este povo viu a luz do amor de Cristo brilhar em suas vidas.

O Povo Wari, como eles gostam de ser chamados, no passado era um povo que vivia nas práticas canibalescas, isto é, se alimentavam também de carne humana. Como Deus amava muito este povo a ponto de entregar Jesus para pagar o preço pelo pecado deles, Ele enviou alguns missionários que deram a sua vida para que eles conhecessem o amor infinito do Pai.

Após quase meio século de trabalho exaustivo, hoje há 12 Igrejas estabelecidas com lideranças autóctones. Nas igrejas do Sotério, Santo André, Bonsucego, Laje Velho e Ribeirão existem trabalhos com as mulheres durante a semana, onde elas se reúnem para orar e estudar a palavra de Deus. O trabalho com crianças, em algumas Igrejas, é realizado separadamente, dos horários dos cultos. No entanto, em outras aldeias tem um lugar específico para elas se reunirem, pois o número de crianças é grande. Os homens se reúnem dois dias na semana com o propósito de orar e estudar a Palavra de Deus, e isto os têm fortalecido muito e a Igreja tem crescido.

Todas as Igrejas indígenas têm os seus pastores e diáconos. Os pastores ficam encarregados do ensino da palavra de Deus, da visitação aos crentes e da administração. Enquanto os diáconos ajudam a liderança da igreja. Existe hoje cerca de 700 crentes Wari. Em média por ano são realizados cerca de 20 batismos. Durante o ano é realizado duas conferências para líderes das Igrejas, onde os pastores estudam capítulos de um livro da palavra de Deus ou de um assunto que eles previamente escolhem. O período das conferências é realizado no mês de julho e no mês de dezembro, em aldeias diferentes.

As igrejas estão sendo firmadas na Palavra, pois um dia a luz invadiu e hoje continua a iluminar estes corações. Louvado seja Deus pelas vidas que ouviram Seu chamado e vieram até aqui trazer a Palavra que liberta. É muito gratificante e precioso ver a obra que Deus tem realizado em cada vida. Mas o desafio prossegue, pois o nosso alvo é terminar o Novo Testamento e cremos que aquEle que começou boa obra vai continuar capacitando nossos amados irmãos que têm trabalhado arduamente na tradução. Continuemos orando, pois a obra continua.

Maria Tereza Mantovani, missionária da MNTB entre o povo Pacaas Novos - RO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus